sexta-feira, 16 de março de 2012

Manter o foco


Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla num espelho o seu rosto natural; [?] e para logo se esquece de como era a sua aparência. - Tiago 1.23-24
Já imaginou você parar diante do espelho para pentear o cabelo e se esquecer de fazê-lo? Antes de rir, pense nisso: alguma vez você já parou no meio de uma sala, tentando se lembrar do que foi fazer lá? Ou já se pegou segurando um objeto sem saber por que o pegou? Todos nós nos desconcentramos de vez em quando, mas isso nos aborrece. Mas no Reino espiritual pode ser grave.

Deus aconselha-nos, por meio de Tiago, a reduzir o passo, agir com justiça e concentrarmo-nos na mensagem de vida de Cristo. Se permitirmos que a palavra de Deus entre por um ouvido e saia pelo outro, seremos como uma pessoa que pára diante da porta aberta da geladeira sem se lembrar do que foi buscar ali, desperdiçando energia e força.

A mensagem de Deus é tão forte que ela nos trará vida eterna. Devemos prestar atenção, concentrarmo-nos e incorporarmos esta mensagem em nossas vidas diárias. Somos aconselhados a fazer com que nossas ações reflitam a mudança que Deus operou em nós. E somos instruídos a passar adiante esta poderosa mensagem aos que estão à nossa volta, por meio de palavras e ações.

Como tenho vivido a verdade de Deus em minha vida diária?

quinta-feira, 15 de março de 2012

A maneira de Deus


Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. - Romanos 8.14
Tenho uma agenda cheia. Minha hora devocional faz parte desta agenda. Com muita freqüência, espero que Deus fale comigo apenas em certas horas e de certas maneiras. Meu modo de pensar é mais ou menos o seguinte: "Se Deus quiser falar comigo, terá essa oportunidade durante minha hora devocional". Mas, e se Deus quiser falar por meio de circunstâncias no meio do meu dia. Estarei receptivo?

Penso em Elias, um homem da Bíblia que tinha uma idéia predeterminada sobre o modo como Deus iria comunicar-se com ele. Recentemente, Elias havia assumido uma posição em favor de Deus diante de 850 falsos profetas. No entanto, diante das ordens da rainha má, Jezabel, Elias fugiu para o deserto, esperando que Deus lhe falasse. Ele esperava ouvi-lO por meio de algum estrondo, evento calamitoso, pelo fogo, vento, terremoto, alguma coisa espetaculosa. Afinal , foi assim que Deus falou com Moisés. No entanto, Deus falou a Elias em um sussurro suave e tranqüilo.

Com freqüência nossos ouvidos estão fechados às muitas maneiras pelas quais Deus entra em nossa vida. Esperamos que Ele fale em certas horas ou de certas maneiras. Mas estou convencido de que Deus não está preocupado com relógios e calendários. Ele nos chama a esquecer nossos controladores de horários e a cultivar a sensibilidade aos toques do Espírito Santo, a qualquer hora, em qualquer lugar.


Deus pode não falar do modo como gostaríamos, mas Ele fala.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Relacionamento



Sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas. Salmo 147.3
Desde menina, sempre pude pedir a meu pai que consertasse alguma coisa quebrada. Foram incontáveis as vezes em que ele consertou minhas bijuterias, um brinquedo ou mesmo meu sapato. Sempre que alguma coisa quebrava, eu podia ter a certeza de que papai encontraria um jeito de consertá-la.

Recentemente, aprendi a depender de meu "paizinho" celestial quando algo realmente se partiu: meu coração. Vários meses após o início de um relacionamento amoroso, ele se desfez e vi-me sofrendo profundamente. A perda do relacionamento fez-me sentir quebrada em milhões de pedaços. Lembro-me de uma noite, quando estava chorando, senti os braços de Deus ao meu redor, sussurrando palavras de consolo.

Dia após dia, quanto mais Deus consolava-me, melhor sentia-me. Com o tempo, a alegria voltou. A minha felicidade foi baseada no meu relacionamento com Deus, hoje tenho verdadeira paz e alegria, mais do que jamais senti.

Nosso relacionamento com Deus é o único que verdadeiramente persiste.