sábado, 1 de agosto de 2009

A cruz



Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo. Gálatas 6.14
Parece-me que Maria Angélica, minha neta de 6 anos de idade, no futuro será enfermeira ou médica. Sempre que tenho algum machucado, peço a ela, choramingando, que faça um curativo, o que ela faz com muito carinho e desvelo. Recentemente, feri o braço e, assim que estive com ela, mostrei-lhe o ferimento, quando então, mais uma vez, ela se revelou zelosa, trazendo os elementos indispensáveis para "curar o avô": algodão, esparadrapo e um antisséptico. Ela me assegurou: "Não arde não, vô, não chore", coisas que dizem todos os pais quando têm de cuidar de pequenos arranhões dos filhos, engambelando-os com palavras carinhosas, fórmula usada pelos pais dela também. Feito o curativo, ela colocou o esparadrapo de tal forma que formou uma cruz. Então eu chamei a sua atenção para o fato. Ela, imediatamente convicta, disse: "Vô, Deus vai curar". Vejam só: ela, ensinada a respeito, já sabe fazer a relação entre a cruz e o poder de quem a providenciou. Possamos nós também ter a mesma confiança no poder de quem a proveu em nosso favor.
Aquele que providenciou a cruz tem poder.
Oremos com gratidão pelo significado da cruz.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

A tradição continua



Então ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. 2 Coríntios 12.9
Paul, meu sogro, tem 97 anos. Aos 79, fez um pacto com Deus: "Se o Senhor me permitir viver até os 80, cantarei um solo na igreja". Em seu 80º aniversário, Paul cantou seu primeiro solo na vida: "Quão grande és tu". Depois disso, os membros da igreja insistiram que ele cantasse todos os anos. Neste ano, dois meses antes de seu aniversário, Paul sofreu um derrame que debilitou todo o seu lado direito e afetou sua capacidade de falar com clareza. Enquanto estava no hospital, ele arranjou um jeito de levar ao conhecimento de suas enfermeiras o seu solo anual. Toda hora que elas lhe pediam para cantar, ele entoava os três versos da canção que tinha planejado para este ano! Quando Paul voltou para casa, ficamos imaginando se ele conseguiria cantar o solo na igreja neste ano. Ele não poderia trabalhar com o músico que o acompanharia e precisaria de um andador para ficar em pé. Achamos que a longa tradição de Paul havia finalmente terminado. Então, Deus me sugeriu: Deixe que Paul cante seu solo na igreja do mesmo modo que cantou para as enfermeiras no hospital, à capela. Assim, no domingo após seu 97º aniversário, Paul colocou-se em pé com seu andador e cantou sem acompanhamento e de cor: "Precioso Senhor, toma a minha mão [...] Estou cansado, estou fraco, estou fatigado [...] Toma minha mão, precioso Senhor, e leva-me para casa". O poder de Deus agindo em Paul, embora seu corpo estivesse frágil, fez com que ele conseguisse continuar a cantar na presença dEle.
Deus é forte e nós nos aperfeiçoamos na fraqueza.
Oremos pelas pessoas idosas.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Entrelaçado



O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Romanos 12.9
Uma parte importante da horticultura é garantir que as plantas de ervilha se agarrem aos arames da treliça para ter sustentação. Empurro os brotos enrolados ao longo do arame até que elas se agarrem e se atraquem, sabendo que com o tempo elas crescerão, tornando-se firmemente presas, e sustentarão a planta toda. Com frequência os brotos de outras plantas agarram-se ao redor de plantas mais fortes que estão mais próximas à treliça e estabilizadas pela força da malha. As plantas de ervilha têm talos ocos que são facilmente dobrados e quebrados pelos ventos fortes ou por golpes. A treliça é absolutamente essencial; do contrário, as plantas se quebrariam constantemente e os nutrientes não chegariam às flores. Nem conseguiríamos colher vagens. A frágil planta de ervilha faz-me lembrar de agarrar-me ao apoio que encontramos na palavra de Deus e de aprender com aquelas pessoas que têm uma fé mais forte. Em um mundo onde os ventos dos problemas e tristezas ameaçam nossa fé, podemos estender os brotos da oração. A palavra de Deus dá-nos o suporte e a força para suportarmos as provações, crescermos na fé e produzirmos uma boa safra.
Somos fortes entrelaçados a outros irmãos.
Oremos pelas/os jardineiras/os e pelos/as produtores/as de alimentos.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

O que é o nome?



Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas; e o ser estimado é melhor do que a prata e o ouro. Provérbios 22.1
Mudei de minha pequena cidade, de 300 habitantes, quando fui para a faculdade. Uma vez, voltei para uma visita e fui fazer compras numa pequena cidade vizinha. Lá, lembrei-me de que meu cheque era de outro estado. "Vocês aceitam cheques de outro estado?", perguntei à balconista. Meu talão de cheques já estava aberto. Ela olhou para meu sobrenome, Bothof, que não é muito comum. "Você é filha do John?", perguntou. "Não, sou filha do Henry, de Chandler. John é meu tio." "Tudo bem", disse ela. Preenchi o cheque. Porque meu tio havia construído uma boa reputação, também eu era de confiança. Meu cheque era bom; não envergonhei meu tio nem meu pai. Tenho outro nome: cristã. Pertenço à família de Cristo. Ele construiu uma reputação e devo seguir Seus passos. Será que reflito o caráter dEle em minha vida diária? Será que meu comportamento e caráter trazem vergonha ou honra ao nome "cristão"?
Se todos os cristãos se comportassem como eu, as pessoas desejariam seguir a Cristo?

Oremos pelas pessoas com as quais interagimos em nosso dia a dia.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Dê um tempo!


Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca! Salmo 119.103
A abelha é conhecida por seu trabalho incessante. Sua colmeia é um mar de atividade. Não é de admirar. Uma única abelha operária produz 1/12 de colher de chá de mel durante toda a sua vida, e uma boa colmeia deve produzir de 22 a 27 quilos de mel para sobreviver ao inverno. O trabalho não tem fim! No entanto, poucos sabem que mesmo uma abelha trabalhadora encontra um lugar no favo, interrompe toda a atividade e não faz absolutamente nada por algum tempo! Não faz nada de produtivo no que diz respeito ao mundo. Mas esse tempo de descanso e renovação é absolutamente essencial. Parece que as abelhas precisam de um tempinho longe da correria da vida, e isso não parece afetar de modo algum a colmeia. Muitos de nós descobrimos que nossos níveis de estresse e ansiedade se elevam por causa das tarefas intermináveis que preenchem nossos dias. Preocupamo-nos se vamos dar conta de tudo. Durante esses momentos, prefiro seguir o exemplo das abelhas e parar. Afinal, Jesus fez o mesmo. Quando estava muito ocupado, subia a montanha para orar, criando um tempo e um espaço para Deus restaurar o Seu espírito. Se Jesus precisou desse tempo, certamente você precisa também. Descanse!
Não posso criar um instante de tempo, mas posso reservar um tempo a Deus.
Oremos pelas pessoas cronicamente preocupadas.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Forte outra vez


Estas cousas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. João 16.33
Meu marido pediu o divórcio após 32 anos de casamento. Fiquei arrasada e achei que não era isso que Deus queria para nossa vida. Senti-me derrotada, rejeitada e não amada, imaginando que já não era mais importante até para Deus. Sabia que, nesse período conturbado, minha fé era essencial. Precisava e queria estar em contato com Deus por meio da leitura bíblica e da oração. Deus também usou meus amigos e familiares para encorajar-me e lembrar-me do quanto sou importante para Ele, tão importante que Ele enviou Jesus para morrer por mim. Quão mais importante eu ainda poderia ser? Uma de minhas amigas telefonava-me e lia passagens bíblicas, porque se preocupava sinceramente comigo. Quando eu me deitava à noite, enxugava as lágrimas dos olhos, sentia os braços de Deus à minha volta. Agradecia a Ele por preocupar-Se comigo e dar-me amigos fiéis. Isaías 40.31 nos diz que aqueles que confiam no Senhor renovarão as suas forças. Deus fez-me forte, deu-me o desejo de ajudar outras pessoas em seus momentos de dificuldade. Minha fonte de força era, e é, saber que Deus jamais me trairá. Ninguém jamais terá uma vida sem problemas, mas a fé em Deus, em nosso valor como Seus filhos nos darão a esperança e o encorajamento de que precisamos para permanecer fortes, para testemunhar aos outros sobre Cristo.
Posso ser uma bênção para alguém, mesmo passando por um período de dificuldade.
Oremos pelas pessoas que estão se divorciando.