sábado, 21 de junho de 2008

Genios Insensatos, burros sábios


Nós somos o que cremos. E o normal é que se fale, se pense e se viva conforme se creia.

“Eu cri, por isso é que falei. Também nós cremos, por isto é que falamos”.

Tem gente que pensa que a qualidade do pensar é determinada pela inteligência. Mas não é assim. Inteligência apenas determina sistemas lógicos, mas não a qualidade do pensar.

A qualidade do pensar é determinada pela fé mediante a qual a pessoa enxerga a existência.

Assim, pode-se ser um gênio e capaz de inventar coisas extraordinárias. Entretanto, ainda assim, ter uma qualidade de pensar insensata.

O que qualifica o pensar não é a inteligência, mas sim a sabedoria!

Ora, sabedoria nada tem a ver com inteligência, mas com gratidão amorosa e reverente para com Deus: o sentido da vida!

A qualidade do pensamento é diretamente vinculada à sua capacidade de ver a realidade e a ela atribuir significados e valores certos.

Alias, quando Jesus disse que “os filhos das trevas são mais hábeis em sua própria geração do que os filhos da luz”, Ele determinava que inteligência, rapidez de raciocínio e genialidade não necessariamente têm a ver com lucidez — luz.

A questão não é ver. A questão é o que fazer ante o que se vê.

O sábio vê o mal e dele se esconde.

O insensato vê o mal e o interpreta como uma oportunidade.

Ambos viram e vêem o mal. Porém, sob a camada do ver, em cada um dos dois — sábio e insensato — existe um olhar que nada tem a ver com o fato da pessoa ser um gênio ou um burro.

Há muitos gênios insensatos e há muitos burros sensatos!

Dois homens vêem uma maravilha da criação. Um deles não se ama, não se vê como tendo significado em relação aos demais seres humanos, e também sem nenhuma vontade de a eles servir pelo amor, mas, talvez, apenas pela chance de ter poder — e olhará para a maravilha que diante dele está, e poderá pensar: “Veio do nada, do acaso, dos dês-sentido”. Afinal, quem verá sentido em qualquer coisa se não o vir antes em si mesmo e em sua própria existência?

Já o outro homem a tudo vê com amor grato e reverente, enxergando sentido até na morte, até na dor, até no até...; e, por isso, diz: “Que maravilha! Eu e ela somos filhos do mesmo amor!”

Ora, tal homem não viverá no mesmo mundo do outro observador da maravilha, mesmo que estejam perfilados vendo a mesma coisa estupenda!

Quando o salmo diz “na Tua luz vemos a luz”, afirma que existe o que vemos, mas que isto é determinado pelo como e mediante o que vemos tudo, até a própria luz.

Quando se diz que Jesus seria objeto de contradição, se afirma também a mesma coisa, pois, o mesmo Jesus, visto em amor, é o Salvador; porém, visto sem amor, é apenas uma miragem buscando ser real, mas sendo vencida pelas forças do mundo real.

Ora, se meu pensar é determinado pelo meu crer essencial, o qual se vincula ao meu ver-sentir com ou sem amor e gratidão a existência [a partir da minha própria] — então, é sensato afirmar que a qualidade do crer que designará a qualidade do pensar, é equivalente ao vinculo que o crer tenha ao amar; pois, sem amor, não existe sensatez em nenhum olhar para si mesmo e para a existência.

A tentação do gênio, do filosofo, do cientista ou do vaidoso intelectual, é sucumbir à falácia de pensar que se pensa com o pensamento, esquecidos de que se pensa essencialmente com o coração, até quando alguém nega ter um.

Não existe razão pura entre os homens, mas apenas certa pureza de amor que qualifica certa pureza de pensar.

E tanto mais quanto o ver-pensar essencial seja definido pela fé que atua pelo amor, tanto mais limpo em sensatez será o olhar humano — seja o do gênio ou até mesmo o do burro.

Pense nisso!

Dividindo as águas

Porque o Senhor, vosso Deus, fez secar as águas do Jordão diante de vós até que passásseis, para que todos os povos da terra conheçam que a mão do Senhor é forte; a fim de que temais ao Senhor, vosso Deus, todos os dias. Josué 4.23-24

Sempre pensei que meu ultimo semestre no seminário seria um tempo de regozijo pelo que havia conquistado, mas parecia me trazer mais aflição do que alegria. Não fazia do que iria fazer depois da graduação.

Naquele semestre, comecei a ler o livro de Josué. O capítulo 4 chamou minha atenção, especialmente os versículos de 10 a 24. A perspectiva de um fruto radicalmente diferente estava deixando o povo israelita angustiado e insegura. Imaginava que minha situação assemelhava-se à deles. Compreendi então, que assim como Deus abrira a passagem par Israel atravessar o rio Jordão, Ele abriria um caminho para mim. Talvez não conseguisse vê-la, mas ela estaria ali. Dependeria de Deus revela-la a mim.

Depois que Deus separou as águas do Jordão, aos israelitas viram que serviam a um Deus de força, gloria e poder, Este mesmo Deus não nos deixará abandonados a margem da agua. Ele pode abrir um caminho. mesmo quando não o enxergamos. Deus dividira as águas dos rios de nossas vidas para nós. Esta é a natureza do Seu poder e amor.

Deus pode fazer um caminho mesmo quando não enxergamos um.

Vamos orar pelas pessoas que estão estudando.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

UM DIA COMO HOJE COM O SALMO


Senhor, meu coração está diante de Ti e Tu conheces todos os meus pensamentos, sentimentos e intenções.

Em Tua presença sou como um cristal sem jaça apenas porque o Teu olhar traspassa a pederneira na qual me tornei desde o pó da constituição de minha fraqueza.

Sou pecado e sou pecador. De Ti depende a minha vida; e a soma dos meus dias está definida em Tuas mãos.

Agrada-Te de mim, pois, além de Ti quem de mim se agradará?

Com um propósito vim a esta vida. Não deixa que me vá antes de cumprir aquilo para o que me designaste.

Tu és a minha sorte e o meu alento. A quem mais tenho além de Ti?

Hoje meu coração está triste. Quem me alegrará senão Tu mesmo ó Senhor?

Dá-me a Tua alegria, pois é dela que vive a minha alma.

Dá-me uma nova canção e cerca-me daqueles que amam a esperança de Tua vinda assim como por ela eu almejo.

Salva a minha alma dos trabalhos que não me deste e resgata o meu ser de tudo o que não for obra Tua.

Enquanto isto olharei para as Tuas mãos como um servo olha para os menores gestos das mãos de seu senhor.

Permite-me provar gozo e alegria com os que em Teu nome esperam e se alegram.

Livra-me das batalhas que não lutas e dos debates que não incitas.

Quero economizar fôlego para aquilo que Tu chamas de Bom Combate.

Ajuda-me a completar a carreira e guardar a fé.

Em Ti repousa toda a minha confiança.

Somente em Tua Luz posso ver a Luz.

Assim, me salva das luzes que não iluminam e dos poderes que não constroem.

Edifica em mim a Tua plena habitação.

Quero ser o Teu Betel.

Sou Tua casa Senhor.

Faz em mim o Teu pouso e o Teu ninho, assim como em Tua misericórdia tenho posto meu pouso e meu ninho.

Morarei em Tua casa. Habita em minha morada aqui.

Somente tu és o meu amigo!


Servindo a Deus

Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu. 1 Pedro 4.10

"John, chegou uma carta para você", disse a um dos idosos da comunidade onde trabalho.

"Você poderia lê-la para mim, por favor? Não enxergo bem", pediu ele. A carta era de sua irmã, que morava muito longo. Depois da leitura John falou sobre ela e da maneira como ela vivia. Quando se virou para sair, suas palavras foram: "obrigado por não ter pressa. Este foi o melhor dia de minha vida".

Suas palavras me tocaram muito. João tem 82 anos e o momento feliz de sua dia é pouco tempo que passo conversando com ele. John fez-me compreender que posso influenciar a vida de outros positivamente quando sirvo a eles e ao Senhor dedicando-lhe do meu tempo.

Desde esse dia, converso mais com John e os outros idosos da comunidade. John toca hinos em sua gaita durante horas todos nós gostamos de ouvi-lo, ele também dá seu tempo para servir ao Senhor e à comunidade.

Quando reservo tempo para servir ao próximo transmitindo o amor de Deus.

Vamos orar pelas pessoas idosas.

quinta-feira, 19 de junho de 2008

O amor de um Pai

Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Salmo 103.13

Recentemente, passei uma tarde de domingo relaxando numa espreguiçadeira. Grant, meu filho de seis meses, estava sentado em meu colo. Grant alternava entre sorrir para mim, olhar-me pedindo ajuda quando um brinquedo escapava ao seu alcance, e ignora-me em favor das distrações da sala e do transito fora da janela. Por vezes, eu dava brinquedos a ele. Outras vezes, deixava que ele se esforçasse para recuperar os brinquedos que parecia ser capaz de alcançar. Permitia-lhe que se sentasse sozinho o máximo possível, mas permanecia atento para apanha-lo caso ele caísse.

De uma forma diminuída, esta cena simboliza nosso relacionamento com o Pai celestial. A qualquer momento, podemos nos expor a presença de Deus, pedir-lhe ajuda, ou ficar distraídos demais para reconhece-lo completamente. No entanto Deus sempre presente cuida de nós, deleita-se conosco, encoraja-nos a crescer e nos proteger, quer estejamos conscientes disso ou não.

Como estou respondendo a presença de Deus em minha vida?

Vamos orar por pais, filhos e filhas.

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Forasteiros

O Senhor disse: Também não oprimirás o forasteiro; pois vós conheceis o coração do forasteiro, visto que fostes forasteiros na terra do Egito. Êxodo 23.9

A situação das pessoas com poucos defensores ou recursos é abordada nas Escrituras continuamente. Ao longo da história, o povo de Israel experimentou períodos de escravidão. Por esse motivo, Deus esperava que os israelitas fossem bondosos e agissem com justiça para com todos os povos, mesmo para com forasteiros ou estrangeiros.

Nesse sentido, a vontade de Deus também se aplica a nós., Enquanto seguimos a Cristo no século XXI, devemos ser sensíveis as necessidades das pessoas privadas de civis ou solitárias: sorrir a uma nova criança adotiva em nossa igreja; partilhar uma refeição com um estudante de intercâmbio, que se sente esmagado e desnorteado por uma nova cultura. Reservar tempo para conversar com o vizinho idoso cujo conjugue, com quem vivei cinquenta anos, faleceu.

A maioria de nos já experimentou a sensação de esta de fora, de ser um forasteiros em um novo ambiente; fosse tentando ajustar-se a um novo emprego, escola, bairro, ou adaptando-se a uma nova família. A lembrança de nossos tempos de forasteiros pode nos motivar a tomar a iniciativa de estender o amor de Deus com palavras e ações concretas ao próximo.

O que estou fazendo para suprir as necessidades de um pessoa estranha a comunidade?

Oremos pelas pessoas novas em nossa comunidade.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Sangue Sustentador


Se porem, andarmos na luz, como ele esta na luz, o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. 1 João 1.7

Como profissional da saúde, estudei o sangue humano. Em seu centro, há uma molécula de hemoglobina que transporta oxigênio para os milhões de células em nosso corpo. As célula precisam de oxigênio para viver. Quando o fluxo de sangue cessa, as células morrem e então os indivíduos morrem. Não conseguimos viver sem oxigênio.

O sangue faz parte de nossa vida espiritual tanto é necessário para a vida física. Nossa vida eterna foi assegurada pelo fato de Cristo derramar Seu sangue na Cruz. Em 1 João 2.2, Jesus é "a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro". Se pedirmos perdão pelos nossos pecados e aceitarmos a dádiva que Deus nos oferece, por intermédio de Jesus, que "nos purifica de todos o pecado", teremos a vida eterna.

Um dia, nosso sangue deixara de fluir e nossos corpo físico morrerá. Entretanto, o sangue de Cristo nos sustentará por toda a eternidade. Na Santa Ceia, nós relembramos Seu sacrifício na cruz e recebemos renovação pelo Seu amor.

A vida de Cristo torna-se a nossa vida.

Vamos orar pelas pessoas que doam sangue.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Aniversariantes da semana



Dia 16 de Junho – Segunda Feira

Adilson Rolin Barbosa

Diego Francisco Botelho

Ruth Torres Genard

Dia 17 de Junho – Terça feira

Aletéia Vanessa Dias

Alexandre Gomes

Josimar O. Cavalari

Dia 18 de Junho - quarta-feira

Aparecida de Fátima Amaral

Márcio Alberto Cortezi

Rogério Elias da Silva

Dia 19 de Junho - quinta-feira

Rubens Gotardo

Dia 20 de junho - sexta-feira

Dirce de Oliveira Souza

Gisele

Orlando José Cardoso

Dia 21 de Junho - Sábado

Jéssica Mendonça

Toque

Jesus, virando-se no meu da multidão, perguntou: Quem me tocou as vestes? Marcos 5.30

Na passagem bíblica de hoje, o toque tem um papel importante, Jairo não pede simplesmente a Jesus para curar sua filha, ele diz especificamente: "Vem, impõe as mãos sobre ela".

Enquanto Jesus caminha para a casa de Jairo, uma mulher que há doze anos sofria de hemorragia toca seu manto. O escritor do evangelho diz que imediatamente Jesus sentiu uma força sair Dele em virtude do toque da mulher. Mesmo com todas as pessoas O seguindo e empurrando, enquanto Ele se dirigia à casa de Jairo, Jesus reconheceu o toque de uma mulher impura, chamou-lhe de "filha" e curou-a por causa de sua fé.

Aqui, Jesus nos mostra um modelo de inclusão para a nossa igreja de hoje. Será que tocamos as pessoas doentes e socialmente rejeitadas e as trazemos para a nossa comunidade de fé? Ou seja a questão principal, permitindo que elas nos toquem?

Somos as mãos de Deus para nos tocarmos e nos curarmos mutuamente.

Oremos pelas pessoas rejeitas socialmente.