segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Boletim n°53 – 27 JANEIRO 2008

Boletim n°53 – 27 JANEIRO 2008

EDITORIAL Pastor Heder

CAminhos difíceis,

destinos gloriosos

Quando lemos o Antigo Testamento (AT) não encontramos a ordem expressa de batizar. O culto do AT está centralizado, especialmente, no sacrifício do cordeiro, que pré-figura o sacrifício de Jesus para a salvação de todos. A ordem do batismo cristão é dada pelo próprio Jesus, após sua ressurreição, quando ordena: “Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.20). No entanto, antes da ordem de Jesus, João Batista começou a batizar nas águas do rio Jordão. Este era um fato novo que estava reunindo multidões no deserto. João convidava as pessoas ao arrependimento e os que confessavam seus pecados eram por ele batizados.


Quando Jesus foi batizado por João Batista, os céus se abriram, o Espírito Santo desceu sobre Jesus, como uma pomba, e do céu se fez ouvir a voz que dizia: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria” (Mt 3.17). Jesus não tinha pecados para confessar e não precisava ser batizado. Mas ele assumiu o pecado e a culpa de todos e por isso disse a João: “Batiza-me, porque é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer” (Mt 3.15). Mas o batismo de Jesus tem ainda um significado especial. Pedro afirma que Jesus, no dia do seu batismo, foi ungido com o Espírito Santo e com poder (At 10.38). A unção era uma cerimônia destinada a reis, sacerdotes e profetas. Eles eram ungidos (óleo derramado sobre a cabeça) em sinal de instalação no seu ofício. Desta forma eram separados para um serviço especial. Pedro explica que Jesus foi ungido, ou seja, foi separado por Deus para ser o Senhor e o Salvador de todos.

Mas o próprio Pedro precisava aprender e reaprender essa verdade. Nascido e criado dentro do judaísmo, ele tinha muita dificuldade em ver as pessoas de outros povos e raças como pessoas, igualmente, amadas por Deus. Por isso, Deus precisou modificar, primeiramente, o coração e as atitudes do próprio Pedro, para que ele se tornasse um mensageiro do Cristo vivo para todos.

Todos nós aceitamos e confessamos, sem dúvidas e sem preconceitos, que Cristo é Senhor de todos, mas também temos dificuldade em aceitar os que são diferentes de nós. Também estamos presos ao nosso jeito de ser igreja e de ver as coisas. Por isso Deus precisa nos mostrar, dia após dia que, em Jesus, Ele ama a todos indistintamente e é Senhor sobre todos. Isso nos leva a algumas aplicações dessa verdade para nossas vidas:

1) No dia do nosso batismo fomos ungidos com o Espírito Santo e separados para serem filhos de Deus e testemunhas do seu amor para todos.

2) Se Deus não faz distinção entre pessoas então nós também não vamos discriminar ninguém, mas anunciar a Lei e o amor de Deus para todos.

3) O consolo: Sendo Senhor de nossas vidas, estamos seguros sob seu governo. Portanto, deixemos Deus ser Deus em nossas vidas!

Que Deus os Abençoe.

IMPORTANCIA DA FAMILIA FELIZ

Vivemos dias em que a família, que é um projeto de Deus, tem sido terrivelmente atacada por todos os lados, em nome de uma modernização da sociedade. Porém, a sociedade só será sadia se for baseada em uma estrutura familiar sadia. E a família só será sadia ser for conduzida debaixo de princípios eternos, imutáveis oriundos da Palavra de Deus que é a Bíblia Sagrada.

O Salmo 127.1 diz: "Se não for o Senhor o construtor da casa, será inútil trabalhar na construção". E o Salmo 128 deixa bem claro que, aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos, será próspero e terá uma família próspera e estável e verá a sua descendência. Vale a pena ter a nossa família sendo conduzida pelos caminhos do Senhor.

Além, da qualidade de vida que experimentamos no âmbito familiar, temos muitos outros benefícios oriundos desta aliança. Vejamos os benefícios da família:

Ninho de proteção emocional e físico. Onde o grave problema da solidão é resolvido (Sl 68.6) Desenvolvimento do amor e da afetividade.

O modelo de amor verdadeiro, estável, sem riscos emocionais é vivido dentro da família.

Local de ensinamentos de princípios que nortearão a vida de uma pessoa, para o bem viver diário, e para o sucesso ao longo da vida.

Local de formação de indivíduos úteis a sociedade. Em casa os membros da família aprenderão a servir e construir o seu futuro em bases sólidas.

Mas, não podemos nos iludir, temos, além do nosso adversário espiritual que luta contra a família para desintegrá-la, para que forme cidadãos disfuncionais, e que serão presas fáceis, temos também outros fatores desintegradores em ação.

Vejamos, o que age contra a saúde da família:

Modelo falido vindo através dos pais, tradições neuróticas e inúteis, modelo equivocado vindo através da mídia, prioridades invertidas dentro do lar, divisões vindas através de conflitos de interesses (Mc 3.25).

Vejo porém, que precisamos lutar incansavelmente por uma sociedade sadia, igreja sadia, através de famílias sadias.

Vejamos quais medidas que precisamos tomar:

Preservar e proteger: Abrir guerra contra todo tipo de ameaça contra a nossa casa.

Valorizar a família (pais e filhos): Depois da nossa salvação a família é a maior dádiva de Deus para o ser humano.

Defender os valores familiares, como: Amor, comunhão, perdão, aceitação, companheirismo e outros.


Buscar modelos sadios na Bíblia e também através de uma liderança que seja modelo.

Exercer o perdão a exemplo de Jesus. Tiago 2.13 diz: "Porque será exercido juízo sem misericórdia sobre quem não foi misericordioso. A misericórdia triunfa sobre o juízo"

Exercer o ministério da reconciliação: 2 Coríntios 5.18 diz: "tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação"

Depender de Jesus para cura das feridas emocionais e da auto-imagem: Vejamos o que diz o Salmo 147.3 - "Só Ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas".

Podemos concluir que a família é o maior projeto de Deus na terra, é uma instituição indestrutível pois foi idealizada pelo próprio Deus e por Ele defendida.


Sei que hoje você pode declarar que Eu minha casa serviremos ao Senhor (Josué 15.24).

Confie nos caminhos de Deus

Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos... porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos. ISAÍAS 55.8-9

Você sabia que a falta de compreensão de como Deus faz as coisas pode desgastar sua vida? Se você não compreender os caminhos de Deus, pode terminar lutando e resistindo às coisas, pensando que são ataques do diabo, quando, na realidade, são uma tentativa de Deus operar algo bom em sua vida. Você sabe que Deus não faz coisas ruins.

Mas algumas vezes você pode falhar em perceber que tudo o que parece ruim não é necessariamente prejudicial à sua vida. Lembrar-se de que os caminhos de Deus não são seus caminhos o ajudará a confiar nEle, mesmo quando suas circunstâncias forem difíceis de compreender. Ao terminar este dia agitado, simplesmente coloque-se nas mãos do Deus Todo-Poderoso e descanse no conhecimento de que Ele é bom e sabe o que é melhor para você.

Ensino Biblico AMÓS

Conteúdo
O livro de Amós é basicamente uma mensagem de julgamento sobre as nações, oráculos e visões de julgamento divino sobre Israel. O tema central do livro é que o povo de Israel havia quebrado seu concerto com Deus. Como resultado, o castigo de Deus sobre eles por causa do pecado será severo.

Amós começa com uma série de acusações contra os sete vizinhos de Israel, incluindo Judá, e, depois, ele acusa Israel (1.3-1.16). Cada nação estrangeira tem de ser castigada por ofensas especificas, seja contra Israel ou qualquer outra nação. Esse julgamento sobre as nações nos ensina que Deus é um Monarca universal. Todas as nações estão sob seu controle. Elas têm de prestar contas a Deus pelos maus tratos às outras nações e povos. Israel e Judá, todavia serão punidos porque eles quebraram seu concerto com Deus.

A seção seguinte (3.1-6.14) é uma série de três oráculos ou sermões direcionados contra Israel. Eles incluem a ameaça de exílio. Uma terceira seção (7.1-9.10) é uma série de cinco visões e julgamento, em duas das quais Deus se retira. Finalmente, Amós promete restauração para Israel (9.11-15). A obra do Espírito Santo não é mencionada especificamente em Amós. O processo da inspiração do profeta e a revelação da mensagem de Deus são geralmente atribuídos por outros profetas ao Espírito (Is 48.16; Ez 3.24; Mq 3.8).

Como é o caso da maioria dos profetas, é quase impossível fazer uma distinção entre o Senhor e seu Espírito. Amós não menciona o Espírito em sua obra, mas aquelas ações atribuídas ao Espírito por outros profetas estão presentes em Amós.

ABC DA FÉ - INSCRIÇÕES ABERTAS

Iniciará na segunda quinzena de Fevereiro o discipulado ABC da Fé e Integração. Os irmãos que sentem o desejo de maior conhecimento de Deus, façam sua inscrições com a irmã KARINA através do telefone (9911-8570) ou ao final dos Cultos.



ANIVERSARIANTES

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe a secretaria par alteração.


28 JANEIRO – Segunda Feira

Odair José Ramos da Silva

30 JANEIRO - quarta-feira

Leoni Paria Pires

Mara Duarte da Costa

31 JANEIRO - quinta-feira

Heber Castro de Souza

03 de FEVEREIRO – domingo

Eunice de Abreu

MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

Orar PARA:

* Que neste ano consigamos viver segundo a vontade do Senhor, como instrumentos para glorificar o Seu Santo Nome.

* Para que toda a igreja esteja com o coração voltado a conquistar mais vidas para Jesus.

* Que Deus conceda a cada servo do Senhor, a sabedoria para tomar decisões sábias e corretas.

* Pela Saúde e pela liberação dos exames que a Irmã Márcia (Carlinhos) necessita fazer com urgência.

* Pela saúde de nossos parentes e amigos que se encontram enfermos, entre eles o cunhado da Ir. Rose, Paulo Gabardo dos Santos, que passará por uma séria cirurgia e a Ir. Candinha (intercessora) que está em recuperação de cirurgia realizada no Hospital do Câncer.

* Pela conversão e saúde espiritual dos moradores da Vila Triângulo.

* Pelos Discipuladores e discipulandos de nossa igreja que inicia nova fase de ensimanentos no ABC da fé.

* Orando para que sejam eliminados os problemas de Dengue e Febre Amarela em nossa cidade, Estado e Nação.

Nenhum comentário: