quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Verdade Sobre o Arrependimento

Arrependimento significa “uma mudança do pecado para Deus” (Holman’s Bible Dictionary). Fé e arrependimento são passos fundamentais em direção a Deus. O verdadeiro arrependimento, como um passo de fé, é uma condição prévia para salvação. O Arrependimento prepara o coração da pessoa para obedecer as escrituras. Deus exige arrependimento de cada um de nós!

Jesus enfatizou fortemente a necessidade do arrependimento, e Ele disse que seriam pregados arrependimento e perdão de pecados no nome dele:

“Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dos mortos. E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados em todas as nações; começando por Jerusalém”. (Lucas 24:45-47).

“Produzí pois frutos dignos de arrependimento;” (Mateus 3:8).

“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus”. (Mateus 4:17).

Alguns erroneamente têm ensinado que crer em Jesus (e em se próprio) é a experiência do novo-nascimento, dizem que se nós “cremos no Senhor Jesus Cristo,” não precisamos ir a qualquer adicional, porque o novo nascimento está completo. Porém, embora seja verdade que acreditar no Senhor Jesus seja um passo necessário para o novo nascimento, é apenas o passo inicial.

Essa é uma escritura geralmente mal usada para apoiar a doutrina que crê apenas no novo nascimento é “Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e a tua casa.” (Atos 16:31). Toda verdade está na Bíblia. O que significa realmente este verso? Examine a colocação, e você verá que o apóstolo Paulo falou este pequeno verso com um carcereiro de Filipos que estava a ponto de se suicidar. Estas palavras foram faladas para prevenir o homem de que ele se prejudicasse. Este verso era só o começo das instruções de Paulo. É certo que Paulo deu mais instruções depois, mas a Bíblia nos fala que o homem foi batizado com toda a sua casa. Paulo sabia que “Sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” (Hebreus 11:6).

Examinemos este assunto e tiremos a conclusão. Enquanto um verso diz, “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21), outro verso mostra que Jesus disse, “Nem todo o que diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (Mateus 7:21). Aparentemente alguém o chama “Senhor” contudo nem obedece a sua palavra nem faz a sua vontade! Jesus esclareceu que comparecer a igreja e afirmar simplesmente ter aceitado a Cristo como salvador não é a experiência do novo nascimento! Pelo contrário, é aquele que "faz a vontade" do Pai que poderá entrar no reino de céu.

No momento de arrependimento, a pessoa começa a deixar Deus operar na sua vida. Ele decide voltar do pecado para Deus, e permite Deus voltar para ele. A obra interna de salvação começa no arrependimento, mas o arrependimento só não é a obra completa de salvação. O batismo nas águas faz a volta do pecado completa por sepultar o velho homem, O arrependimento e o batismo nas águas juntos efetuam a completa obra de remissão de pecados (Atos 2:3 8).


Nenhum comentário: