sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Vencer



Em todas estas cousas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Romanos 8.37
Imitava os heróis das histórias em quadrinhos, pronto para a batalha armado com a espada de madeira, escudo de cortiça e a imaginação de criança cheia de vida. Depois de aprender um pouco sobre o livro de Apocalipse, minha curiosidade levou-me a lê-lo. Li até o terceiro capítulo. Os aspectos simbólicos do livro cresciam em minha mente enquanto me dava conta de que o vencedor sempre recebe o prêmio. Perguntei a um adulto: "Quem é o inimigo que devo vencer?" "O pecado", foi a resposta. Como deve ser perigoso, pensei, confrontar esse inimigo! Vou ter de usar minha espada, meu escudo e, se necessário, meus próprios punhos. Hoje penso na palavra "vencer". Com o tempo, convenci-me de que o inimigo mais sutil é aquele que tenta, de mil maneiras, afastar-nos da constância na oração, na leitura e na meditação da Bíblia, na frequência à igreja e no regozijo, louvor e adoração a Deus. Estejamos sempre alertas à pressão invisível, mas poderosa, para mudarmos nosso foco. Voltemos continuamente o nosso olhar para Cristo, o autor e consumador de nossa fé (Veja Hebreus 12.2).
Cristo nos chama a permanecermos firmes e fiéis.
Oremos pelos crentes que enfrentam grande tentação.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Especialmente para mim



E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4.19
Há muitos anos, conheci minha amiga Jan, uma pessoa muito agradável, a melhor que já conheci, mas ela não conhecia Jesus Cristo. Uma das bênçãos em minha vida tem sido observar a transformação que vem acontecendo desde que Jan conheceu Cristo como seu Salvador pessoal. Uma das ferramentas que usei para ajudá-la a crescer como cristã foi o No Cenáculo. Nós costumamos dizer, em tom de brincadeira, que cada meditação diária foi escrita especialmente para nós: "Não sei o que o seu No Cenáculo disse hoje, mas o meu definitivamente foi escrito especialmente para mim". Recentemente, no meu aniversário, quem riu por último fui eu, porque a sugestão de oração era: "Oremos pelas pessoas que estão aniversariando hoje". Embora Jan e eu brinquemos com isso, a verdade é que Deus sabe o que cada um de nós precisa a cada dia. Ele fala aos nossos corações por meio das palavras que lemos, pelo sorriso de um estranho, pelo telefonema de um amigo e por muitos outros encontros que nos ajudam em nossas necessidades e problemas individuais. Só precisamos estar abertos ao Espírito Santo, conscientes das "coincidências" que ocorrem em nossas vidas diárias para ouvir o que Deus nos fala ou ver Sua mão em ação.
O que Deus está lhe dizendo na meditação de hoje?
Oremos por um amigo que precise da orientação de Deus.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sem fardos

Ouvindo-o Jesus, disse-lhe: Uma coisa ainda te falta: vende tudo o que tens, dá-o aos pobres, e terás um tesouro nos céus; depois vem e segue-me. Lucas 18.22
As palavras de Jesus em Lucas 18 são frequentemente mal-interpretadas como uma acusação ao rico e um chamado a que nós vendamos todos os nossos bens. Ler a passagem apenas dessa forma é perder uma mensagem importante. Jesus percebe que o homem quer da vida algo mais que os bens não podem lhe dar e, portanto, oferece-lhe a solução que lhe trará paz e realização. Jesus simplesmente lhe diz para se desfazer de seus fardos e segui-lO. O homem rejeitou a mudança que Jesus lhe pediu, ou porque não acreditou que a solução iria funcionar ou porque considerou a mudança mais dolorosa do que permanecer como estava. O homem procurou Jesus esperando um relacionamento mais íntimo com Deus, mas faltava-lhe fé e confiança de que Jesus satisfaria todas às suas necessidades e desejos. Acreditar que Deus atenderá nossas necessidades e nos mostrará o caminho é essencial para vivermos uma vida com sentido e propósito, quer sejamos ricos ou pobres. No entanto, cabe a nós aceitar ou rejeitar a oferta. Jesus não implora ao homem para segui-lO, nem explica por que deveria fazê-lo. Antes, Ele usa a situação para mostrar que aqueles que estão livres do fardo dos bens têm mais facilidade para obter confiança e paz ao seguir a Cristo.
Será que passo mais tempo cuidando de meus bens do que com Deus?
Oremos pelas pessoas preocupadas com dívidas e bens.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Crescer no poço



O Senhor, porém, era com José, e lhe foi benigno. Gênesis 39.21

Três anos atrás, vi-me no fundo de um poço profundo quando fui falsamente acusado e ameaçado de ser processado. Certamente, em algum momento na vida, nós nos sentimos como se estivéssemos dentro de um poço. Para uma jovem mãe, o poço é uma doença terminal. Para um homem de meia-idade, é a perda do emprego ou um desastre financeiro. E, para uma jovem adolescente, é um relacionamento rompido. Ninguém mais que José soube o que era sobreviver em um poço. Seus próprios irmãos o jogaram dentro de um e depois o venderam como escravo. Mais tarde ele foi falsamente acusado e jogado na prisão. No entanto, José não apenas sobreviveu, mas floresceu em meio a suas terríveis circunstâncias. A declaração "O Senhor era com ele" aparece várias vezes na passagem bíblica de hoje. Ela parece sugerir que José conseguia enfrentar o infortúnio porque sabia não estar só. José entendia que o Senhor estava com ele e o libertaria (Veja Atos 7.9-10.). Como é confortador para nós, cristãos, saber que Deus está conosco e nos libertará seja qual for o poço em que estivermos: a morte de uma pessoa amada, problemas de saúde, relacionamentos rompidos ou dificuldades financeiras.
Nenhum poço é fundo demais e nenhum problema é grande demais para Deus
Oremos pelas pessoas que estão enfrentando infortúnios.