sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Bem-vindos



Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. 1 Coríntios 2.9

E
m uma recente viagem ao estrangeiro, minha esposa e eu chegamos ao nosso destino às 5h30, depois de um voo de 20 horas. Esperávamos que houvesse um atraso em nosso traslado para o hotel e ficamos encantados ao sermos recebidos no aeroporto por um condutor enviado para nos buscar. Nossa alegria aumentou quando, ao chegarmos ao hotel, às 7 horas, fomos bem recebidos e informados de que nosso quarto estava pronto. Ficamos gratos por termos tudo pronto para nós. Isso me fez pensar que é ainda mais maravilhoso saber que, quando fizermos a grande viagem desta vida para a próxima, pelas portas da morte, seremos aguardados não por um condutor, mas por um amigo maravilhoso, esperando para nos saudar e dizer: "Seu quarto está pronto?. Nosso amigo e salvador prometeu: "Na casa de meu Pai há muitas moradas [...]. Vou preparar-vos lugar. [...] virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também? (João 14.2-3). Essa é a promessa de Cristo a todos os que depositam sua fé nEle. Que perspectiva maravilhosa e emocionante!
No fim da viagem da vida, nosso amoroso Salvador é quem nos saudará.
Oremos pelas pessoas que se aproximam da morte.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Procura-se um Amigo!



Quem ama a sinceridade de coração e se expressa com elegância será amigo do rei (Pv 22.11).

Cada vez é mais difícil encontrar um bom amigo. Existem até expressões como: “amigo da onça”, “mui amigo”, “com um amigo igual a este não preciso ter inimigo”, entre outras. Alguns têm amigos por interesse. Só são amigos de pessoas importantes ou que tenham maior condição financeira. Outra característica das pessoas em nossos dias que tem atrapalhado a amizade é a individualidade. Pessoas vivem em seu mundo, sem espaço para mais ninguém. Têm medo de se aproximar das pessoas e perder algo com essa aproximação.
Mesmo existindo vários problemas que podem surgir nos relacionamentos, é preciso acreditar que ainda existe amizade verdadeira. Temos que tomar cuidado com os falsos amigos, mas não devemos buscar o isolamento com medo de fazer amizades.
Para fazer uma amizade verdadeira é necessário disposição em amar este amigo, servi-lo sem esperar o troco, demonstrar compaixão, ser gentil e sincero com ele. Um amigo é alguém com quem temos liberdade para dar conselhos. Ensiná-lo no que já temos experiência. Quando temos alguém como amigo, nos alegramos com sua alegria e ficamos tristes com sua tristeza.
Existe um cuidado que deve ser tomado. Não é porque alguém é nosso amigo que devemos revelar tudo sobre a nossa vida a ele. Algumas coisas não acrescentarão nada se as compartilharmos. E podem ser revelados a outros de forma alterada, nos prejudicando. Um segredo que você só conta para o seu melhor amigo pode ser o segredo que ele vai contar para o melhor amigo dele. Desta forma, cada pessoa contando para um melhor amigo, o segredo vai rapidamente ficar conhecido por todos.
É importante ter bons amigos. Talvez sejam poucos, mas serão amigos mais chegados que irmãos. Mas lembre-se o maior amigo que podemos ter é Deus, o verdadeiro amigo. Seja amigo de Deus, nele podemos confiar.

Procure em sua vida fazer amizades.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Do desespero à alegria


Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28
A depressão é uma doença debilitante. Conheço, por experiência própria, o efeito que ela pode ter na vida de uma pessoa. Por mais de dez anos, vivi com essa doença devastadora, que aflige milhões de pessoas todos os anos. Antes de conseguir dar um nome à tristeza que muitas vezes durava semanas, sentia-me impotente. Tinha dificuldade de concentrar-me e experimentava um desinteresse crescente por atividades que antes me davam prazer. Não sabendo o que fazer, implorei ajuda a Deus. Assumi o compromisso de orar e ler a palavra de Deus todos os dias. Conforme fui tomando consciência de meus medos, senti a mão de Deus me resgatando do desespero. Embora meu caminho para a recuperação tenha exigido anos de trabalho com médicos e conselheiros experientes sempre acreditei que, se orasse e confiasse, Deus transformaria minha tristeza em alegria (Veja Jeremias 31.13.). Lamentações 3 é um lembrete de que a oração é uma fonte poderosa à nossa disposição. Quando a paz parece remota, Deus promete estar junto de nós e transformar nossas lutas em algo bom.
A oração abre as portas para o poder e a força de Deus nos preencher.
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando a depressão

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

À nossa maneira ou à maneira de Deus?


Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. Mateus 11.30
Estava descansando no sofá da sala quando vi meu filho de quatro anos no corredor. Ele chorava enquanto tentava abrir uma lata com tampa apertada. Pedi que ele me trouxesse a lata para que pudesse ajudá-lo, mas ele estava decidido a abri-la ele mesmo. Ele continuou a chorar e sua frustração foi aumentando. Quando ficou exausto, finalmente decidiu deixar que eu o ajudasse. Ele, então, viu como era fácil para mim. Ele teria evitado a frustração e o trauma se tivesse recorrido a mim antes. Esse incidente tornou-se uma lição espiritual para mim sobre como lidar com situações difíceis. Com muita frequência, em vez de buscarmos a ajuda de Deus, nós tentamos nossos próprios métodos para resolver nossos problemas ? e frequentemente acabamos frustrados ou em lágrimas. Mas a promessa de Deus está diante de nós: "Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei?. Deus tem a solução para os nossos problemas: creia e confie na palavra de Deus ? e peça Sua ajuda.
Busque a Deus primeiro.
Oremos pelos pais e mães de crianças pequenas.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

A presença constante de Deus



O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita. Salmo 121.5
Quando estamos fora de casa num dia de sol, as sombras são nossas companheiras constantes. Quando nos deslocamos, elas nos acompanham ? sempre ligadas a nós. Independentemente de nosso ritmo, nossa sombra está sempre conosco. É impossível nos separarmos dela. É nisso que penso quando leio que o Senhor é a "sombra à [nossa] direita?. Vejo Deus ligado a nós tão absolutamente quanto nossa sombra. Às vezes, nossa sombra fica alongada e se torna mais óbvia; outras vezes, fica curta e não é tão facilmente discernível. Assim é com a presença de Deus. Às vezes, podemos ver claramente Sua atuação em nossa vida. Outras vezes, a obra de Deus não é tão óbvia, e podemos até duvidar de que Ele esteja presente. Nesses momentos, podemos contar com a palavra de Deus, que é sempre verdadeira, e saber que Ele está conosco para sempre. Quando virmos as sombras projetadas por nossos corpos e como elas não podem se desvincular de nós, que nos lembremos de que o mesmo acontece com o Senhor. Deus está sempre conosco.
Deus é mais constante e está mais ligado a nós do que nossa própria sombra.
Oremos pelas pessoas que estão sozinhas e assustadas.