sábado, 1 de novembro de 2008

Volta ao lar celestial

Aquele que me ama será amado por meu Pai. ? João 14.21

   Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.

       Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.

Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.

Oremos pelos noivos e noivas.

Leia João 14.1-7*

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Grande é o Senhor

Outros caminhos possíveis

Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra, e luz para os meus caminhos. Salmo 119.105-106

O dia de hoje é especial na história da Igreja Cristã, pois lembra a chamada Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero em 1517. A Reforma Protestante reafirma a primazia da Bíblia como principal fundamento da fé e da prática cristã. Lutero, que era profundo estudioso da Palavra de Deus, não podia permitir que esta fosse tão ultrajada, manipulada e desqualificada. Sua posição de reformador foi firme, no sentido de ressaltar os princípios e ensinamentos da Bíblia. Com a Reforma, reaprendemos que só Jesus é o caminho para chegar até Deus; enfim, nos tornamos conhecedores da verdadeira vontade dEle, manifesta na Bíblia. O próprio Jesus Cristo nos convida a apropriarmo-nos da chave que nos conduz para a vida plena. Uma vez entendidas a graça e a condição do ser humano pecador, precisamos compreender o real significado da fé e seus resultados. Confie somente em Jesus Cristo e verá milagres e a glória de Deus em sua vida. Os resultados de uma vida com Cristo você encontra em João 10.10b: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Que a Bíblia seja a nossa referência.

Oremos pelos estudiosos e estudiosas da Bíblia.

Leia 2 Timóteo 3.16-17

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Prostrado

Muito mais...

Palavras confiáveis

Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel. Hebreus 10.23

Parecendo perdida, a garotinha agachou-se num canto de uma sala hospitalar, junto a uma mulher com membros enfaixados. Ela estava ali para passar as férias escolares com sua mãe. Porém, sua mãe não era uma paciente comum, e aquela não era uma sala comum de hospital. Era uma missão para tratar pessoas com hanseníase. Não era exatamente o lugar que se esperaria que uma garotinha passasse suas férias. Durante a minha visita àquele lugar, testemunhei o impacto que a lepra tem sobre as pessoas e seus entes queridos. Pensei na passagem em 2 Reis 5 e pude imaginar quão desesperado por cura Naamã deve ter se sentido. Quando soube de Eliseu, Naamã foi até a porta do profeta, sendo recebido apenas por um mensageiro, que o mandou banhar-se no rio Jordão. Apesar de sua raiva e apreensão, Naamã seguiu a orientação de Deus por meio do profeta e foi recompensado com um milagre. Como Naamã, descobri que as orientações do Senhor nem sempre fazem sentido para mim. Elas podem desafiar minha compreensão sobre como lidar com minhas circunstâncias. Porém, quando ajo com fé no que a Bíblia diz, Suas promessas provam-se verdadeiras. O que Deus prometeu certamente se cumprirá, porque Ele é fiel.

Deus é digno de confiança.

Oremos pelas pessoas que sofrem do mal de Hansen.

Leia 2 Reis 5.1-14

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Tem Sede

Ocupado sem Deus?

Ocupado sem Deus?

Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. Lucas 24.15-16

Os dois discípulos que seguiam pelo caminho de Emaús estavam muito ocupados com seus pensamentos e discussão. Nem sequer perceberam Jesus caminhando com eles. Como essa história me faz lembrar de minha própria caminhada com Cristo! Como líder e formador cristão, muitas vezes me encontro ocupado demais com meu ministério, preparando ministros para a formação espiritual e liderança cristã. Recentemente, no entanto, me dei conta de que, ao trabalhar tanto "em nome de Deus", acabei negligenciando um elemento básico em minha vida de fé: a intimidade com Ele e o crescimento em minha formação espiritual. Quando estamos ocupados demais em nosso "fazer" por Deus e nos esquecemos de nos colocar na Sua presença por meio da leitura bíblica e da oração, acabamos ficando cansados e frustrados com nosso trabalho. Em nosso ministério por Cristo, perdemos o ministério de Cristo por nós. Aprendi que constantemente preciso de momentos de intimidade com Deus, mesmo quando estou fazendo algo para Ele. Meu serviço cristão mudou para melhor depois que orei: "Senhor, ajuda-me e guia-me em meu serviço diário a Ti."

Estarei ocupado demais para Deus?

Oremos pelos líderes da igreja.

Leia Lucas 24.13-32

terça-feira, 28 de outubro de 2008

A lua cheia

Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Gênesis 1.31

Em noite de lua cheia, ao me deitar, o luar ilumina minha cama. Ao sentir a claridade em meu rosto, penso no amor de Deus que se derrama sobre mim, como o luar. A certeza desse amor me faz lembrar de todas as manifestações da natureza: a chuva, o calor, o frio, o vento, o mar, os rios, os lagos e lagoas, o céu, as estrelas, o sol, a lua, as plantas, os animais, as pessoas... Que pena! Não temos sido fiéis no papel de mordomos dessa natureza! A destruição do meio ambiente tem trazido grandes prejuízos para todos nós em todas as áreas de sobrevivência e desenvolvimento. Se não houvesse mais a claridade da lua, como seriam as noites? E se o amor de Deus cessasse? Que seria de nós?

Cuidar da natureza é agradar a Deus.

Oremos pelas pessoas que lutam pelo meio ambiente.

Leia Gênesis 1.1-2.3


segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Ieshua

Fé reivindicada

Restitui-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito voluntário. Salmo 51.12

Recentemente, vivenciei a falta de fé. Tendo sido um cristão ativo por mais de 47 anos, isso era novidade para mim. Mas rapidamente me dei conta de que o fato de ser cristão não me protegia da dúvida. Ao me dedicar à oração sincera, o Espírito Santo me fez lembrar do discípulo Tomé e sua indisposição de crer que Jesus havia ressuscitado até ver-Lhe as feridas. Depois que viu as mãos e os pés de Cristo, Tomé creu e clamou a Ele: "Meu Senhor e meu Deus!" A experiência do discípulo incrédulo e especialmente as palavras que Jesus dirigiu a ele ("Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram") me ajudaram a abrandar o medo que minha dúvida havia suscitado. Minha caminhada com Jesus Cristo foi renovada.

Deus está junto a nós tanto na descrença quanto na fé.

Oremos pelas pessoas que enfrentam a descrença.

* Mateus 6.9-13.

domingo, 26 de outubro de 2008

Uma atitude justa

Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. Mateus 20.12

O versículo transcrito acima vem de uma parábola sobre os trabalhadores na vinha que foram contratados em diferentes horas ao longo do dia, alguns deles na última hora. No instante do pagamento, todos receberam o mesmo valor. Isso fez com que os que estavam trabalhando há mais tempo reclamassem. Nessa história, com freqüência minha atenção se volta para a última frase dita por Jesus: "Os últimos serão primeiros, e os primeiros serão últimos." No entanto, o que chama minha atenção hoje são as palavras dos trabalhadores queixosos: "[Tu] os igualaste a nós." Todos nós somos iguais aos olhos de Deus. No entanto, pode haver ocasiões em que sentimos que Ele favoreceu outros em detrimento de nós. Outros parecem prosperar enquanto sofremos. Deus parece responder às orações deles e nos deixar à espera; ou, pior, Deus nos dá uma resposta que não queremos. Mas, nessas ocasiões, podemos olhar para além do imediato e ver o quadro mais amplo que Deus pretende, e, nesse grande quadro, não há perdedores. Todos que crêem receberão a mesma recompensa, e todos receberão uma medida inteira. Isso me alegra. Não há meia medida para Deus. Ninguém que sinceramente receba a Cristo como Salvador e O siga sairá perdendo.

Com Deus não há perdedores.

Oremos pelas pessoas que não recebem salários justos.

Leia Mateus 20.1-16