quinta-feira, 7 de abril de 2011

Graça em falta


[Jonas orou:] Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Jonas 2.8
Já lhe aconteceu de ficar tão chateado com alguém a ponto de só conseguir pensar nisso? Recentemente, vivi essa experiência. Enquanto fazia mecanicamente meu serviço doméstico diário, remoía sobre um mal que uma pessoa fez-me. Como ela pôde fazer isso?, pensava, furiosa. O que ela tinha na cabeça? Esses pensamentos ficavam girando em minha mente, em voltas intermináveis. Naquela noite, na igreja, só conseguia ouvir o pastor pela metade porque continuava a pensar no quanto estava zangada. De repente, em meio à minha lamúria e preocupação, Deus bondosamente fez-me lembrar de um versículo em Jonas que diz que, se você voltar seu olhar para um ídolo, jamais verá a graça de Deus. Um ídolo nem sempre é uma coisa material, como um carro esportivo ou uma televisão nova. Tudo aquilo em que nos concentramos diariamente, aquilo com que ocupamos nosso tempo e nossos pensamentos pode ser um ídolo. Desperdicei o dia inteiro concentrada em minhas emoções, como se elas fossem um ídolo inútil. Construí um altar e curvei-me diante do trono do "fui magoada e estou infeliz por causa disso e continuarei me sentindo péssima". Porque meu foco era interno, não conseguia olhar para cima e ver a graça que Deus oferecia, graça tanto para mim quanto para a pessoa que havia me magoado. Era hora de entregar-me à graça de Deus e prestar culto diante do seu trono, em vez do meu próprio. Não será tempo de você fazer o mesmo?
Em que você está concentrado hoje?
Oremos pelas pessoas que foram magoadas.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Só palavras?



Coloca, SENHOR, uma guarda à minha boca; vigia a porta de meus lábios (Sl 141.3)

O bem e o mal estão na ponta da língua. Através de nossas palavras podemos confortar ou incomodar alguém. É preciso buscar sabedoria no falar, pois bênção e maldição estão em poder da língua.
Através do que falamos construímos ou destruímos relacionamentos. Quando alguém fala de forma agressiva conosco, se dermos uma resposta branda estaremos semeando paz. Em muitos casos é melhor ficar de boca fechada do que falar o que não deve. Muitas discussões e até agressões seriam evitadas se as pessoas simplesmente não revidassem. É preciso tomar muito cuidado para não ofender as pessoas. É muito difícil conquistar a amizade de alguém ofendido.
Alguns dizem que não conseguem ficar calados porque são sinceros. Mas quando falamos demais, não demonstramos sinceridade e sim impaciência, ignorância e arrogância. Há um provérbio que diz: “Até o estulto, quando se cala, é tido por sábio”. Quem muito fala está prejudicando a si mesmo.
Através do que falamos construímos ou destruímos a vida. Com nossas palavras podemos arranjar um casamento ou uma separação. Um emprego ou uma demissão. Podemos educar nossos filhos ou provocá-los a ira. Com palavras fazemos rir ou chorar. Uma palavra de motivação desperta talentos. Palavras de desânimo podem levar alguém à depressão.
Portanto, se há algo com que devemos nos preocupar, é a nossa língua. A Bíblia faz, em Tiago, uma série de comparações nos incentivando a usá-la com cuidado. Tiago chega a dizer que a língua é como uma fagulha que pode pôr fogo em uma floresta inteira, como um animal bravo impossível de ser domado. E lança um desafio dizendo: se não tropeçarmos no falar, seremos também capazes de controlar o restante do nosso corpo. Alcançamos a maturidade.
O sabor dos alimentos pode ser percebido através da língua. A vida terá maior sabor se aprendermos a utilizá-la.

Eis um grande desafio, controlar a língua.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Pertencendo a Deus



Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. 1 João 3.1
Sentada numa sala de visitas do presídio, ao lado de meu marido, um detento, comecei a reparar nas pessoas à nossa volta. Pela primeira vez, vi-as como irmãos, filhos, maridos, pais e, em última instância, filhos de um Deus de perdão e amor. Eles também eram homens cuja identidade aos olhos da sociedade era um número e um registro criminal. Porém, a não ser pelos guardas armados vigiando nos cantos e pelas paredes nuas de concreto ao nosso redor, o ambiente poderia ter sido o de qualquer restaurante ou evento familiar a que pudéssemos ir. Esse momento, para mim, foi o mais verdadeiro retrato de como Deus, em abundante misericórdia e graça, olha para nós. Podemos cometer crimes vis contra Deus e Seu povo. E, embora tenhamos de enfrentar as consequências legais de tais atos, Deus ainda nos vê pelos olhos do perdão, com ternura e amor. Deixamos de ser ladrões, assassinos ou mentirosos; somos os filhos e filhas de Deus. Muito simplesmente, nós pertencemos a Deus; e Ele nunca desiste de nós.
Deus me ama por quem sou, independentemente do que fiz ou farei.
Oremos pelos guardas das prisões.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Entregue a paz


Disse [...] Jesus outra vez [aos discípulos]: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. João 20.21
Como músico profissional, passo por muitos aeroportos, restaurantes e hotéis movimentados por todo o mundo e vejo muitos olhares e rostos tristes, exibindo um espírito abatido. É como se muita gente meramente existisse. Todos nós temos de lidar com tristezas e desafios. As palavras de Jesus a Seus discípulos, "Paz seja convosco!" (João 20.21), me trazem consolo independentemente do que eu esteja enfrentando. Para mim, lembrar que Cristo nos oferece paz tira um peso de cima de meu espírito para que eu possa viver mais plenamente. Algumas das pessoas que encontro em minhas viagens transmitem paz por meio de seu semblante, gestos e na maneira como tratam os outros. Sinto-me atraído a essas pessoas. Em consequência disso, onde quer que eu esteja no mundo, tento ao longo destes anos levar a paz de Cristo. Levar paz a outra pessoa envolve mais do que simples palavras. Podemos comunicar a paz de Cristo com um sorriso, com a bondade em nosso olhar ou com o toque de uma mão quando alguém está atravessando um período difícil - e ao fazê-lo atraímos outras pessoas para mais perto de Cristo. Quando abrimos nosso coração, dia após dia, a paz de Cristo pode nos preencher para que possamos partilhá-la livremente com as pessoas que encontramos.
O corpo reflete aquilo de que está cheio o coração.
Oremos pelas pessoas cujos empregos exigem viagens constantes.