sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Enfrentando o pior



Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade. Eclesiastes 4.12

Inexperiente em problemas caseiros, enfrentei há pouco uma tarefa além das minhas capacidades. Minha nova antena de TV, de quase quatro metros, tem mais de duas dúzias de peças móveis e precisava ser montada. Precisava, também, ser levada dez metros escada acima até o alto do telhado inclinado e instalada sobre a chaminé. Quando me deparo com os desafios da vida, procuro outras pessoas que me acompanhem em meio ao desconhecido. Neste caso, meu amigo Doug e eu montamos a antena juntos, a levamos até o telhado e a instalamos na chaminé. Eu não poderia ter feito isso sozinho.

Com freqüência, as circunstâncias da vida fazem chover frustrações, tristezas, medos, dificuldades nos relacionamentos, lutas contra a dúvida - a lista poderia continuar infinitamente. Ao lidar com essas situações, descobri que amigos podem partilhar os fardos e aliviar a angústia.

Saber que alguém se preocupa comigo e está orando por mim me ajuda a enfrentar o pior e me faz lembrar de uma terceira presença ao meu lado: Jesus Cristo.

Quem precisa que eu "suba no telhado" com ele/a hoje?

Oremos pelas pessoas que vivem isoladas de outras.

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Cordeiro Santo

Prioridades

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Mateus 6.33

Um dos maiores dilemas para a maioria das pessoas é lidar com os papéis e responsabilidades da vida moderna. Esses papéis colidem uns com os outros, numa competição pelo nosso tempo. A constante luta para escolher suga nossa energia física, emocional e espiritual. Podemos sentir que a vida está fora de controle ao seguirmos em diferentes direções sem encontrar satisfação em nenhuma de nossas realizações. O relacionamento com Deus pode nos dar paz em meio a esse caos. Ao longo dos anos, percebi que a prioridade em minha vida é cultivar um relacionamento pessoal e íntimo com Deus. Quando me comprometo a fazer o que Ele me chamou a fazer, minhas escolhas tornam-se mais claras. Isso coloca minhas outras responsabilidades e papéis em perspectiva, abençoadas pela sabedoria de Deus.

Quando colocamos nosso relacionamento com Deus em primeiro lugar, o resto da vida torna-se controlável.

Oremos para que Deus seja nossa prioridade.

*Mateus 6.9-13 / MEDITE: SALMO 141

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Hoje Deus vai restaurar seus Sonhos -Campanha de Restauração - Culto as 20 horas - Rua Marabu 14

MInha esperança Brasil

Uma resposta branda

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Provérbios 15.1
Enquanto esperava que alguém atendesse o telefone, sentia-me tensa e aborrecida. Como consumidora, eu tinha uma queixa e eles iriam ficar sabendo disso. "Bom-dia! Estou telefonando por causa de um computador que seu marido me vendeu", disse eu sucintamente, sem gastar tempo com delicadezas. "O computador não está iniciando; não iniciou neste último mês inteiro. Seu marido poderia vir consertá-lo?" Eu queria que eles soubessem que eu estava falando sério e que não desperdiçassem meu tempo com desculpas. Mas não houve qualquer desculpa. "Oh, eu sinto muito", veio a resposta solidária do outro lado. "Deve estar sendo terrível não poder usar seu computador há tanto tempo! Assim que meu marido chegar, eu o informarei do que está acontecendo." Desliguei me sentindo meio tola. As palavras brandas da senhora tinham atenuado minha raiva. Então, me dei conta: Quantas vezes, quando temos uma queixa legítima, sentimo-nos justificados em sermos rudes e irascíveis? Embora todos nós tenhamos de lidar com provações e irritações, como cristãos podemos enfrentar isso com graça e bondade e assim representarmos bem a Cristo. Eu nunca conheci aquela senhora nem falei com ela novamente, mas aprendi uma lição que jamais esquecerei. Sua resposta branda me ensinou com mais eficiência do que qualquer sermão que eu já tenha ouvido.
Deus pode nos ajudar a dar uma resposta branda quando estamos com raiva.
Oremos pelas pessoas que se debatem com a ira.

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O amor do Pai


Em João 16: 25-27 Jesus estava se despedindo. O ambiente era nostálgico. Respirava-se tristeza e orfandade. "Naquele dia pedireis em meu nome; e não nos digo que rogarei ao Pai por vós. Porque o próprio Pai vos ama, visto que tendes me amado e tendes crido que vim da parte de Deus". Os discípulos, pela seqüência das coisas, não entenderam bem o que Jesus lhes havia dito.

Mas para nós, hoje, o que Ele disse é tudo! Jesus nos dá a garantia de que ao pedirmos em Seu nome, estamos fazendo o que é absoluto. Afinal, Ele é o único mediador entre Deus e os homens. E sem Seu sangue não há remissão de pecados!

O que me espanta, no entanto, é que Ele se auto-despoja de Seu próprio papel mediador e diz: "...e não digo que rogarei ao Pai por vós". A alma se angustia. E agora? "Sem Tua intercessão quem nos acudirá?" A resposta de Jesus é maravilhosa: "É que o próprio Pai vos ama!" Olha para mim mesmo e pergunto: "Por que, de onde e baseado em que vem este amor?" "É porque tendes me amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus". Assim, tudo volta para Jesus. O Pai me ama porque eu amo ao Filho. E meu amor ao Filho brota como reconhecimento de quem Ele é! Desse modo, ao dizer que não rogará por nós porque o próprio Pai nos ama, Jesus também está dizendo que o caminho de nossa filiação está estabelecido e também o da liberdade e da intimidade com Deus, o Pai. E mais: Jesus está nos ensinado que Ele é a Porta, não o Porteiro! Quem assim crê, entra pela Porta sem medo e sempre acha pastagem!

Nossa falta de fé

Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou (com lágrimas): Eu creio, ajuda-me na minha falta de fé. Marcos 9.23-24

Nevava durante a viagem até o hospital. Um casal de avós, em meu carro, estava em choque. Sua filha e seu netinho de cinco anos haviam sofrido um terrível acidente de carro. A filha não sofreu ferimentos, mas o netinho estava muito mal. Os avós imploravam ao Salvador de um modo muito semelhante ao do pai da passagem em Marcos 9, que implorava pela cura de seu filho. Com o passar dos dias, eles se desesperavam para encontrar a oração certa. A condição da criança piorou; a igreja ficou ao lado deles, orando em meio ao sofrimento. Como podíamos crer? Começamos a orar: "Senhor, ajuda-nos em nossa falta de fé." O Senhor nos ouviu e deu àqueles avós mais uma semana com seu netinho. Isso os ajudou a lidar com a tragédia que estavam enfrentando. Quando o garotinho se aproximava da morte, soubemos de uma outra família que também estava orando. Sua filhinha precisava de um coração. Deus ajudou duas famílias em tempos de grande sofrimento. Por meio da morte de uma criança, a garotinha cujo nome nunca soubemos continua a viver. A compaixão da família espelha a compaixão dAquele que nos ajuda em nossa falta de fé.

A compaixão de Deus pode fluir através de nós mesmo quando estamos sofrendo.

Oremos pelas pessoas que estão na fila dos transplantes de órgãos e tecidos.

Leia Marcos 9.14-29

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Fale com Deus

Sem propaganda enganosa

Leia o Salmo 146

Agora, pois, ó Senhor Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem. 2 Samuel 7.28

Os leilões on-line são uma excelente maneira de aumentar minha coleção de livros esgotados. Leio as descrições com cuidado e examino as figuras em detalhes, para me garantir de que o objeto é exatamente como descrito. Então, se meu lance vence, espero que o correio traga minha tão aguardada aquisição. Quando ela chega, rasgo ansiosamente o papel e às vezes descubro que o objeto foi descrito enganosamente. Muitos de nós somos vítimas de propaganda enganosa, mas nossas maiores frustrações são com pessoas que acabam por se revelar diferentes do que pensamos a princípio. Um amigo pode nos trair; a pessoa com quem nos casamos tem defeitos dos quais nunca suspeitamos; um sócio pode tirar vantagem de nós. É possível confiar nas pessoas? Infelizmente, nem sempre. Mas há boas notícias. Há alguém que nunca muda, que nunca nos desaponta e em quem sempre podemos confiar.

Jesus Cristo é e sempre será exatamente como a palavra de Deus O descreve. Jesus sempre ama, sempre se importa e está sempre conosco, aonde quer que vamos, independentemente das circunstâncias que enfrentamos e do sofrimento que a vida traz.

Podemos sempre confiar em Deus, cujo amor por nós é constante e completo.

Oremos por alguém que tenha sido traído por um amigo.