sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Encontros importantes



Quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha? Ester 4.14
"Eu pedi a Deus que você parasse para me ajudar", disse a senhora parada ao lado de um esguicho de água produzido pela cabeça quebrada de um irrigador de grama. Interrompi minha caminhada matinal para aconselhá-la sobre como lidar com a situação, mas ela não precisava apenas de auxílio mecânico. "Meu marido morreu há seis meses, e eu simplesmente não sei fazer nada." Duas coisas me ocorreram em relação a esse encontro. A primeira foi que Deus havia aproximado uma pessoa envolvida no ministério aos viúvos e viúvas (eu) e aquela senhora, uma viúva em situação de necessidade. O segundo pensamento, muito mais perturbador, foi que eu, por pouco, não havia passado direto por ela - ou até pior, atravessado para o outro lado da rua. Estou convencida de que há circunstâncias todos os dias em que nós entramos em contato com pessoas que precisam de um toque especial, que podemos oferecer. Cabe a nós a abertura a essas oportunidades e a procura ativa por elas. Quem sabe? Talvez seja por isso que chegamos a determinado lugar e em determinado momento.
Os encontros mais importantes do dia podem não ser aqueles que marcamos em nossa agenda.

Oremos pelas pessoas que enviuvaram recentemente.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Cuidadores

Ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Salmo 24.1
Minha mãe era filha de fazendeiros e cuidava da Terra. Ela me ensinou a plantar frutas e verduras, a reciclar e a usar judiciosamente os recursos do planeta. No entanto, nossa população está esgotando esses recursos e sujando rios e oceanos com lixo plástico, que mata os animais. O tráfego polui nosso ar. As camadas de gelo polar estão derretendo. Esses são sinais de um planeta em perigo. Eu anseio por água e ar limpos e lamento pela terra sofredora que deixaremos para nossas crianças. Como elas viverão? Recentemente, li o Salmo 46 e me lembrei de que Deus, o criador da Terra, oferece amor e força em todas as circunstâncias e a todas as gerações. Não importa o que aconteça, "ao Senhor pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam" (Salmo 24.1). Que bálsamo para estes tempos! Minha responsabilidade, portanto, é viver com simplicidade, ensinar meus filhos e filhas a cuidarem da Terra, apoiar as iniciativas ambientais e confiar que nosso Deus todo-poderoso e amoroso cuidará do resto.
Viva gentil e responsavelmente em gratidão pelo mundo que Deus nos deu.
Oremos pelos/as ambientalistas.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dando o que é preciso



[Pedro disse ao pedinte coxo:] Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Atos 3.6
Um dia, enquanto eu e uma amiga de outro país aguardávamos que o trem do metrô deixasse a estação, um mendigo veio na nossa direção em uma cadeira de rodas. Ele não tinha as pernas. Olhando-nos no rosto, pediu que tivéssemos piedade dele. Sem olhá-lo nos olhos, dei-lhe o dobro do que normalmente dou aos mendigos, mas meu rosto era frio e crítico. Minha amiga remexeu em sua bolsa por um longo tempo. No final, ela despejou todas as suas moedas na palma de sua mão, indicando com gestos que era tudo o que tinha. O homem pareceu compreender. Ele começou a apontar para um anel em um dos dedos de minha amiga. Sorrindo, gesticulou que havia reconhecido o símbolo cristão no anel. Ela lhe devolveu o sorriso. Ele, então, tomou suas mãos e começou a beijar o anel e a mão. Com gestos, ele pediu que ela o beijasse no rosto. Com todas as pessoas do vagão nos observando, minha amiga curvou-se e beijou o mendigo em seu rosto sujo, que estava molhado pelas lágrimas. Eles passaram algum tempo abraçados. Então, ele se afastou para a extremidade oposta do vagão. Isso me fez lembrar do que o apóstolo Pedro disse - e fez - e que está registrado em nossa passagem de hoje. Eu havia dado ao mendigo mais dinheiro, mas minha amiga havia lhe dado amor e compaixão.
Hoje, vou dar o máximo que puder a quem precisa de minha ajuda.

Oremos pelas pessoas pedintes que encontrarmos hoje.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Atravessando o deserto

[Jesus disse:] E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século. Mateus 28.20
Quando eu era menino, costumava cantar na igreja um cântico cuja letra dizia: "Meu Senhor conhece o caminho pelo deserto; preciso apenas segui-lO"*. O Senhor conduziu os israelitas pelo deserto entre o Egito e a Terra Prometida. Uma coluna de nuvem os conduzia de dia e outra, de fogo, os guiava à noite. O Senhor provia-lhes o alimento, enviando o maná do céu. Ainda hoje o povo de Deus caminha por muitos caminhos que podem ser descritos como desertos. Pode ser uma terra acidentada, cheia de provações e frustrações, ou uma terra devastada, repleta de tristezas e sofrimentos. Mas seja qual for a situação, não estamos sós. Jesus prometeu estar sempre conosco e Ele nos ajudará a completar a difícil jornada. Assim como Deus proveu às necessidades dos hebreus que saíam do Egito, Ele nos dará o que precisarmos para nossa jornada. Deus consola. Deus provê. Precisamos apenas segui-lO.
Em que deserto Deus me sustentou?

Oremos pelas pessoas que estão num deserto espiritual.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

A luz da vida

[Jesus disse:] Eu sou a luz do mundo. João 8.12
"O melhor é jogar isso fora!", disse eu, perplexa. Meu marido tinha acabado de ganhar um presente de Natal, uma amarílis*. Quando ele abriu a caixa na qual estava o bulbo, descobriu que uma haste de 20 centímetros tinha se desenvolvido. Alimentada apenas pelo bulbo e sem qualquer luz, ela estava amarelada. A ponta com botão estava atravessada ao longo da beira do pote. Era uma triste visão. "Vamos ver o que acontece", ele disse, colocando o pote em uma janela ensolarada. Em apenas três dias, algo incrível havia acontecido. A planta se desenvolveu na direção da luz, sua cor tinha mudado para o verde, o botão estava cor-de-rosa e a haste estava quase na vertical. O que havia provocado isso? A exposição à luz, claro! Por anos, eu havia lido as palavras de Jesus: "Eu sou a luz do mundo", mas a transformação daquela planta me trouxe um novo entendimento do significado do versículo. À medida que nos voltamos para a Luz do mundo, crescemos, mudamos e ganhamos novo entendimento e discernimento. Com o tempo, podemos nos tornar as pessoas que devemos ser.
Quando caminhamos na luz de Cristo, nos transformamos em quem Deus quer que sejamos.
Oremos para que reflitamos a luz de Cristo.