quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O maior ou menor, primeiro ou último

Subir na vida, crescer, ter uma boa posição social e outras idéias semelhantes são uma espécie de obsessão da humanidade. Muitos querem estar por cima e dominar a situação. Às vezes, até na vida Cristã parece haver uma concorrência para ver quem é o melhor.

Dois homens oravam, mas apenas um deles foi justificado por Deus. Dois homens oravam, mas apenas um deles fez um pedido a Deus. Dois homens oravam um exaltando-se e o outro se humilhando. Um deles, que se achava salvo, encontrava-se perdido. O outro que se achava um caso perdido, através de sua humildade, alcançou a graça. Jesus contou a história deles assim:

Propôs também esta parábola a alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo com o propósito de orar: um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, posto em pé, orava de si para si mesmo, desta forma: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano; jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho. O publicano, estando em pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus sê propício a mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. Lucas 18:9-14

O primeiro homem achava que através de sua justiça pessoal podia se exaltar. Segundo o que vemos na história, ele não fez nada de errado, e de acordo com a lei, era um homem justo. Pelo menos, era isso que ele achava! Mas, ele foi humilhado por Deus. O segundo homem humilhou-se perante Deus. Era um homem cheio de falhas e pecados. E, ele sabia disso. Deus também sabia. E, por causa da sua atitude humilde e arrependida, Deus o exaltou. Sem mudança, o primeiro não seria ouvido por Deus, não seria justificado por Deus, e certamente perderia a sua alma. Pela sua humildade, o último obteve graça, perdão e justificação.

Jesus ensinou sempre qual a postura do ser humano para alcançar a salvação, sua graça, seu perdão, sua misericórdia. Os humildes reconhecem sua condição diante de Deus, pedem perdão, clamam por sua misericórdia e recebem. Por causa disto todo homem deve buscar a humildade como base para sua vida. É melhor olharmos primeiro e principalmente para as nossas próprias falhas e pecados.

A salvação é concedida aos humildes de coração. Precisamos pensar e viver de acordo com esta virtude, pois os últimos serão primeiros. Ser humilde é ser o menor. Este é o meio de entrar no reino da graça e permanecer nele.

Nenhum comentário: