sábado, 23 de janeiro de 2010

Uma dádiva simples




Vendo Jesus sua mãe e junto a ela o discípulo amado, disse: Mulher, eis aí o teu filho. João 19.26
Havia muito tempo que Beba estava doente. Seus últimos dias foram repletos de dor e tristeza contínuas - tristeza porque seu marido, Roberto, havia morrido alguns meses antes. Beba estava em estágio avançado de demência. Embora sua memória e seu raciocínio estivessem comprometidos, ela tinha consciência da morte de seu marido. Então, começou a se preparar para sua própria libertação desta vida terrena. Um dia, Silvia, sua filha, comentou com a enfermeira de Beba: "Eu vejo tanta tristeza nos olhos de mamãe!". Naquele momento, Beba fechou delicadamente seus olhos. Silvia ficou surpresa. Estava claro para mim que Beba fechara seus olhos para poupar Silvia da dor e da tristeza que via refletidas neles. Sempre que Silvia se aproximava da cama de sua mãe, Beba fechava seus olhos. Que maravilhosa dádiva de amor Beba deu por meio daquele ato simples! Ocorreu-me que ninguém é velho, pobre ou doente demais para oferecer atos de amor e bondade. Veja Jesus Cristo pregado à cruz e a ponto de morrer, pensando em sua mãe, Maria, e em seu amigo João. Mesmo nos últimos momentos, Ele encontrou meios de ajudar alguém.
Cada dia é uma oportunidade para viver a aventura de dar.
Oremos pelas pessoas em estado terminal e por quem cuida delas.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

A escolha é sua


Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal. Deuteronômio 30.15
Uma mulher, elegantemente vestida, me puxou num canto no chá de caridade, determinada a me convencer de que era sofisti- cada e importante demais para frequentar nossa igreja. "O problema é a Bíblia", torceu o nariz. "Todos aqueles mandamentos... Eu detesto que me digam o que fazer." A Bíblia oferece muitas instruções para o povo de Deus seguir. De modo geral, acho-as úteis, especialmente quando pareço sair da trilha. Quando começo a me preocupar com o amanhã ou a cobiçar a nova banheira de minha amiga, um lembrete útil da Escritura, em geral, me realinha. Entendo que algumas pessoas não gostem de ser corrigidas. Poucas pessoas gostam de ser mandadas. É por isso que gosto especialmente de Deuteronômio 30.15. Assim como Moisés com os hebreus, Deus nos convida a escolher. Deus quer que façamos as escolhas certas e, em geral, a melhor opção é clara. Porém, a escolha ainda cabe a nós. A mulher na festa não compreendia que Deus nos dá liberdade para escolher. A Bíblia tem muito a nos ensinar, mas cabe a nós optar se vamos aprender com ela. A escolha é nossa.
A escolha do caminho de Deus é um processo contínuo.
Oremos para que escolhamos a vida.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Libere


Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai. João 20.17
Quando minha filha tirou sua carteira de motorista*, tive dificuldade em aceitar essa transição. De repente, me vi diante da aterradora constatação de que, com mais independência, ela poderia ir a lugares e fazer coisas sem a minha supervisão. Mas eu precisava liberá-la. Era hora. Pouco depois, reli no evangelho de João a interessante conversa entre Maria Madalena e Jesus, que diz a ela: "Não me detenhas". Isso é profundamente significativo. Com frequência, tentamos nos agarrar a Deus de várias maneiras - por meio de nossas teologias ou de nossas posições sobre determinados assuntos. Continuamos a imaginar que estamos no controle, que podemos manter Deus próximo mantendo nossa posição. Mas isso limita Deus. A fé ilimitada abre mão do desejo de controlar Deus. Em vez de tentarmos nos agarrar a Ele, defini-lO, guardá-lO numa caixa, devemos liberá-lO e permitir que Ele Se agarre a nós. Esse é um enorme passo de fé. Mas Jesus nos lembra de que a vida que buscamos é encontrada na entrega plena ao Pai.
A verdadeira fé deixa que Deus seja Deus.

Oremos pelos/as jovens motoristas.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Oração e ação


Porém nós oramos ao nosso Deus e, como proteção, pusemos guarda contra eles, de dia e de noite. Neemias 4.9
Neemias e seu povo estavam assumindo um grande desafio: reconstruir os muros de Jerusalém, que, havia muito, estavam negligenciados e em mau estado. O povo de Deus começou a trabalhar diligentemente, como diz a Bíblia, "de todo o seu coração". A obra irritou seus inimigos, a ponto de eles maquinarem lutar contra os judeus. O povo de Deus poderia ter respondido com temor ou desespero. No entanto, fez duas coisas: orou e montou guarda. Não orou apenas; e não agiu somente, mas associou as duas coisas, e isso chamou minha atenção enquanto eu lia. Por vezes, senti-me desanimada por achar que Deus não havia respondido a minhas orações. Talvez, porém, não tenha feito a minha parte. É ótimo orar para perder peso, para arranjar um emprego ou para nos aproximarmos mais de Deus. No entanto, se não fizermos exercícios, se não enviarmos currículos, se não passarmos tempo com Deus, é razoável esperar os resultados que queremos? Que desejo ou situação o/a preocupa hoje? Além de orar, que atitudes Deus gostaria que você tomasse a respeito? Como Neemias 4 nos diz, o povo de Deus descobriu que a oração somada à ação traz resultados.
Quando acoplamos pernas às nossas orações, chegamos a algum lugar.

Oremos pelas pessoas que esperam que Deus faça todas as coisas.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Ajuda e presença



[Diz o Filho:] Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele, e ele, comigo. Apocalipse 3.20
Eu havia quebrado o tornozelo e usava muletas pela primeira vez na vida. Isso me trouxe alguns desafios, pois vivo sozinha, não tenho familiares por perto e preciso subir escadas em minha casa. Os amigos da igreja vieram me ajudar, levando-me a consultas médicas e trazendo-me compras ou refeições. Eu estava grata pela ajuda, mas percebi que as pessoas pareciam ter mais facilidade em fazer algo por mim do que passar algum tempo comigo. Às vezes, o que eu mais precisava era que alguém ficasse algum tempo, para comer comigo ou ouvir meus pensamentos e preocupações. Naturalmente, me dei conta de que, com minha agenda normalmente cheia, eu talvez tenha ajudado rapidamente algumas pessoas, mas não passado algum tempo com elas. Foi então que me ocorreu: Será que não faço o mesmo com Deus? Para mim, praticar mais um ato de bondade ou fazer mais uma tarefa na igreja é mais fácil do que parar e passar algum tempo com Deus, em cujo nome eu faço essas coisas. Esse episódio me ajudou a ouvir mais claramente o Senhor batendo à porta do meu coração.
Estarei fazendo tantas coisas para Deus que não tenho tempo para estar com Ele?
Oremos
pelas pessoas envolvidas no ministério cristão.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Uma estrada reta



Endireitai no ermo vereda a nosso Deus. Todo vale será aterrado, e nivelados, todos os montes. Isaías 40.3-4
Ao norte de Los Angeles (EUA), uma estrada cruza o montanhoso Tejon Pass. Há muitos anos, a estrada era extremamente tortuosa, mas com o tempo foram feitas melhorias. Lembro-me de ver, quando menino, enormes escavadeiras retirarem terra e pedras dinamitadas do alto de grandes montanhas e levá-las para encher cânions profundos. Aquela era uma técnica usada desde tempos antigos para construir estradas planas em terrenos irregulares, só que em escala maior. Hoje, a estrada de Tejon Pass é uma grande rodovia, com poucas curvas. Ao pensar nessa estrada, vem-me à mente o famoso discurso do rev. Martin Luther King Jr. sobre a igualdade racial. Ecoando o profeta Isaías, o rev. King disse: "Eu tenho um sonho de que, um dia, todo vale será exaltado, e todas as colinas e montanhas virão abaixo, os lugares ásperos serão aplainados e os lugares tortuosos serão endireitados". Lembrando-me dessas palavras, pergunto a mim mesmo: "Que montanhas em minha vida precisam vir abaixo e que vales precisam ser cheios? Eu me coloco acima dos outros seres humanos? Eu me beneficio à custa de alguém? Estarei preocupado apenas em acumular riqueza e poder, ou me preocupo com quem tem menos que eu? Os profetas de Deus nos chamam a trabalhar pela justiça. Como você responde?
Os chamados à justiça feitos pelos profetas e profetisas aplicam-se a nós hoje. Oremos pelas vítimas da injustiça.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Seguindo Jesus


Mas vós, continuou [Jesus], quem dizeis que eu sou? Mateus 16.15
Mateus 15.13-20 conta uma importante conversa que Jesus teve com Seus discípulos. Ele lhes pergunta sobre quem as pessoas dizem que Ele é. Então, Jesus faz a mesma pergunta aos discípulos: "Mas vós, quem dizeis que Eu sou?". Com isso, enfatizava que os discípulos precisavam pensar por si mesmos. Com a resposta de Pedro, Ele foi mais longe: todos que seguem Jesus podem ter seus pensamentos renovados pela revelação divina. Nós, frequentemente, buscamos a orientação das pessoas em vez de nos voltarmos para Deus. Quando adolescente, participei de encontros cristãos onde conheci muitos jovens adultos. Eu olhava para eles como as crianças olham para seus irmãos mais velhos. Eles se tornaram exemplos para mim. Um dia, no entanto, Deus me mostrou que eu não poderia continuar a agir simplesmente como as outras pessoas agem. Se o fizesse, minha primeira provação mostraria que meus alicerces não eram seguros. Em nossa vida espiritual, chegamos a um ponto em que precisamos olhar para o que Cristo significa para nós, pessoalmente. Se os discípulos tivessem dependido do que as outras pessoas diziam, mesmo as religiosas, eles talvez não tivessem identificado quem Jesus era. Como Pedro, todos nós podemos voltar nossos olhos para Deus e ver a revelação que Ele tem para cada um de nós, individualmente. Viver de acordo com essa revelação é o que a Bíblia chama de "caminhar pelo Espírito" (Veja Romanos 8.13 e Gálatas 5.16, 25.).
Cristo pergunta a nós, individualmente: "Quem você diz que Eu sou?".
Oremos pelo/as adolescentes que estão começando a seguir a Cristo.