Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. - Romanos 8.14
Tenho uma agenda cheia. Minha hora devocional faz parte desta agenda. Com muita freqüência, espero que Deus fale comigo apenas em certas horas e de certas maneiras. Meu modo de pensar é mais ou menos o seguinte: "Se Deus quiser falar comigo, terá essa oportunidade durante minha hora devocional". Mas, e se Deus quiser falar por meio de circunstâncias no meio do meu dia. Estarei receptivo?
Penso em Elias, um homem da Bíblia que tinha uma idéia predeterminada sobre o modo como Deus iria comunicar-se com ele. Recentemente, Elias havia assumido uma posição em favor de Deus diante de 850 falsos profetas. No entanto, diante das ordens da rainha má, Jezabel, Elias fugiu para o deserto, esperando que Deus lhe falasse. Ele esperava ouvi-lO por meio de algum estrondo, evento calamitoso, pelo fogo, vento, terremoto, alguma coisa espetaculosa. Afinal , foi assim que Deus falou com Moisés. No entanto, Deus falou a Elias em um sussurro suave e tranqüilo.
Com freqüência nossos ouvidos estão fechados às muitas maneiras pelas quais Deus entra em nossa vida. Esperamos que Ele fale em certas horas ou de certas maneiras. Mas estou convencido de que Deus não está preocupado com relógios e calendários. Ele nos chama a esquecer nossos controladores de horários e a cultivar a sensibilidade aos toques do Espírito Santo, a qualquer hora, em qualquer lugar.
Deus pode não falar do modo como gostaríamos, mas Ele fala.