sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Boletim n°49 –30 dezembro 2007

Boletim n°49 –30 dezembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

Agradeçemos a Deus por 2007

“A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem reconhecerão como FAMÍLIA BENDITA DO SENHOR.” Is. 61.9

Chegamos ao final de mais um ano, e recebendo com entusiasmo o ano novo que se inicia.

Cada ano novo traz promessas de novos sonhos. Existem algumas que não mudam e dentre estas promessas temos uma tão grande que dá luz para a caminhada e esperança para o futuro: DEUS ESTÁ DIZENDO QUE ELE ESTÁ CONOSCO E NOS GUIARÁ PARA SEMPRE. Esta promessa nos fala da Sua presença contínua, implica em bênçãos e vitórias para nossas vidas, mas também implica na responsabilidade de sermos bênçãos para a vida de outros.

Como família de Deus, devemos aprender com todas as experiências, mesmo que algumas sejam difíceis, outras dolorosas, alegres e tristes, com muito esforço e grandes projetos, para que ao termino de mais um ano possamos sentir o sabor de grandes vitórias.

De uma coisa temos certeza de que Deus esteve e estará conosco em todo o tempo, nos fortalecendo quando estivermos fracos, nos animando quando quisermos desfalecer, nos encorajando quando bater o desanimo. Trazendo refrigério nos desertos da vida. Colhendo nossas lagrimas e transformando-as em adubos para a nossa plantação. Enchendo nossos braços com os frutos da colheita, conduzindo-nos por mananciais de águas, dando-nos regozijo de alegria. Fartando a nossa alma em lugares áridos. Enchendo-nos com o óleo de alegria em vez de pranto, vestes de louvor em vez de espírito angustiado. E em paz sendo guiados

Apesar de vivermos em uma sociedade corrupta e perversa, queremos transmitir a benção e o amor de Deus, aos nossos descendentes, passando este privilegio de geração em geração, Sabemos que estamos plantando em terra boa, para que a colheita seja abundante, queremos transmitir de Deus aquilo que temos aprendido, valores morais, éticos e espirituais.

Depende de cada um contribuir para construirmos uma sociedade mais justa, a começarmos em nós, em nossa casa.

Quando olhamos para Deus, temos a promessa que nossos filhos edificarão as antigas ruínas, levantando os fundamentos de muitas gerações, sendo reparadores de brechas e restauradores de veredas.

Não podemos nos conformar com a situação caótica em que vivemos, mas temos a responsabilidade de construirmos um mundo melhor. Se cada um fizer a sua parte teremos um lugar habitável, mas acima de tudo onde o amor, a justiça, o perdão sejam instrumentos de transformação.

Nesta caminhada você não está só, Deus está com você, deixe-o dirigir os seus passos, guiá-lo por caminhos de vitórias, vitórias em meio a crises, creia nas Suas promessas, aproprie de cada uma delas, e os seus caminhos serão cheios de luz.

Vamos deixar que o amor de Deus inunde o nosso ser, transformando o nosso coração, e faça com que este mundo seja formado por uma família bendita de Deus, de verdadeiros irmãos.

Desejamos que estas promessas sejam realidade para você e toda a sua família.

Aproveitando bem o tempo

PARA SUA REFLEXÃO:

Imagine que você tenha uma conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$86.400,00, que você tem que gastá-lo todo , porque não é permitido transferir o saldo para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faria? Certamente você iria gastar cada centavo... e muito bem gasto... é claro!

Todos nós somos clientes desse banco que se chama TEMPO. Todas as manhãs são creditadas para cada um de nós 86.400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado, como perda. Não é permitido acumular esse saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs sua conta é reiniciada e todas as noites as sobras se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo o presente, o seu deposito diário. Invista, então, no que há de melhor: Deus, família, saúde, felicidade, amor, sucesso. O relógio está correndo. Faça o melhor no seu dia-a-dia.

Para você perceber o valor de 1 ano, pergunte a um estudante reprovado na escola.

Para você perceber o valor de 1 mês, pergunte a uma mãe que teve seu filho prematuramente.

Para você perceber o valor de 1 hora, pergunte aos pais que esperam seus filhos regressarem de madrugada para casa.

Para você perceber o valor de 1 minuto, pergunte a uma pessoa que perdeu o avião.

Para você perceber o valor de 1 segundo, pergunte ao nadador que quase ganhou nas olimpíadas.

Por isso, valorize cada minuto, cada segundo que você tem. Lembre-se que o tempo não espera ninguém. O ontem é passado, não volta jamais. O amanhã é futuro, um mistério que não sabemos se vamos vivê-lo, mas o HOJE É UMA DÁDIVA DE DEUS, POR ISSO SE CHAMA “PRESENTE”.

Você nunca mais viverá o dia de hoje. Então viva intensamente cada segundo que lhe é concedido.

Lembre-se “A vida é belíssima, mas brevíssima”



Ezequiel

O LIVRO E A SUA MENSAGEM

A personalidade de Ezequiel reflete uma força mística. A proximidade de seu contato com o Espírito, suas visões e a freqüência com a qual a palavra do Senhor vinha até ele fornecem uma conexão entre os profetas extáticos mais antigos e os profetas e escritores clássicos. Suas experiências espirituais também anteciparam a atividade do ES no NT. A ele adequadamente pertence o título de “carismático”.
A mensagem de Ez foi endereçada ao resto dos pervertidos de Judá exilados na Babilônia. A responsabilidade moral do indivíduo é um tema de primeira importância em sua mensagem. A responsabilidade coletiva não mais resguarda o indivíduo. Cada um deve aceitar uma responsabilidade pessoal pela desgraça da nação. Cada um é responsável pelo seu pecado individual (18.24). Foi o peso do pecado acumulado de cada indivíduo que contribui para o rompimento do concerto de Deus com Israel, e cada qual leva uma porção da culpa pelo julgamento que resultou no exílio.
O livro está facilmente dividido em três seções: o julgamento de Judá (4-24), o julgamento das nações pagãs ( 25-32) e as futuras bênçãos pelo concerto de Deus com o povo (33-48).
Dois temas teológicos agem como um equilíbrio no pensamento do profeta. Na doutrina do homem em Ez, ele colocou a ênfase no dever pessoal (18.4: “a alma que pecar, essa morrerá”). Por outro lado, ele enfatizou a graça divina no renascimento da nação. O arrependimento do remanescente fiel entre os exilados resultaria na recriação de Israel a partir dos ossos secos (37.11-14). O divino Espírito os estimularia a uma nova vida. Por essa ênfase no ES na regeneração, Ez antecipava a doutrina do NT do ES, especialmente no Evangelho de João.

CONTROLE-SE!

A juventude tende a atender aos impulsos de maneira impensada, mas é preciso se controlar...

O mundo tem ofertas mil para oferecer aos jovens e aos velhos, porém o público jovem é o mais focado. Boates, barzinhos, festinhas, turmas, grupos, “galerinhas”, amigos, amigas, rolos, ficantes e por aí vai.

Infelizmente, muitos têm cedido aos desígnios errôneos do coração. A grande maioria dos “influenciáveis” pelas armadilhas que o diabo tem plantado no mundo são os jovens que estão achando praticamente tudo normal e ainda encontram na Bíblia, possíveis explicações para seus erros e suas escolhas.

As pregações mais “linha-dura” sobre céu e inferno têm deixado a desejar em muitos templos das várias denominações, visto que a pregação da vida abundante e maravilhosa, na qual Deus apenas nos dá e dá... e dá mais ainda são muito mais atraentes do que aquelas nas quais esse “dar” de Deus vem seguido de uma coisa essencial: amar a Deus acima de QUALQUER coisa.

Voltando ao assunto, os jovens estão nas igrejas levando vidas superficiais e, muitas vezes, vazias repletas de falsos significados. Estão deixando os desígnios mundanos invadir suas vidas e suas mentes dia após dia e, infelizmente, muitas vezes não são alertados disso. A prudência não é mais uma das principais virtudes na vida dos jovens, sejam eles cristãos ou não.

O que está acontecendo? Realmente, não sei. Mas sei que isso não é o melhor caminho a ser seguido, pois Jesus é o único caminho. E se Jesus não tem sido o centro, o alvo principal, você, com certeza, não está indo pelo caminho correto. Pode ser que lá na frente, depois de passar pelas pedras, pelos espinhos, pelos buracos, pelas armadilhas, pelas trancas nas portas, pelos muros que terá de pular e por muito mais que o caminho que não é de Deus te levará, você encontre a verdade e a verdade vá te libertar. Porém, pode ser que no meio dessa caminhada aparentemente feliz e cheia de prazeres, você encontre a morte e Deus não poderá fazer mais nada por você.

A Palavra de Deus nos alerta no livro de Provérbios: A sabedoria do prudente é entender o seu caminho, mas a estultícia dos insensatos é engano. (Provérbios 14.8). Os sinais estão muito claros e a volta de Jesus é iminente. É bom se lembrar que ele não fará avisos da sua volta, nem dará tempo de você repensar seu caminho enquanto ele estiver descendo dos céus para buscar seus filhos.

Ore e entenda que o que Deus quer para seus filhos é o que há de melhor. Se é “crente” e precisa sair e curtir para se sentir “completo”, ou acha que precisa disso, pois sente a falta de algo em sua vida, provavelmente tudo isso que te falta e que as saídas semanais não conseguem suprir seja suprido por uma única atitude: aceitar Jesus realmente em sua vida.

Pense nisso e seja prudente!

Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é?

Assim, se houve alteração, informe a secretaria. Assim, nossos


31 Dezembro Segunda

31 Dezembro - Segunda Sônia Maria Silva Vendrametto

01 Janeiro terça

01 Janeiro - terça Alessandra R. Cardoso

02 Janeiro Quarta

02 de Janeiro - Quarta Ana Carla

Angélica Pereira de Oliveira

Nadir Alves Dias

03 Janeiro Quinta

03 Janeiro - Quinta Ana Cláudia Alves Dias

Cleuza Gomes de Morais

Inês Moreno Lourenço

Maura Regina de Sá Tavares

04 Janeiro Sexta

04 Janeiro - Sexta Kelly Prieto

05 Janeiro Sabado

05 Janeiro - Sabado Rosângela Ap. Gomes dos Santos

Vilma Marques da Silva

06 Janeiro Domingo

06 Janeiro - Domingo Gilmar da Silva Santos

Vicentina Cardoso
































n
MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA SEMANA
Orar PARA:

* Louvando a Deus por todas as bênçãos recebidas em 2007, em especial pelos novos membros de nossa igreja.

* Orando abençoando o ano de 2008, pela realização dos sonhos que cada um depositou no baú.

* Que neste próximo ano haja um fortalecimento espiritual de cada membro da igreja e muitas vidas se convertam à Jesus.

* Orando abençoando toda a cidade de Arapongas, para que haja paz, saúde e alegria. Abençoando todas as autoridades constituídas.

* Clamando proteção a Deus de cada família de nossa igreja que está viajando nestas férias.

* Continue orando pela saúde:
- do pai da Ir. Rosana que está se recuperando de uma cirurgia;
- da sobrinha do Ir. Márcio da Rose que sofreu um acidente.


VAMOS NOS PREPARAR

ORE,
JEJUE,
SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008.



quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Boletim 48 - 23 de dezembro

Boletim n°48 – 23 dezembro 2007
EDITORIAL Pastor Heder


O natal de cristo

Em quase todo o mundo centenas de milhões de cristãos preparam-se para celebrar o nascimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, o Verbo de Deus, o qual “se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.”
Não obstante ignorar-se a data do Seu nascimento, comemoramos o magno evento com um misto de reverência, gratidão e júbilo, pois se não houvesse Natal o ser humano perder-se-ia para sempre.
Festejar condignamente o Natal é uma bênção e inspiração para todos quantos nasceram do Espírito ao tornarem-se filhos de Deus pela fé em Cristo. Viver diariamente o Natal de Jesus, nos nossos corações, conforta-nos, alegra-nos, torna-nos felizes.
Para muitos – triste é dizê-lo – o Natal não passa de uma boa oportunidade para se fazer negócio ou participar em festas. Filantropia de fachada, vitrines de conveniência política, religiosidade formal… eis no que se transformou, em não poucos indivíduos, essa maravilhosa realidade que é a natividade de Jesus.
Recordo de uns simples versos intitulados Natal e natais, transcrevo aqui.
“Dar abraço aos pobrezinhos, enxovais pra bercinhos, procurando ser bonzinhos. É natal filantrópico.
Silenciar o canhão, em tréguas de ocasião, chamando ao inimigo 'irmão'. Isto é natal político.
Participar em festanças, em banquetes e em danças, trocar cartões e lembranças. Eis o natal social.
As casas iluminar e as ruas decorar, pra mil coisas comprar. É natal comercial.
O velho presépio armar, pra ladainhas cantar: É natal religioso.
O Natal espiritual, não é nada de formal, nada de convencional, é Cristo Jesus nascer no intimo do nosso ser e n'Ele sempre viver!”
Natal – o Natal de Jesus Cristo – é sempre uma expressão doce, querida, desejada. É uma palavra que, qual flor odorífera, exala o suave e agradável aroma do amor, da paz, da esperança, da salvação.
Neste final de ano, o crente sensível à graça divina recorda, com um fervor de emoção, a natividade de Jesus, o Redentor do mundo e nosso eterno Rei e Senhor. De fato, o acontecimento é de tamanha importância para o gênero humano. Celebra-se, no mundo, o nascimento de guerreiros e políticos, de historiadores e poetas, de filósofos e cientistas, de escultores e pintores…, com mais forte razão deveria lembrar-se, de modo muito especial, a vinda à Terra do Salvador da humanidade.
Natal é para nós, seguidores de Jesus, uma palavra reconfortante, um vocábulo portador da mensagem de esperança e certeza. Por entre o negrume das trevas do materialismo e do pecado que domina os povos, refulge intensamente esta luz multissecular – Natal.
Natal é um farol que nos indica – viajantes do encapelado mar da vida – o rumo certo para a felicidade temporal e eterna. Natal é sinônimo de segurança, de refúgio, de estabilidade absoluta em Cristo. Natal é, igualmente, um convite à paz, à concórdia, à fraternidade.
Natal fala-nos eloquentemente de amor. Se não fora Deus amar-nos, Cristo Jesus jamais viria a este Planeta, por conseqüência o Natal do Messias prometido não seria hoje um glorioso fato.
O Criador amou-nos antes da fundação do mundo quando concebia o plano da salvação; amou-nos durante as dispensações subseqüentes, preparando o caminho do nosso Redentor; amou-nos em Belém e no Calvário; amou-nos na ressurreição de Jesus. Ama-nos ainda hoje!
Preza a Deus que as pessoas de boa fé, de boa vontade, que porventura se encontrem transviadas, alienadas do Criador, dêem crédito à mensagem que o Natal de Jesus encerra e proclama!
Feliz Natal em Cristo Jesus
AS TRÊS ÁRVORES

Conta-se que havia no alto de uma montanha três grandes árvores que, certo dia, teve um sonho, sonhavam o que seriam depois de grandes.
A primeira olhando as estrelas disse: - Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros e bens e coisas valiosas.
A segunda, olhando o riacho suspirou: - Eu quero ser um grande barco para transportar reis e rainhas, homens e mulheres senhores e servos ricos e pobres.
A terceira, olhando o vale disse: -- Quero ficar aqui mesmo no alto da montanha e crescer tanto até que as minhas folhas toquem o céu e que as pessoas ao olharem para mim levantem os olhos e pensem em Deus.
Muitos anos se passaram e certo dia, três lenhadores cortaram as árvores que estavam ansiosas em ser transformadas naquilo que sonhavam. Mas os lenhadores não costumavam ouvir ou entender de sonhos...
Que pena...
A primeira árvore acabou sendo transformada em um cocho de animais coberto de feno.
A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias.
A terceira foi cortada em grossas vigas e colocada de lado num depósito.
Então, desiludidas e tristes, as três perguntaram:
- Por que isso nos ocorreu?
Entretanto, numa bela noite, cheia de luz e estrelas, uma jovem mulher deu a luz e colocou seu pequeno filho naquele cocho de animais e, de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo. A segunda árvore transportava um homem que acabou por dormir no barco. E quando uma feroz tempestade quase afundava seu pequeno barco, o homem levantou-se e disse: -- Aquieta-te. E num relance, a segunda árvore entendeu que estava transportando o rei do céu e da terra.
Tempos mais tarde, numa sexta feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz, um homem foi pregado nela. Esta logo se sentiu horrível e cruel.
Mas logo no domingo seguinte, o mundo vibrou de alegria. E a terceira árvore percebeu que nela havia sido pregado um homem para a salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho ao olharem para ela.
As árvores haviam tido sonhos e desejos, mas, sua realização foi mil vezes maior do que elas haviam sonhado.
(Isaías 55:8, 9) - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Sonhem ousem sonhar, sonhem o melhor de Deus para seus filhos e os que virão depois deles como seus descendentes. Desejamos um Natal cheio do amor de Deus e um ano novo repletos das realizações dos sonhos de Deus em suas vidas
Portanto, não esqueça:
“Não importa o tamanho do seu sonho”.
Acreditando nele, sua vida ficará mais bonita e muito melhor para ser vivida.
LIVRO DE JEREMIAS


O LIVRO E A SUA MENSAGEM
O livro consiste principalmente em uma breve introdução (1.1-3), uma coleção de oráculos contra Judá e Jerusalém, que Jeremias ditou ao seu escriba Baruque (1.4-20.18), oráculos contra nações estrangeiras (25.15-38; caps 46-51), acontecimentos sobre Jeremias escritos em terceira pessoa, provavelmente por Baruque (caps 26-45), e um apêndice histórico (cap 52), que é quase idêntico a 2Rs 24-25. As profecias do livro não estão em ordem cronológica.
Jeremias tinha um coração compassivo para com o seu povo e orou por ele mesmo quando o Senhor lhe disse que não fizesse isso. Ainda assim, condenou os governantes, os sacerdotes e os falsos profetas por levar o povo à perdição. Atacou também o povo por sua idolatria e proclamou um juízo severo a menos que o povo se arrependesse. Conhecendo as intenções de Deus, defendeu a rendição à Babilônia e escreveu aos que já estavam no exílio para que se estabelecessem e vivessem suas vidas normalmente. Foi estigmatizado por muitos como traidor por causa da sua pregação. Entretanto, Jeremias tinha em seu coração o melhor para o povo. Sabia que a nação seria destruída caso a aliança de Deus não fosse honrada. Mas Deus também se interessava pelos indivíduos e seu relacionamento para com ele. Como Ezequiel, Jeremias enfatizou a responsabilidade individual.
Jeremias era apenas um jovem quando foi chamado para carregar uma severa mensagem de ruína ao seu povo. Tentou evitar essa tarefa, mas foi incapaz de permanecer calado. O povo tornara-se tão corrupto sob Manassés que Deus resolveu dar um fim à nação. Derrotado e levado ao exílio, o povo iria refletir sobre o que lhe acontecera e por quê. E depois do castigo e arrependimento apropriados, Deus traria uma remanescente de volta a Judá, puniria as nações que os havia punido e cumpriria a sua antiga aliança com Israel, Davi e os levitas. E ainda lhes daria uma nova aliança e escreveria
a sua lei em seus corações. O trono de Davi seria novamente estabelecido, e sacerdotes fiéis serviriam ao povo.
Os oráculos contra as nações estrangeiras ilustram a soberania de Deus sobre todo o mundo. Todas as nações pertencem a ele e todas devem a ele por sua conduta.

Aniversariante nossos


24 - Dezembro - Segunda
Tereza Cristina Maldonado

26 Dezembro - Terça
Alan Marcellus Fracaro da Silva
Lourdes Sinigália Filho

27 Dezembro - Quarta
Anderson Queiroz Andrade
Clarice Aparecida Puga

28 Dezembro - Quinta
David de Oliveira Barros

30 Dezembro - Sábado
David Alves Dias
Maria de Lourdes Alves de Almeida



MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA SEMANA


Orar PARA:

* Abençoando o comércio de nossa cidade e orando para que saibamos fazer as compras de final de ano com sabedoria.

* Pelos moradores do Vila Sampaio.

* Pelos novos Líderes de Ministérios eleitos pelo Concílio para administração do biênio 2008-2009.

* Pelos sonhos realizados e a serem realizados no tempo de Deus.

* Pela fraternidade familiar e liberação de perdão entre membros familiares.




VAMOS NOS PREPARAR
ORE,
JEJUE,
SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008.

AVISOS


NAS PRÓXIMAS QUARTAS-FEIRAS

DIAS 26 DEZEMBRO E 02 DE JANEIRO

NÃO HAVERÁ O CULTO DE ADORAÇÃO
DIA 31 DE DEZEMBRO

CULTO DA VIRADA DO ANO, INICO AS 22h00min – ENTREGA DOS SONHOS PARA 2008 E CEIA FRATERNAL – (TRAZER TALHERES)

sábado, 15 de dezembro de 2007

Boletim n°47 – 16 dezembro 2007

Boletim n°47 – 16 dezembro 2007

EDITORIAL Pastor Heder

O Sol da Justiça

"Mas, para vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e salvação trará debaixo das suas asas." (Malaquias 4.2).

Esta foi a última profecia do Velho Testamento a respeito da vinda do Messias ao mundo. Quando Jesus veio, Mateus testificou, dizendo: "O povo que estava assentado

em trevas viu uma grande luz; e aos que jaziam na região da sombra da morte, a luz raiou." (

Mt.4.16). Jesus é o sol da justiça.

Pensemos um pouco sobre o sol que conhecemos. Essa estrela magnífica nos ilumina todos os dias. Um único sol é capaz de iluminar todo o planeta terra, ao mesmo tempo em que ilumina outros planetas do nosso sistema. Se a terra fosse plana, ficaria to

da iluminada ao mesmo tempo, mas como é redonda, tem sempre uma parte "de costas" para o sol, ficando então na escuridão. Da mesma forma, se muitos estão em trevas espirituais é porque deram as costas para Deus. Se muitos estão perdidos na maldade, na condenação, não é por culpa de Deus, nem por incapacidade divina. Está escrito: "A mão do Senhor não está encolhida para que não possa salvar, nem o seu ouvido agravado para que não possa ouvir, mas as vossas iniqüidades

fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados escondem o seu rosto de vós para que não vos ouça." (Isaías 59.1-2).

Outra questão interessante sobre o sol é que, quando chega a noite, acendemos milhares ou talvez milhões de lâmpadas em toda parte, mas todas elas juntas não chegam a produzir uma mínima porcentagem do calor ou da luz que o sol produz. Isso nos mostra a insignificância dos recursos do homem diante da grandeza das obras de D

eus. Do mesmo modo, aquele que vira as costas para Jesus procura muitas lâmpadas para se iluminar e para se aquecer. São tantos falsos deuses, tantos santos, tantos guias, tantos amuletos, tantos talismãs, tantos objetos mágicos, mas tudo isso junto não produz nada que possa substituir a presença de Cristo na vida do homem.

Deixe de busc

ar luzes artificiais. Vire-se para a verdadeira luz, o sol da justiça, Jesus Cristo, o único Salvador. Ele mesmo disse: "Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas. Pelo contrário, terá a luz da vida." (João 8.12). Iluminados por Cristo não erraremos o caminho até às nossas moradas eternas nas regiões celestiais. Aleluia!

Pai,

você cumpre com o que promete?

Havia uma mãe que não sabia dizer "não" a um filho. Como não suportava as reclamações, birras e tumultos do menino, queria atender a todas as suas necessidades e reivindicações. Mas nem sempre conseguia, e, para evitar transtornos, ela prometia o que não podia cumprir. Tinha medo de frustrar o filho.

Essa mãe não sabia que a frustração é importante para o processo de formação da personalidade. Quem não aprende a lidar com perdas e frustrações nunca irá amadurecer. A mãe evitava transtornos momentâneos com o filho, mas não sabia que estava preparando uma armadilha emocional para ele. Qual foi o resultado?

Esse filho perdeu o respeito pela mãe. Ele passou a manipulá-la, explorá-la e discutir intensamente com ela. A história é triste, pois o filho só valorizava a mãe pelo que ela tinha e não pelo que ela era.

Na sua fase adulta, esse menino teve graves conflitos. Por ter passado a vida vendo a mãe dissimulando e não cumprindo a sua palavra, ele projetou no ambiente social uma desconfiança fatal. Desenvolveu uma emoção insegura e paranóica, achava que todo mundo queria enganá-lo e puxar o seu tapete. Tinha idéias de perseguição, não conseguia fazer amizades estáveis, nem parar nos empregos.

As relações sociais são um contrato assinado no palco da ida. Não o quebre. Não dissimule suas reações. Seja honesto com os jovens. Não cometa esta falha capital. Cumpra o que prometer. Se não puder, diga "não" sem medo, mesmo que seu filho esperneie. E se você errar nessa área, volte atrás e peça desculpas. As falhas capitais na educação podem ser solucionadas quando corrigidas rapidamente.

A confiança é um edifício difícil de ser construído, fácil de ser demolido e muito difícil de ser reconstruído.

Confie em Deus.

isaias

O LIVRO E A SUA MENSAGEM

Os 66 caps. do livro de Isaías (Is) podem ser agrupados em trê

s grandes seções, formadas, respectivamente, pelos caps. 1—39, 40—55 e 56—66.

Na primeira seção, Isaías condena com dureza os pecados e a infidelidade do seu povo, que, com a sua conduta, ofende a Deus, o Santo de Israel. Porque o Senhor, cuja glória e santidade são exaltadas pelos serafins (6.1-3), é um Deus justo, que exige justiça da parte daqueles que lhe tributam adoraçã

o; mas, enquanto não deixarem de ouvir, no povo, o clamor dos oprimidos (5.7), enquanto as mãos dos que dão oferendas e sacrificam estiverem manchadas de sangue inocente (1.15-17), o culto do Templo n

ão será outra coisa que um mero cerimonial insincero e vazio de conteúdo.

Isaías dedicou grande parte da sua mensagem aos responsáveis políticos e militares de Judá, especialmente àqueles que confiavam em salvar o país mediante pactos e acordos com outras nações (Cf. 30.1-5). O anúncio profético de Isaías esteve, em todo momento, ligado ao momento histórico da época; assim foi, no tocante à guerra “siro-efraimita”, referida nos caps. 7—12, chamados de “Livro do Emanuel” (7.14); e também no cerco posto em Jerusalém por Senaqueribe, rei da Assíria, (caps. 36—37).

Mas, junto aos prognósticos de juízo contra Jerusalém e contra Judá, o profeta também prevê o glorioso tempo da vinda do Messias. Quando ele chegar, se cumprirão às esperanças de Israel, e se tornarão realidade às palavras do anúncio... “O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz. Tens

multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste” (9.2-3).

Nesta primeira seção, aparecem misturadas algumas mensagens que correspondem a diversos contextos históricos. É o caso dos oráculos contra as nações pagãs, agrupados nos caps. 13—23, ou o “Apocalipse de Isaías” em 24—27, ou os poemas de 34—35, ou os relatos de 36—39.

Vivendo a Vida.

Em Um Nível Totalmente Novo

Foi-nos dado um tremendo presente, a liberdade de

escolha. E para cada escolha que fazemos podemos esperar uma conseqüência certa. Creio que há três escolhas principais que estão sempre diante de nós: a escolha de ser preguiçosa, a escolha de ser medíocre e a escolha de ser excelente. Enquanto grande parte da humanidade está presa na “mira da mediocridade”, aqueles que adotam uma caminhada de excelência

encontram as recompensas reais. Eles vivem em um nível totalmente novo, experimentando a verdadeira realização e a satisfação que muitos outros perderam.

A fim de cultivar o desejo de chegar até mais alto e ser o melhor que podemos ser, precisamos ter um entendimento claro das diferenças entre ser preguiçoso, ser medíocre e ser excelente. Embora não possamos nos encaixar inteiramente na categ

oria de preguiçosos ou

medíocres, creio que temos espaço para melhorar. Sair do nível mais baixo de preguiça das três escolhas, preguiçoso é a mais destrutiva. O livro de Provérbios tem muito a dizer sobre o homem preguiçoso. Provérbios 24:30-31 diz: Passei pelo campo do preguiçoso e junto à vinha do homem falto de entendimento; e, vendo, eis que tudo estava cheio de espinhos, e a sua superfície coberta de urtiga, e o seu muro de pedras em ruínas.

Essa descrição me faz lembrar muitas casas abandonadas que já vi. As janelas eram fechadas com tábuas, a grama não estava cortada e havia lixo em todo o jardim em cada lugar havia bagunça. É uma cena lamentável de se ver, mas é um exemplo perfeito do fruto da preguiça. Um homem preguiçoso faz somente o que se sente bem em fazer, o que é geralmente nada. Ele quer que tudo seja fácil. Como resultado, ele acaba vivendo uma vida infeliz e

geralmente cheia de ciúme, inveja e ressentimento. Ele é normalmente desatencioso, não planeja o futuro e falha em tomar conta das coisas. Cedo ou tarde, ele perde até o controle financeiro ao lidar com as despesas de seus filhos.

Dizem as Escrituras: ... um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso assim

sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado. (Provérbios 24:33-34) Mesmo que a maioria de nós não se encaixe inteiramente nessa categoria, creio que há certas áreas de nossa vida nas quais podemos ter uma atitude preguiçosa somos passivos ao invés de ativos ao lidarmos com as coisas. Por um instante, podemos d

esejar ter um pastor com pregações poderosas, mas não estamos dispostos a fazer o esforço para orar por ele. Podemos desejar ter um governo melhor, mas não tiramos tempo para nos informarmos sobre as questões e votar. Ou podemos desejar ter vitória acima da tentação, assim como sobre a fofoca, a preocupação e o medo, mas não estamos dispostos a resi

stir a elas falando a palavra de Deus. Em outras palavras, reconhecemos que há um problema, mas não estamos dispostos a nos comprometermos e nos esforçarmos para solucioná-lo.

Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um

telefonema, não é? Assim, se houve alteração em suas informações, informe a secretaria.

17 Dezembro Segunda

Carolina Matarelli Miranda

18 Dezembro terça

Meire Helen Maciel Porfírio

Rodrigo André de Lima Marins

Silene Zaneti dos Reis

19 Dezembro Quarta

Onésimo Pereira da Silva

20 Dezembro Quinta

Fernanda Raquel Thomaz de Araújo

21 Dezembro Sexta

Adriana Soares de Oliveira

Fernanda Taques de Souza

Kalem R. Santos

22 Dezembro Sábado

Tereza dos Anjos Moraes

23 Dezembro Domingo

Janderson José da Cunha

Lourdes Cleonice Mendonça

Roberto Liberato

Motivos de Oração para a Semana

















MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA SEMANA


* Pela direção de Deus no próximo concílio local, a ser realizado no dia 18 de dezembro. Que Deus direcione a eleição dos próximos líderes de nossa igreja.

* Pelo bispo João Carlos, abençoando todas as decisões a tomadas, de forma especial, as nomeações pastorais.

* Abençoando o comércio de nossa cidade e orando para que saibamos fazer as compras de final de ano com sabedoria.

* Pelos moradores do Conjunto San Rafael.

* Orando pela saúde:

- do pai da Ir. Cida Amaral, esposa do Binão, que está hospitalizado.

convocação

Pr. Heder de Medeiros Rodrigues, convoca a todos os membros do rol da igreja para CONCILIO LOCAL a ser realizado no dia 18 de dezembro, terça feira, às 20:00 horas , na rua Marabú, 14, onde serão eleitos novos líderes de Ministérios que administração nossa Igreja.

VAMOS NOS PREPARAR

ORE,

JEJUE,

SONHE COM SEUS PROJETOS PARA 2008.


quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Uma Carta de Amor do Pai para você!

Meu filho,

Você podes não me conhecer, porém eu sei tudo sobre ti... Sl. 139:1
Eu sei quando você deita e quando te levantas... Sl. 139:2
Eu conheço todos os teus caminhos... Sl. 139:3
Até os cabelos de sua cabeça são contados... Mt. 10:29-31
Pois foste feito à minha imagem.... Gn. 1:27
Em mim vives e se moves, e tens existido... At. 17:28
Por seres você minha descendência... At. 17:28
Eu já te conhecia bem antes da tua concepção... Jr. 1:4-5
E te escolhi ainda quando planejava a criação... Ef. 1:11-12
Você não é um erro, pois todos os teus dias foram escritos em Meu Livro... Sl. 139:15-16
Eu determinei a hora exata de teu nascimento e onde deverias viver... At. 17:26
Fostes feito de forma admirável e maravilhosa... Sl. 139:4
Eu lhe formei no ventre de tua mãe... Sl. 139:13
E lhe tirei do ventre de sua mãe no dia em que nasceste... Sl. 71:6
Eu tenho sido mal interpretado por aqueles que não me conhecem... Jo. 8:41-44
Eu não me encontro distante nem estou furioso, porém sou a completa expressão de amor... Jo. 4:16
E é meu desejo gastar meu amor em ti, simplesmente porque és meu filho, e eu teu Pai... I Jo. 3:1
Eu lhe ofereço mais que seu pai terrestre jamais poderia oferecer... Mt. 7:11
Pois sou Eu, o Pai perfeito... Mt. 5:48
Cada bom presente que recebes vem de minha mão... Tg. 1:17
Pois sou aquele que provê e supre todas tuas necessidades... Mt. 6:31-33
Meu plano para seu futuro foi, desde sempre, preenchido com esperança... Jr. 29:11
Pois Eu lhe amo com amor eterno... Jr. 31:3
Meus pensamentos para contigo são incontáveis, como a areia da praia... Sl. 139:17-18
E Eu me regojizo contigo em canções... Sf. 3:17
Eu nunca irei parar de te fazer o bem... Jr. 32:40
Pois és propriedade de meu tesouro... Êx. 19:5
Eu desejo te estabelecer com todo meu coração e toda minha alma... Jr. 32:41
E desejo lhe mostrar coisas grandes e maravilhosas... Jr. 33:3
Se me procurares com todo o teu coração, me encontrarás... Dt. 4:29
Alegra-te em mim e Eu te darei todos os desejos de teu coração... Sl. 37:4
Pois sou Eu quem te coloco estes desejos... Fp. 2:13
E sou capaz de fazer mais por ti do que jamais poderia imaginar... Ef. 3:20
Pois sou Eu teu maior encorajador... 2 Ts. 2:16-17
Eu sou o Pai que te conforta em todos teus problemas... 2 Cor. 1:3-4
Quando estás quebrantado, Eu estou próximo de ti... Sl. 34:18
Como um pastor que leva um cordeiro, Eu te tenho carregado junto ao coração... Is. 40:11
Um dia irei secar cada lágrima de teus olhos e afastar de ti toda a dor que tenhas sofrido nesta terra... Ap. 21:3-4
Eu sou teu Pai, e Eu lhe amo tal como meu filho, Jesus... Jo. 17:23
Pois em Jesus, meu amor por você foi revelado... Jo. 17:26
Ele é a exata representação de meu ser... Hb. 1:3
Ele veio para demonstrar que Eu estou por você, não contra você... Rm. 8:31
E para dizer que não estou contando seus pecados... 2 Cor. 5:18-19
Jesus morreu para que você e Eu, então, pudéssemos nos reconciliar... 2 Cor. 5:18-19
Sua morte foi a minha expressão suprema de amor por ti... 1 Jo. 4:10
Eu desisti de tudo que amava para poder ganhar o seu amor... Rm. 8:31-32
Se receberes o presente de meu Filho Jesus, recebes-me a mim... 1 Jo. 2:23
Então, nada irá te separar de meu amor novamente... Rm. 8:38-39
Vem e Eu irei fazer a maior festa que nos céus já foi vista... Lc. 15:7
Eu sempre fui teu Pai e sempre serei teu Pai... Ef. 3:14-15
Minha pergunta é... Serás tu, meu filho?... Jo. 1:12-13
Eu estou aguardando por ti... Lc. 15:11-32

Com amor,
Teu Pai, o Deus Onipotente.

Fonte da Vida... JESUS

“Quem beber desta água terá sede outra vez,

mas quem beber da água que eu lhe der

nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará

nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

(João 4:13-14)

Essa frase foi dita por Jesus Cristo em um de seus encontros com uma pessoa relatada na Bíblia Sagrada. Jesus havia parado perto de um poço por volta do meio-dia e ali se deu um encontro que mudaria para sempre a vida de uma mulher solitária e vazia em seu interior. Posso afirmar que ela vivia uma vida vazia porque mesmo tendo passado por vários relacionamentos amorosos, aquela mulher se encontrava carente de carinho e de companhia que lhe fizesse bem. Ela era conhecida como uma mulher Samaritana por várias pessoas. Mas Jesus via naquela mulher algo muito mais importante do que outras pessoas poderiam ver. Jesus olhava dentro daquela mulher e Ele sabia que a sede dela não era apenas de uma água tirada de um poço. Jesus sabia que a sede daquela mulher era pela ausência de alegria e realização em seu interior. O estilo de vida daquela mulher não lhe garantia realização em seu interior, em seu coração.

Muitos jovens têm caminhado exatamente como essa mulher que se encontrou com Jesus Cristo. Muitos acreditam que relacionamentos após relacionamentos os farão mais completos e realizados de um vazio que apenas Jesus pode de fato preencher. Muitos jovens têm se frustrado por estarem buscando dessa água em lugares que apenas poderão experimentar uma alegria passageira, sem compromisso ou retorno garantido. Conheço muitos homens e mulheres que se machucam por não terem coragem de procurar a única fonte de água viva: Jesus Cristo. Preferem sofrer por causa dos modismos desse mundo enquanto que a melhor companhia que podemos ter já está perto de todo aquele que invocar o Seu nome santo e amoroso. Jesus está perto de todo aquele que O buscar. Ele quer saciar a sede dos sedentos por uma água que jamais acabará!

Quando aquela mulher entendeu com quem falava, sua vida foi totalmente transformada. O amor de Jesus e a forma como Ele se apresentou para aquela mulher foi o suficiente para preencher seu vazio, suas carências e suas desilusões em todas as áreas de sua vida.

Permita-me escrever algo mais pessoal para você: Sua sede de Deus pode acabar agora!

Você não precisa pegar um balde e caminhar na direção de um poço como fez aquela mulher. Na verdade você só precisa abrir seu coração e falar com toda a sua força: - Jesus, vem preencher o vazio da minha vida! Eu quero experimentar dessa água viva que só o Senhor pode me dar. Você será cheio de uma água que jamais acabará. Essa fonte de água viva estará dentro de você para sempre. Sua alegria não terá fim, pois o próprio Jesus se tornará sua melhor companhia dia após dia!

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Amar ao seu próximo como a voce mesmo!

"Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou:

Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?

O homem respondeu: Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente E ame o seu próximo como você ama a você mesmo?

A sua resposta está certa!, disse Jesus Faça isso e você viverá! Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: Mas quem é o meu próximo?

Jesus respondeu assim:

Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada Também um levita passou por ali Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: Tome conta dele Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.

Então Jesus perguntou ao mestre da Lei:

Em sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? Aquele que o socorreu! Respondeu o “mestre da Lei E Jesus disse: Pois vá e faça a mesma coisa”

Existem três pontos nessa ilustração que são a chave do entendimento da mesma, que são:

1 A pergunta do mestre da lei: "Quem é o meu próximo?"

2 A pergunta do Senhor Jesus: "Qual dos três foi o próximo do homem assaltado?"

3 A resposta do mestre da Lei: "Aquele que o socorreu"

Da mesma forma, quando servimos alguém nós nos tornamos o próximo dessa pessoa. Dessa maneira, qual a dificuldade que alguém terá para amar o seu próximo?

Qual a dificuldade que você teria em amar alguém quem te ajudou que se importou com você?

Viu como é fácil obedecer aos mandamentos de Deus?

Olhando as coisas por essa ótica torne-se amável, torne-se o próximo de alguém e ajude-o a cumprir o mandamento de Deus. Veja como essa palavra dá um golpe mortal na ingratidão. Considerando que nosso Senhor nos manda amar até mesmo os inimigos, como então se torna forte o mandamento para amar os amigos, aqueles que nos socorrem, tais como o pai, a mãe, o patrão, o pastor, o professor, o policial, o lixeiro, o rapaz da companhia de água, de luz, de telefone, o repórter que se dispõe a me dar notícias, enfim, todos aqueles que de alguma forma nos servem e fazem com que nós sejamos quem somos.

Contudo, não fique esperando que alguém ame você. Torne-se amável e ame, ame ao seu próximo como a ti mesmo.