quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Testemunhas



Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! 2 Coríntios 1.3
Os doentes terminais, com frequência, sabem quando a morte está próxima. No entanto, eu não sabia dizer se Delores estava sendo apenas excessivamente positiva. "Não estou pronta para morrer", disse ela. "Eu vou para casa." Eu era a capelã de plantão e uma enfermeira havia me chamado porque achava que Delores estava a ponto de morrer. Mas Delores foi para casa, retornando mais tarde para mais quimioterapia e radiação. Quando entrei para falar com ela, certa manhã, mal podia reconhecê-la, pelos efeitos do tratamento. De repente, ela exclamou: "Ele estava aqui, bem aqui no meu quarto". "Quem?", perguntei. "Jesus! Eu estava deitada aqui na cama, olhei para aquela parede ali e?", parou. Seus olhos se encheram de lágrimas enquanto apontava para a parede oposta à sua cama. "Jesus passou por aquela parede. O quarto se encheu de luz e era tão sereno! Obrigada, Jesus!" Achei sua alegria tão palpável que comecei a chorar. Não dá para trabalhar em um hospital, entre os gravemente enfermos e moribundos, sem nos debatermos com Deus. Na presença de Delores, senti com todo o meu ser que aquilo que nós, cristãos e cristãs, dizemos, pelo que esperamos e oramos, é verdadeiro. Aquele que um dia andou entre nós, Aquele que morreu na cruz ressuscitou. Ele é fiel e não nos deixará desconsolados/as. Às vezes, precisamos que a fé de outra pessoa nos lembre disso.
O que dizemos e esperamos é verdade: Cristo ressuscitou.
Oremos pelos funcionários e funcionárias dos hospitais.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Interrupções



Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. 1 Samuel 3.9
Sou professora no ensino médio e frequentemente sou interrompida pelos avisos do sistema de intercomunicação da escola. Em geral, a interrupção é para solicitar o comparecimento de um aluno à diretoria ou para informar alguma alteração no horário de treino de uma equipe esportiva. Para mim, essas comunicações representavam a desagradável interrupção de um precioso tempo de ensino. No entanto, quando li na Bíblia a história sobre o sacerdote Eli e Samuel, de repente passei a ver essas interrupções diárias de uma nova forma. Samuel interrompeu o sono de Eli por três vezes porque achava que ele o estava chamando. Eli achou que as interrupções de Samuel fossem apenas uma criança perturbando seu sono - até que se deu conta de que Samuel estava sendo chamado por Deus. Ao ler sobre a interpretação equivocada de Eli, fiquei imaginando se eu própria não estaria interpretando mal as interrupções pelo sistema de comunicação. Talvez elas fossem um chamado de Deus para que eu orasse pelo aluno ou pela equipe esportiva em questão. Quando comecei a tratá-las como chamados à oração, deixaram de ser um aborrecimento. Não vou dizer que anseio pelas interrupções, mas, em vez de me aborrecer com elas, agora canalizo essa energia para a oração.
Como posso transformar os aborrecimentos da vida em chamados à oração?
Oremos pelos professores e professoras.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

O mundo está esperando


Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6
Catherine Booth era esposa do general William Booth, fundador do Exército da Salvação. Conta-se que, enquanto criava sua grande família, Catherine dizia frequentemente a seus filhos: "Lembrem-se: vocês não estão aqui neste mundo para si mesmos. Vocês foram enviados - para Deus e para os outros seres humanos. O mundo está esperando por vocês". Consequentemente, eles cresceram com uma ideia muito clara de seu chamado e participaram ativamente do ministério cristão. Deus tem um propósito específico para cada um de nós enquanto seguimos as pegadas de Jesus, que declarou que veio não para ser servido, mas para servir. Cristo Jesus é nosso exemplo perfeito; em obediência a Deus, Ele Se entregou pelos outros, tanto em Sua vida como em Sua morte. O apóstolo Paulo orava para que os cristãos e cristãs de Filipos continuassem a crescer no amor, no conhecimento e no discernimento, enquanto transmitiam a boa-nova de Cristo. Paulo estava confiante de que a obediência ao chamado do Senhor traria uma colheita abundante. Deus nos confiou a tarefa de transmitir o Evangelho a um mundo que espera em nosso tempo. Que privilégio e que responsabilidade!
Como você está respondendo ao chamado de Deus em sua vida?
Oremos pelas pessoas que estão em busca de um propósito.