sábado, 6 de setembro de 2008

Uma nova família

Leia 2 Coríntios 1.3-6

Socorre, Senhor Deus meu! Salva-me segundo a tua misericórdia. Para que saibam vir isso das tuas mãos, que tu, Senhor, o fizeste. Salmo 109.26-27

Quando eu era menina, meus pais se separaram e fui colocada em um orfanato. Muitas coisas ruins aconteceram comigo lá. Fui estuprada aos nove anos de idade e novamente aos 21 e aos 28 anos. Em conseqüência disso, fui infectada com o vírus da Aids. Um dia, durante um sermão, o pastor falou sobre Ester, que foi adotada por seu primo Mordecai. Sob os cuidados dele, ela recebeu amor e ganhou esperança. Ester confiava nas palavras de encorajamento de Mordecai e em seus conselhos. Hoje eu também encontrei pessoas em quem posso confiar. De agora em diante, nada ficará no meu caminho. Quando enfrentar o abuso, quebrarei o silêncio e buscarei ajuda junto ao povo de Deus. Quando criança, eu achava que Deus estava longe demais, no céu, e não poderia me ouvir. Mas aprendi que Ele sempre esteve comigo e tenho a promessa de que, mesmo com Aids, ainda viverei muitos anos. Ao longo do caminho, Deus me dará forças para fortalecer outros. Ele fez isso comigo por muito tempo, mesmo que eu não estivesse consciente disso. Hoje eu O louvo por minha filha e por meus dois netos, dádivas preciosas de um Deus que nos ama muito.

Em momentos difíceis, podemos sentir a presença de Deus por meio de irmãos e irmãs cristãos que estão ao nosso lado.

Oremos pelas vítimas de estupros.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Gentileza contagiante

... tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada... Romanos 12.6

Marcus cumprimentava a todos, a cada dia, com um sorriso radiante. Segurando a porta aberta para mim, ele respondia ao meu "Como vai?" sempre com a mesma resposta: "Ótimo! Está um dia abençoado! Que Deus o abençoe hoje!" Não importava quantas vezes eu o via durante o dia, ele nunca estava sem aquele sorriso e algumas palavras de alegria. Marcus trabalhava como zelador na mesma empresa onde eu estava empregado. Seu sorriso largo, olhos brilhantes e sua incontida alegria e prazer na vida sempre elevavam meu ânimo. Seu jeito afável e seu comportamento encorajador eram altamente contagiosos. Marcus refletia o amor de Deus e instigava em mim o desejo de fazer o mesmo.

Sempre que leio Romanos 12.6-8, penso em Marcus e em seu dom especial de encorajar. Aos olhos do mundo, Marcus não era nem rico nem poderoso; mas a disposição desse homem em usar o dom de Deus me transformou. Por causa dele, eu percebo mais claramente como Deus nos agraciou a todos com dons especiais. Creio que Ele sorri quando encorajamos e estimulamos os outros.

Busquemos oportunidades de espalhar alegria aos outros com um sorriso e com atos de gentileza contagiosos.

O que tenho feito para encorajar as pessoas?

Oremos pelos colegas de trabalho.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Trazendo um amigo

Leia Lucas 14.12-24

Bem-aventurado aquele que comer pão no reino de Deus. Lucas 14.15

Minha amiga Laura deu um jantar em sua casa. Quando cheguei, notei que quase todo mundo havia levado algo para contribuir. Os convidados chegavam trazendo sobremesas, travessas de legumes e flores. Parecia que todos tinham prazer em dar algo por respeito e amor a minha amiga. Laura disse que não precisávamos ter levado nada, mas todos nós respondemos que não poderíamos simplesmente aparecer "de mãos vazias".

Jesus contou uma parábola sobre uma festa que Deus dará no céu. Se na terra respondemos a um convite levando um presente, quanto mais não devemos levar algo conosco quando aceitarmos o convite de Deus ao céu? Obviamente não poderemos levar um buquê de flores ou um pacote de biscoitos como presente para Deus. O que Ele quer é uma dádiva que tenha importância eterna. Como não quer que ninguém perca esse acontecimento, Seu desejo é que apresentemos a Ele o maior número de pessoas que pudermos e que as levemos conosco à festa. Então, ao entrarmos pelos portões do céu e tomarmos nosso lugar à mesa de Cristo, não entraremos sozinhos.

Deus tem o prazer de convidá-lo para um banquete. Leve um amigo.

Oremos por alguém que precise do nosso convite para ir à igreja.

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

TRANSMITE-A

Deuteronômio 4:5-10

Guarda-te a ti mesmo . . . , que te não se esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, . . . e as farás saber a teus filhos e aos filhos de teus filhos. - Deuteronômio 4:9

Um dia quando a minha esposa estava a tomar conta da nossa neta, partilhou com ela uma velha e familiar amiga. Com a Eliana nos seus braços, Sue foi buscar um livro bem usado que nós líamos à nossa filha quando ela era pequena. É um livro chamado A Bíblia em Desenhos para Pequenos Olhos, um esteio nos nossos esforços para comunicar a verdade de Deus aos nossos filhos.

Então agora é a vez da Eliana começar a aprender sobre o Deus da criação, a Sua bondade, o Seu plano e a Sua salvação. Está na altura de ela ouvir sobre o que temos visto e experimentado na nossa caminhada da fé. Como Deuteronômio 4:9 diz: "Farás saber [os estatutos de Deus] a teus filhos, e aos filhos de teus filhos.".

Na época de Deuteronômio, tinha sido dado ao povo uma dádiva de Deus - "os estatutos e os juízos" (v.1) que os permitiria viver corretamente na terra prometida por Deus. Junto a essas leis estava uma admoestação para o povo comunicar à sua descendência as lições que Deus lhes tinha ensinado ao longo do caminho. Foi-lhes dito para não se esquecerem "daquelas coisas que os teus olhos têm visto" (v.9) e para ensinarem as palavras de Deus aos seus filhos e netos.
Nós temos um legado semelhante para transmitir à próxima geração. Como seguidores de Cristo, temos essa como uma das nossas maiores responsabilidades. Transmite-a.

SE AS CRIANÇAS TÊM DE ENCONTRAR O SEU CAMINHO

ATÉ DEUS, NÓS TEMOS DE LHES MOSTRAR O CAMINHO.

Sede da Alma

Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas; e vós os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite. Isaías 55.1

Anos atrás, no ensino médio, nosso professor de luta romana queria que nossas duas horas de treino nos deixassem não apenas mais fortes, mas também mais resistentes. E ser resistente significava uma coisa: não ter intervalos para beber água. Enquanto eu me esforçava, minha boca seca me levava a lançar olhares ávidos para algo que ficava na extremidade oposta do nosso salão: o bebedouro. Eu tinha sede e não conseguia pensar em mais nada senão água. Isaías nos lembra de que também temos sede espiritual. Nossas necessidades mais profundas e nossa total incapacidade de satisfazê-las sozinhos nos impulsionam constantemente ao relacionamento com Deus. Como atletas sedentos, perturbados pelas provações, lançamos olhares ávidos para a vida eterna que Deus prometeu. Quando encaro honestamente as frustrações da vida, sinto-me livre para aceitar a oferta de graça de Deus. Ele mata minha sede. Quando freqüento a igreja, eu raramente penso na sensação de boca seca que eu tinha durante aqueles treinos de luta.

Minha comunidade satisfaz minha necessidade de relacionamento. O serviço voluntário satisfaz minha necessidade de objetivo. O estudo bíblico relevante satisfaz minha necessidade de discernimento. Com tanta água à disposição, quem poderia ter sede?

Deus oferece refrigério à alma para um mundo sedento.

Oremos pelos atletas amadores.

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Projeto Minha Esperança

O Projeto Minha Esperança Minha Esperança é um esforço evangelístico, para que cada crente do país alcance seus amigos, familiares e vizinhos com o evangelho da esperança em Jesus Cristo, convidando-os a vir à sua casa para assistirem a três programas de televisão e ajudá-los a crescer no Senhor e tornarem-se parte de sua igreja local, tão logo se convertam a Cristo. O que é concretamente o projeto Minha Esperança e como se desenvolve?

É um projeto evangelístico que alcançará todo território nacional.

Cada igreja evangélica será convidada a desenvolver o projeto dentro do seu próprio contexto, somando-se ao conjunto de igrejas cristãs de todo país.
A mensagem de Jesus Cristo será transmitida pela televisão por três noites consecutivas através de uma rede de alcance nacional e em horário nobre.

Nas duas primeiras noites será apresentado um programa de meia hora cada. O conteúdo incluirá uma mensagem evangelística, pregada na primeira noite por Billy Graham e, na segunda noite, por Franklin Graham, além de um testemunho impactante e música cristã.

Na terceira noite será transmitido um atraente filme, produzido pela Associação Evangelística Billy Graham, com uma poderosa mensagem de esperança em Cristo.

Todas as igrejas receberão treinamento, capacitação, materiais e orientação a fim de alcançarem o maior número possível de lares envolvidos e capacitados onde o evangelho possa ser escutado.

Cada crente, em cada igreja, poderá participar de forma ativa, por meio dos passos indicados no folheto de Mateus e seus amigos, apresentando conjuntamente com Billy Graham e Franklin Graham a mensagem da esperança em Cristo por ocasião das transmissões.

Como resultado, dezenas de milhares de cristãos estarão capacitados para compartilhar o evangelho com amigos, familiares e vizinhos. Preparo e mobilização Uma sede nacional foi estabelecida em São Paulo para coordenar o projeto. Estamos pedindo a Deus que milhares de igrejas se preparem para este poderoso impacto evangelístico nacional.

Cada fase tem importância singular, mas a oração e a estratégia Mateus e seus amigos são o coração do projeto.

Quando não podemos orar

Até à vossa velhice eu serei o mesmo, e ainda até às cãs eu vos carregarei. Isaías 46.4

Minha mãe, de 87 anos, é muito dinâmica. Ela se movimenta com rapidez, mesmo com seu andador, e sempre tem um sorriso pronto e um brilho nos olhos. Quando soubemos que mamãe dela estava num estágio intermediário de demência, alguns anos atrás, resolvemos trazê-la para a Flórida, para que pudéssemos cuidar dela. Embora nós a amemos e ela tenha alguns conhecidos aqui, ainda sente falta de seus velhos amigos. Uma noite, quando lhe telefonei para dizer "boa-noite", Deus me inspirou a ler para ela a devocional do dia. Mamãe ouviu toda a leitura e disse que levaria aquele pensamento consigo para a cama. Comecei a lhe telefonar para ler a meditação de cada dia. Um dia, quando liguei durante uma viagem e mamãe soube que eu não tinha o meu devocional comigo, para meu assombro ela mesma leu a meditação para mim. Embora não consiga ler um único parágrafo de jornal, ela agora lê todas as noites, quando estou viajando. Ler os testemunhos deste guia devocional é algo que mamãe pode fazer por si mesma e por mim. Depois de ler uma meditação sobre o Espírito Santo, que ora por nós, ela me disse que era um conforto saber que o Espírito intercede por ela quando ela não consegue se concentrar no que dizer a Deus. Mamãe compreende e retém as mensagens do devocional. Sou grata por esse milagre e por sua constante fé.

O amor de Deus por nós sobrevive a tudo que a vida possa trazer.

Oremos pelas pessoas que sofrem de demência.

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Amor incondicional

Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22.39

Faz oito anos que estou na prisão, exatamente a idade de minha filha, que freqüentemente me escreve cartas para me encorajar. Sendo cartas de uma garotinha, elas são sempre curtas: "Papai, eu te amo e vou esperar até você voltar." Suas mensagens sempre tocam meu coração. Eu não fiz nada por ela durante todos esses anos, por isso decidi economizar algum dinheiro para lhe comprar um presente especial de aniversário. Na semana passada, soube que a filhinha de um amigo estava doente e precisava de dinheiro para ir ao médico. Eu havia economizado, porém também precisava desse dinheiro. Naquela noite, não consegui dormir. Fiquei me revirando na cama a noite inteira. Por quê? Porque havia uma luta em meu coração. Eu havia orado a Deus pedindo que Ele cuidasse da filha do meu amigo, mas eu mesmo não queria fazer nada por ela. Então, o versículo "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" ficou passando pela minha mente a todo instante. Era como se o próprio Jesus estivesse falando comigo: "Se essa garotinha fosse sua filha, o que você gostaria que os outros fizessem?" Imediatamente, eu soube o que deveria fazer - e o fiz. Eu hoje compreendo o que é o amor de Cristo.

De que modo Deus está me usando para cuidar do mundo?

Oremos pelas pessoas que não têm acesso a tratamento médico.