Boletim n°52 – 20 JANEIRO 2008
EDITORIAL Pastor Heder
Caminhos difíceis,
Destinos Gloriosos
Neste caminho para a terra prometida existem serpentes. Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.
O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.
Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele.
Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por quê Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por quê Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro.
Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.
FAÇA SUA FAMILIA FELIZ
Esta é uma história de um homem que contratou um carpinteiro para ajudar a arrumar algumas coisas na sua fazenda.
O primeiro dia do carpinteiro foi bem difícil. O pneu da seu carro furou, fazendo com que ele deixasse de ganhar uma hora de trabalho; a sua serra elétrica quebrou; e aí ele cortou o dedo; e finalmente, no final do dia, o seu carro não funcionou.
O homem que contratou o carpinteiro ofereceu uma carona para casa, e durante o caminho, o carpinteiro não falou nada. Quando chegaram a sua casa, o carpinteiro convidou o homem para entrar e conhecer a sua família.
Quando os dois homens estavam se encaminhando para a porta da frente, o carpinteiro parou junto a uma pequena árvore e gentilmente tocou as pontas dos galhos com as duas mãos.
Depois de abrir a porta da sua casa, o carpinteiro transformou-se. Os traços tensos do seu rosto transformaram-se em um grande sorriso, e ele abraçou os seus filhos e beijou a sua esposa.
Um pouco mais tarde, o carpinteiro acompanhou a sua visita até o carro. Assim que eles passaram pela árvore, o homem perguntou pôr que ele havia tocado na planta antes de entrar em casa.
- Ah! esta é a minha planta dos problemas.
Eu sei que não posso evitar ter problemas no meu trabalho, mas estes problemas não devem chegar até os meus filhos e minha esposa. Então, toda noite, eu deixo os meus problemas nesta árvore quando chego em casa, e os pego no dia seguinte.
E você quer saber de uma coisa? Toda manhã, quando eu volto para buscar os meus problemas, eles não são nem metade do que eu me lembro de ter deixado na noite anterior. Sabe é interessante, como temos a mania de contaminar o ambiente familiar, com nossa insatisfação, fora dele.
Muitas pessoas chegam do trabalho tão tensas, que preferem nem conversar com ninguém, sentam na frente da televisão e só sai na hora de dormir, não conversa com os filhos, não dá beijo de boa noite, não elogia, não procura saber como foi o dia deles, é só cara feia, o tempo todo.
Mulheres que não conversam com o marido, só reclamam. Esposo que só sabe gritar e brigar, dentro de casa.
Com isso , as famílias vão se desfazendo, pois não sabemos separar as coisas. Em Mateus 11:28, Jesus diz: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.”
QUERIDO(a) você que anda cansado, está sem forças de tanto trabalhar. Você que está estressado, já está no seu limite. Você que enfrenta dificuldades fora de casa, não se esqueça , sua casa é o seu Edem, seu lugar de descanso. Em IPedro 5:7: “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” Lançar sobre ele, o que te angustia, o que te perturba, entregar a ele tudo o que te deixa alterado (a) com a família, entregue a ele e tudo o mais ele fará.
Depois dessa entrega, estará pronto, para entrar em casa.
Seja feliz e faça sua família feliz.
Dê um abraço apertado, beija, diz que ama, vai ver o quanto te fará bem. Descanse, enquanto Jesus cuida de seus problemas.
Nosso desequilíbrio financeiro tem provocado constantes conflitos. (Marido/Esposa)
Quando a causa são as finanças.
“Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? E o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? Ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e a vossa alma se deleite com a gordura” (Is. 55:2).
Segundo uma pesquisa feita por um jornal nos Estados Unidos, setenta por cento das nossas preocupações se concentram no dinheiro. Elsie Stapleton, especialista em economia doméstica, disse: “Muitas vezes o problema não está em não ter dinheiro suficiente, mas em não saber gastar o dinheiro que se tem”. Na lista das causas dos conflitos no casamento, o desequilíbrio financeiro encontra-se como um dos principais problemas. Fatores de ordem econômica podem desestabilizar um bom relacionamento conjugal. Nunca se esqueça desta verdade: o segredo do sucesso financeiro não está no ganhar muito dinheiro, mas sim no “como se administrar” o que se ganha. Existem pessoas que ganham razoavelmente bem, mas não constróem nada, outras ganham bem menos e conseguem formar um bom patrimônio. A causa primária do desequilíbrio financeiro é a falta de uma boa economia doméstica.
É preciso administrar o dinheiro com sabedoria.
- Dezoito regras que podem ajudar -
1) Crie o hábito de anotar.
2) Os especialistas em economia doméstica recomendam que conservemos um registro exato de todo dinheiro que gastamos durante o primeiro mês – ou se possível durante três meses. Isso serve para que se tenha uma visão ampla de como gastamos o dinheiro. Você sabe para onde o seu dinheiro está indo?
3) Faça um orçamento realmente sob medida, que se ajuste às suas necessidades! A idéia de um orçamento não é tirar a alegria da vida; e dar-nos uma sensação de segurança que, em muitos casos, nos liberta das preocupações e mantém nossas despesas dentro da renda familiar.
4) Aprenda a empregar bem o seu dinheiro.
5) Se o dinheiro que você tem foi ganho com sacrifício pessoal, não se deve gastar sem critério. De certa forma, dinheiro é vida. A pessoa deixa parte de sua vida na empresa e no trabalho, que se transforma em dinheiro no final do mês.
6) Não aumente, com a sua renda, as suas dores de cabeça.
7) Não gaste mais do que ganha.
8) Antes de comprar pergunte: o que, quando, onde e como comprar?
9) Questione se realmente precisa do que está comprando
10) Não viva de aparência.
11) Faça investimento hoje, pensando no bem-estar e segurança para o futuro.
12) Não gaste dinheiro antes de ganhar-lo.
13) Não faça extravagância em nenhuma direção.
14) Saiba onde quer chegar; tenha objetivos e saiba estabelecer metas;
15) Não desperdice.
16) Seja generoso com os pobres.
17) Seja dizimista.
18) Tenha compromisso com prioridades.
Quem administra bem o dinheiro que ganha faz milagres.
Ensino Biblico
JOEL
Conteúdo
Frase Chave: “O Dia do Senhor”
Mensagem: “O valor e a importância do arrependimento".
ESTILO: Elevado. O livro está escrito de maneira enérgica e elegante.
PENSAMENTO CHAVE: O arrependimento nacional e suas bênçãos.
MARCO HISTÓRICO: Uma praga de gafanhotos e uma seca severa. Vistas como castigos pelos pecados do povo. A praga foi uma profecia das invasões vindouras dos exércitos dos inimigos de Judá.
FRASE CHAVE: O dia do Senhor, 1:15; 2:1,11,31; 3:14.
O DIA DO SENHOR
(1) Um tempo de juízo sobre o povo por causa de seus pecados.
(a) A praga de gafanhotos, 1:4-9.
(b) A seca severa, 1:10-20.
(c) A invasão dos inimigos, 2:1-10.
(2) Chamados ao arrependimento e à oração, 2:12-17.
(3) Promessas de libertação futura, 2:18-20.
(4) Será uma época de grande bênção.
(a) Na natureza, copiosas chuvas garantirão abundantes colheitas, 2:23-24.
(b) O derramamento do Espírito Santo promoverá um grande avivamento, 2:28-32.
(5) No vale de Josafá.
(a) As nações gentílicas serão julgadas, 3:1-16.
(b) Sião receberá um bênção gloriosa, 3:17-21.
PORÇÕES SELETAS
(1) O arrependimento de todo o coração, 2:12-17.
(2) Promessas do derramamento do Espírito nos últimos dias, 2:28-32.
Aniversariantes da Semana
Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe a secretaria par alteração.
FELIZ ANIVERSÁRIO
Janeiro
DIA 21 – Segunda feira
Abelardo José Elias
Arthur Vicentim
Marcela Comar Gresczysczyn
Neusa Carvalho Orellana
DIA 22 - Terça feira
Carlos Alberto Busko
Jéssica Sinigali da Silva
Meyre Ellen Gomes
DIA 25 - Sexta feira
Renan Silva Roza
DIA 27 – Domingo
Silvia Maria de Souza Sirino
MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA
Orar PARA:
* Que Deus tire de seu povo toda a ansiedade e inquietação quanto ao nosso futuro. Que neste ano, aprendamos a confiar nas providências divinas e a descansar em Seu amor.
* Pelo crescimento do evangelho de Jesus no Jardim Lorena.
* Pela unidade das igrejas evangélicas, orando para que sejam dinamizadas as atividades do Conselho Pastoral em nossa cidade, promovendo grandes eventos evangelísticos.
* Que Deus desperte pessoas para trabalharem no Ministério Infanto-juvenil de nossa igreja, dando estratégias de estruturação para este novo ministério.
* Continue orando:
- Pelas férias do pastor e sua família, clamando proteção divina.
- Para saúde da Ir. Candinha que está no Hospital do câncer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário