sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

"O dia das coisas pequenas"


Quem despreza o dia das coisas pequenas? Zacarias 4.10
"Mãe! Estou entediado!" Essa exclamação veio de meu filho de 12 anos, quando ainda só haviam se passado duas semanas das férias de verão. Ele, certamente, seria uma resposta à pergunta feita pelo profeta Zacarias: "Quem despreza o dia das coisas pequenas?". Francamente, qualquer um de nós pode ficar entediado com as coisas comuns. Para mim, os dias "das coisas pequenas" são aqueles em que nada de incomum acontece. Podemos ansiar por excitação, mas melhor seria que aprendêssemos a apreciar os dias em que nada de incomum acontece - dias de coisas pequenas. Ao longo de minha vida, vi alguns dias difíceis em que pessoas que eu amava se machucaram ou morreram. Se pudesse escolher entre viver esses dias e os comuns, escolheria sempre os comuns. Podemos decidir apreciar manhãs em que não temos nada de incomum para viver, nada fora do rotineiro. Vamos trabalhar, voltamos para casa, jantamos, talvez participemos de atividades da igreja ou ajudemos os filhos com os trabalhos escolares. Então, preparamo-nos para ir para a cama para uma boa noite de sono, no lar que Deus providenciou para nós. Nessas noites, podemos nos lembrar de agradecermos ao nosso Deus extraordinário que caminhou conosco durante mais um dia comum.
Graças, ó Deus, pelos dias comuns, cada um deles.
Oremos pelas oportunidades diárias de servir.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Adaptação



Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm 12.2).

Recentemente mudei com a minha família para uma nova cidade. Nos primeiros meses sentimos muita saudade dos amigos que ficaram, dos lugares que frequentávamos, da casa onde morávamos etc. Fomos muito bem recebidos, todos diziam a mesma frase com sinceridade: Sejam bem vindos! E perguntavam: Como vocês estão? Nossa resposta era sempre repetida também: Estamos nos adaptando!
Adaptação é um exercício interessante. Quando alguém muda precisa se adaptar à sua nova casa, médico, supermercado, padaria, açougue, amigos, igreja. A vida inteira passa por uma verdadeira mudança. Pode ser ruim por um lado, mas este exercício é algo que nos tira da acomodação e nos leva à transformação e ao movimento que é sempre sadio.
Acredito que muitos estão se adaptando às facilidades da estabilidade: ao seu portão eletrônico, à sua poltrona preferida, ao disque pizza, à sua casa confortável. Estão fazendo da comodidade comodismo. Ao mesmo tempo estão se adaptando às baladas, às conversas maliciosas, aos convites das tentações.
Nosso texto bíblico desta mensagem é muito claro. Ele diz que não devemos nos amoldar ao padrão deste mundo. Não podemos nos conformar com a maneira que a sociedade vive. Nosso modelo não pode ser as pessoas corrompidas que têm suas paixões e pecados como prioridade. É preciso buscar a constante renovação da nossa mente. Nossa forma de pensar não pode se adaptar aos maus costumes.
Vivemos a necessidade de um exercício constante de mudança que exige sacrifício de nossa parte. O mundo nos abraça tentando fazer com que tomemos a sua forma. Precisamos resistir buscando a Deus e seu caminho. Mesmo vivendo em um lugar difícil como este século podemos e devemos buscar a agradável e perfeita vontade de Deus.

Leve a sério a necessidade de transformação

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Convidado ou não


Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao Senhor; porque na sua paz vós tereis paz. Jeremias 29.7
Há vários anos, meu marido e eu nos mudamos de uma cidade agitada para uma cidade universitária calma, para nos tornarmos hospedeiros. Passamos da aposentadoria total a dias atarefados, recebendo hóspedes, cozinhando e limpando. Mas nós gostávamos muito de conhecer pessoas e sentíamos que Deus tinha nos levado a isso como um ministério. Mesmo assim, às vezes, perguntava-me sobre o nosso propósito aqui. Então, encontrei as palavras de Jeremias que lemos hoje. Preparamos um passeio no jardim e plantamos um canteiro de flores para que hóspedes e residentes pudessem apreciá-lo. Também começamos a orar por nossos vizinhos. Suas preocupações são um microcosmo das que estão por todo lado - relacionamentos desfeitos, problemas de saúde, desemprego, falecimentos. As celebrações também são conhecidas - casamentos, recuperação da saúde, emprego recompensador, nascimentos. Depois de três anos, sentíamo-nos em casa nesse pequeno lugar para onde Deus nos havia levado. Então, meu marido foi atingido por uma doença terminal e, no espaço de dois meses, tinha partido. Às vezes, clamo a Deus: "Por que o Senhor nos trouxe para cá e depois me deixou sozinha, sem Roy?". Mas Isaías 54.5 responde: "Porque o teu Criador é o teu marido; [...] ele é chamado o Deus de toda a terra". E o Salmo 46.1 promete: "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na tribulação". Em memória de meu marido, Roy, coloquei no jardim uma placa que diz: "Convidado ou não, Deus está presente". Encontro-me com Deus em nosso jardim e continuo a orar por meus vizinhos.
Independentemente de onde estejamos, Deus nos convida a orar por quem está perto de nós.
Oremos pelas pessoas que enviuvaram recentemente.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Obediência pela metade



[João Batista disse]: Quem tiver duas túnicas, reparta com o que não tem; e quem tiver comida, faça o mesmo. Lucas 3.11
Numa noite de inverno, Joe, um dos amigos de meu filho, David, veio à nossa casa para levá-lo a um concerto. Cumprimentei-o e perguntei: "Como você está?". Soprando as mãos, ele disse: "Está um frio terrível esta noite; minhas mãos estão geladas!". "Espere só um minuto", disse. Fui ao quarto buscar um par de luvas e entreguei-lhe. Com um sorriso, disse-lhe: "As Escrituras dizem que ?se você tem um par extra de luvas, empreste-as a quem não tem nenhuma?. Fique com elas até o calor retornar". Depois que eles saíram, fiquei perturbado com o que eu havia dito. João Batista não disse "empreste" - ele disse: "dê". Olhei para a passagem em Lucas e percebi que tinha obedecido ao ensinamento apenas pela metade. Em tempos de desemprego elevado, em que famílias estão sofrendo a execução das hipotecas de suas casas, Deus nos chama a uma generosidade radical. Fico feliz porque muitas igrejas, incluindo a minha, têm programas de alimentação para os pobres; algumas fornecem roupa grátis ou por preços muito baixos; e algumas se empenham em prover abrigo aos sem-teto. Na outra vez que vi Joe, disse-lhe: "Fique com as luvas. Citei erroneamente a Bíblia; ela diz para dar, não só emprestar". Fiz isso porque acredito que viver pela palavra de Deus é o caminho para a vida.
Deus quer que nós demos generosamente, de mãos abertas.
Oremos pelos programas de arrecadação de roupas da igreja.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O bastante?


Melhor é o pouco, havendo temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação. Provérbios 15.16
Recentemente, li no jornal sobre como meu país foi afetado pela crise econômica global. O artigo mencionava o rendimento per capita no país. Quando comparei meu salário àquele valor, descobri que ganho menos do que a média. Meu coração encheu-se de tristeza. Acho que minha esposa e eu somos pobres, pensei. Embora estejamos no mesmo barco que 100 milhões de outras pessoas em meu país, outros 100 milhões de pessoas têm uma vida mais rica e tranquila. Mas será mesmo verdade que os 100 milhões de pessoas cuja renda é superior à minha têm uma vida tranquila? A passagem em 1 Timóteo 6.6-12 nos fala do contentamento, o que significa que usufruo toda a graça de Deus, que foi-me dada sem comparar-me a outras pessoas. Também me lembro de que, segundo Provérbios 15.16, "melhor é o pouco, havendo temor do Senhor, do que grande tesouro onde há inquietação". Por enquanto, minha esposa, meu filho de dois anos e eu temos uma refeição diária. Nunca tivemos de pedir pão. Temos o que precisamos. E sabemos que Deus nunca nos abandonará. Peço ao Todo-Poderoso que me perdoe por me preocupar com o futuro de meu lar. Quero lembrar que a mão de Deus está sobre minha vida.
Deus nunca nos abandona.
Oremos pelas pessoas que são pobres.