quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Em tudo dai graças...


"Bendito o Deus e Pai [...] que nos escolheu [...] em amor [...] para a adoção de filhos [...] para louvor de Sua Glória" Efésios 1.3a, 4a, 5a, 6a
Entre os sacrifícios que o povo de Deus realizava no Antigo Testamento, atendendo as orientações dos sacerdotes, estava o sacrifício, ou oferta, em ação de graças pelos inumeráveis benefícios dados por Deus (Lv 7.12), especialmente o fruto da terra. A ação de graças fazia parte da vida litúrgica do povo. Os salmistas compuseram vários hinos com o tema para as celebrações (Sl 69.30; 147.7). O povo entrava no Templo cantando em ação de graças (Sl 100.4). Qual o significado da gratidão? Gratidão é o reconhecimento das dádivas dadas por Deus. É também retribuição, pois ação de graças está se referindo aos atos concretos de gratidão. Gratidão significa a recordação dos atos salvíficos de Deus. Ser grato significa dizer que a pessoa é livre para aceitar as adversidades da vida, assim como receber as vitórias, pois em todos os momentos sabe que está sob o cuidado de Deus e que nada poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus (Rm 8.39). O louvor a Deus é uma forma de expressar gratidão. Nele o cristão destaca as coisas realizadas por Deus, reconhece a Sua Graça e rende a Glória que lhe é devida. O louvor é também uma atitude, não se resumindo ao ato do culto, mas se estendendo aos diversos momentos da vida.
Na adversidade encontramos razões para louvar o Senhor. Oremos para que louvemos ao Senhor todos os dias.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Em pacotes pequenos


Ele abençoa os que temem o Senhor, tanto pequenos como grandes. Salmo 115.13
Como frequentemente me acontece, dois pequenos incidentes convergiram, num pequeno espaço de tempo, para me trazer um entendimento a respeito de Deus. Num dia bem cedo, peguei uma pequena folha de bétula que havia caído. Com cuidado, segurei em minha mão sua frágil beleza de outono e observei que a folha não era menos resplandecente do que suas companheiras maiores, espalhadas pela grama ou ainda caindo das árvores. Todas elas partilhavam uma semelhança familiar. Mais tarde, naquele mesmo dia, nós colhemos nossa última e pequena safra de tomates. Mordendo os menores frutos, desfrutamos todo o glorioso sabor comum ao restante dos tomates da safra, mesmo os maiores. O lembrete bíblico foi a frase de Paulo: "[...] para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" (Efésios 3.19). Independentemente de seu tamanho, tanto a folhinha como o tomatinho eram inteiramente o que Deus queria que fossem. Na experiência cristã, cada pessoa - independentemente de sua importância, habilidade ou realização - pode se encher do Espírito de Deus e partilhar de toda a beleza e sabor de Cristo. À medida que conhecemos mais e profundamente o Seu amor, podemos ser "tomados de toda a plenitude de Deus" e, ao fazê-lo, revelá-lO aos outros seres humanos.
O grande amor de Deus chega, frequentemente, em pacotes pequenos.
Oremos pelas pessoas que se sentem insignificantes.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Quem? Por que aqui?


[Jesus] perguntou a seus discípulos: Quem diz o povo ser o Filho do Homem? [...] Mas vós, continuou ele, quem dizeis que eu sou? Mateus 16.13,15
Há algo de muito confortador em saber quem somos, você não acha? Recentemente, passei algum tempo em um programa da pré-escola em minha cidade. Durante minha visita, observei e conversei com crianças de 3 a 5 anos de idade, que só queriam saber duas coisas sobre mim: Quem é você? Por que está aqui? Quando ficaram satisfeitas com minhas respostas, elas deram continuidade às suas atividades escolares ou falaram do que estavam fazendo. Mas eu continuei pensando no que elas queriam saber. Essas perguntas são essenciais para nós em nossa jornada para tentar compreender quem somos. Qual é nossa identidade como cristãos e cristãs? A Bíblia nos lembra que as respostas talvez não sejam óbvias. As pessoas que não conheciam Jesus O tomavam por outra pessoa, mas Simão Pedro, que passava muito tempo com Jesus, O identificou como o Messias e O seguiu. Como Deus está nos chamando? Onde, por que e a quem devemos servir? Ao buscarmos essas respostas por meio da oração, meditação e diálogo com Deus, Ele nos conduzirá a servir de maneiras que nos mostrem quem somos e quem é Cristo.
O serviço que prestamos em nome de Deus nos revela quem somos nós.
Oremos pelos professores e professoras de pré-escolares.