sábado, 4 de outubro de 2008

Perseverando

E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. Gálatas 6.9

Meu trabalho é cuidar de pessoas com diabetes numa zona rural onde existem poucos serviços médicos. Freqüentemente sinto-me frustrada tentando atender às necessidades com meus próprios e limitados recursos. No entanto, com os anos aprendi que os recursos de Deus são ilimitados e que Ele usará minha pequena contribuição para Seus propósitos eternos e para o Seu reino. Em uma ocasião, Madre Teresa de Calcutá foi desafiada por uma pessoa que lhe disse que era impossível atender às necessidades de todos os pobres da Índia. Ela respondeu que Deus não a tinha chamado a ser bem-sucedida; Ele a tinha chamado a ser fiel. Tentar ser bem-sucedido, fazer tudo somente nos oprimirá e limitará nossa capacidade de fazer o bem ao nosso redor. Quanto mais nos concentrarmos nas tarefas diante de nós em sincera devoção a Deus, tanto mais poderemos confiar que Ele fará o resto.

Cada pequeno gesto de amor será usado para os propósitos maiores de Deus.

Oremos pelos/as agentes de saúde nas zonas rurais.

Leia Hebreus 12.1-3

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Venha a mim

Jesus disse: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei." Mateus 11.28

Recém-separado, eu bebia e farreava, achando que assim estava socializando. Na realidade, tudo que eu estava fazendo era me esconder de minha dor. Eu era um homem raivoso, que se sentia traído, e era incapaz de confiar em alguém. Esposa, namoradas e até meus amigos homens tinham mentido, me traído ou tirado vantagem de mim de uma maneira ou outra. Eu tinha raiva do mundo e, toda vez que estava perto de outras pessoas, sentia como se tivesse uma ferida aberta. Logo descobri, no entanto, que minha raiva estava me machucando mais do que essas pessoas. Eu sabia que tinha de fazer algo para me livrar dessa hostilidade, porque ela não apenas estava me deixando sem amigos, mas também me tornando uma pessoa paranóica e superficial. Um dia, uma suave voz interior me disse claramente: "Perdoe-os." Pensei nessas palavras o dia todo. Naquela noite, orei a Deus para que me ajudasse a perdoar todos que haviam me magoado. Quando fiz essa oração, deixei de sentir um enorme peso sobre meu coração. Hoje sou um cristão renascido e, com a ajuda de Cristo, nunca mais carregarei o peso da incapacidade de perdoar. Oro para que esta mensagem encontre seu caminho até alguém que esteja tendo dificuldade para perdoar os outros.

Jesus Cristo Se oferece para nos ajudar a aliviar esse fardo.

O rancor é um fardo pesado e desnecessário.

Oremos por alguém a quem tenhamos de perdoar.

Leia Mateus 18.21-35

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Deus Cuida de Mim

Volta ao lar celestial

Aquele que me ama será amado por meu Pai? João 14.21

Uma sensação de náusea no estômago, a boca seca e as mãos suadas evidenciavam meu nervosismo quando o carro do meu namorado se aproximou da casa. Ele me levava para conhecer seus pais, e eu não tinha certeza de como seria recebida. Receava não ser a nora que eles esperavam, a esposa que eles sabiam que seu filho merecia. A presença dele ao meu lado representava minha esperança de que sua família me amasse apenas porque ele amava.

Antes mesmo que eu abrisse a porta do carro, o pai de Jim já estava na calçada, esperando por nós. Meus temores logo se acalmaram diante do grande sorriso em seu rosto, seu beijo em minha bochecha e o conforto de seu abraço. Fui aceita com base no meu relacionamento com seu filho.

Muitos de nós nos preocupamos com a recepção que teremos ao chegar à porta de Deus. Sabemos que não somos bons o bastante para estar lá. Somos indignos de estar na presença de Deus. Mas não estaremos ali sozinhos. Nossa recepção às portas do céu depende apenas do nosso relacionamento com Seu Filho, Jesus Cristo. Posso ficar descansada. A maravilhosa acolhida que recebi de meu sogro é apenas uma antecipação do que receberei, algum dia, de meu Pai que está no céu. Afinal de contas, Deus enviou Seu filho para me trazer para casa.

Quem ama o Filho de Deus terá dEle uma alegre recepção.

Oremos pelos noivos e noivas.

Leia João 14.1-7*

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Herança e dízimo

Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Malaquias 3.10

Vovó foi uma viúva que criou meu pai e seus seis irmãos com uma renda irrisória. Ela fazia isso enquanto dava e ensinava a prática de oferecer o dízimo a Deus. Uma vez, ela me deu o seguinte testemunho: ?Deus nunca deixou de cuidar de mim e dos meus.? Quando adolescente, perguntei a papai por que ele dava o dízimo. Ele então me contou sobre o jarro de vidro de vovó. ?Para aquele jarro iam dez por cento do que sua avó ganhava lavando roupa para fora e dos pequenos trabalhos que nós, crianças, fazíamos entregando jornais e as roupas lavadas. ?Como vocês conseguiam esticar o dinheiro para pagar tudo o que precisavam??, perguntei. Ele respondeu: ?Não precisávamos esticar o dinheiro, porque o Senhor o multiplicava.? Sou grata porque minha avó ensinou seus filhos a dar o dízimo. Sou grata a papai que me ajudou a compreender que o Senhor multiplicará tudo aquilo que dermos e usarmos para enriquecer a vida dos outros, bem como a nossa própria.

Doar a Deus traz bênçãos ao que dá e ao que recebe.

Oremos por maior generosidade.

Leia 2 Coríntios 9.6-15

terça-feira, 30 de setembro de 2008

TESTEMUNHO

Criancinhas

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 2 Coríntios 5.20

Nosso grupo de estudo bíblico se reuniu com nove meninas numa comprida mesa de refeitório, na ala de seus dormitórios, enquanto elas nos observavam atentamente. Essas meninas, entre 11 e 17 anos de idade, estavam em uma instituição temporária por determinação judicial. Estávamos lá para comemorar os aniversários do mês e trazíamos bolinhos, jogos e pequenos presentes, incluindo Bíblias. As meninas, fechadas a princípio, rapidamente se animaram e se juntaram à comemoração enquanto jogávamos, comíamos e apenas conversávamos com elas. Também ouvimos. Embora não pudéssemos legalmente lhes perguntar o motivo de estarem ali, seus pedidos de oração revelavam muitas coisas: "Para que minha mãe pare de usar drogas"; "para eu dar uma reviravolta na minha vida"; "para encontrar uma boa família acolhedora"; "por meu irmão, que está desaparecido". Essas crianças, envolvidas em circunstâncias desafiadoras, estavam todas em busca de amor e aceitação.

O mundo pode ser um lugar aterrorizante e cruel, mas nós temos a mensagem de esperança. As crianças naquele centro de detenção nos deram um presente inestimável naquele dia, lembrando-nos de que há oportunidades para partilhar o amor e aceitação de Deus com Seus filhos espalhados por todo o mundo, inclusive em nossos próprios quintais.

Onde posso ser um/a embaixador/a de Deus?

Oremos pelas crianças que estão em lares de acolhimento.

Leia Tiago 1.19-27

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Atrai o meu coração

Culto hipócrita

Leia Isaías 1.10-19

Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o Senhor pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus. Miquéias 6.8

Todos os dias, ao me preparar para o trabalho, minha rotina é a mesma. Na realidade, eu faço tudo sem muita atenção. Às vezes não consigo me lembrar de ter feito algumas tarefas associadas a essa preparação. Do mesmo modo, embora eu freqüente a igreja três vezes por semana, ofereça o dízimo regularmente e sirva na igreja, eu às vezes me vejo participando do culto de maneira rotineira. Na passagem bíblica de hoje, vemos que Deus tem uma queixa contra o povo de Israel. Eles haviam rejeitado a aliança e se esquecido do que Deus havia feito por eles. Ofereciam um culto rotineiro, apresentavam dádivas e oferendas com corações insinceros e ingratos. Terá Deus uma queixa semelhante contra mim? Às vezes minhas orações são superficiais e repetitivas. Minha mente está preocupada com os compromissos do dia, e meus dízimos e ofertas são apresentados com coração não-agradecido. Serei culpado de culto hipócrita? Afinal de contas, Deus está interessado em nossos corações, nossas atitudes e em nosso "andar humildemente" com Ele.

O culto começa com a nossa atitude.

Oremos por reavivamento espiritual.

domingo, 28 de setembro de 2008

Deus provê

A seguir dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso eu vos advirto: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Lucas 12.22

A empresa onde eu trabalhava reduziu seu quadro de funcionários e, com isso, perdi meu emprego. Isso deixou-me muito preocupado com o futuro. Será que eu conseguiria prover minha esposa e filhos? Um dia, quando estava me sentindo especialmente preocupado, fui caminhar num parque próximo. De repente, um raio azul brilhante chamou minha atenção. Era um martim-pescador que havia voado de um galho próximo até o chão. O pássaro rapidamente voltou à árvore, engolindo uma minhoca. Aquilo me surpreendeu. Eu achava que os martins-pescadores comessem apenas peixe. O pássaro desceu ao chão e voltou para a árvore seis ou sete vezes. Cada vez que ele voltava à árvore, levava uma minhoca, que engolia rapidamente. Depois começou a cantar alegremente. O martim-pescador pegava as minhocas com facilidade. Embora elas não fossem seu alimento preferido, ele parecia feliz. Então dei-me conta de que o Deus que provê alimento para um martim-pescador sem dúvida proveria a mim e a minha família. Mesmo que tivesse de sobreviver com menos dinheiro e menos bens que antes, eu ainda assim seria feliz em Deus.

"E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades" (Filipenses 4.19).

Oremos pelas pessoas desempregadas.