segunda-feira, 10 de março de 2008

BOLETIM 59 - 09 DE MARÇO 2008

EDITORIAL Pastor Heder

Caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando

Neste caminho para a terra prometida existem serpentes.

Às vezes, falta água, e o calor é intenso. Mas não estamos sós. O Senhor está conosco. Pode parecer contraditório. Como disse Gideão: "Se o Senhor é conosco, por quê tudo isso nos sobreveio?" (Jz.6). Nem o anjo respondeu. Apenas deu uma ordem: "Vai, Gideão, e livra Israel dos midianitas." Estamos sempre querendo entender a situação. Estamos fazendo tantas perguntas, mas muitas delas não são respondidas por Deus. No céu não tem departamento de informações. "As coisas ocultas pertencem ao Senhor." (Dt.29.29). O Senhor quer que deixemos as perguntas e nos concentremos na missão. "Vai, Gideão, e livra Israel." Você não precisa entender. Precisa obedecer.

O caminho é difícil, mas precisamos continuar caminhando.

Pensemos, por exemplo, na trajetória de José, filho de Jacó. Depois de seus sonhos maravilhosos, precisou encarar uma realidade que mais parecia um pesadelo. Nada parecia se encaixar com as promessas de Deus para ele. Primeiro, a inveja por parte dos irmãos. Depois, escravidão. Como se não bastasse, calúnia e prisão. E lembre-se de que ele era um servo fiel a Deus. José foi acusado de um crime que não cometeu. Ele foi vítima de uma injustiça. E o mais incrível é que Deus não interferiu para livrá-lo daquela situação. A acusação injusta foi mantida e José passou alguns anos na prisão. Podemos perguntar: por quê Deus permitiu essa injustiça na vida de José? Por quê Deus permite que sejamos vítimas de injustiças? Podemos responder apenas: faz parte do caminho. Aquele que comete a injustiça contra nós será penalizado, mas tudo isso contribuirá para alcançarmos o que Deus tem para nós no futuro. Todos os fatos da vida de José acabaram por conduzi-lo à realização dos seus sonhos. Todos aqueles males contribuíram para que José chegasse a se tornar governador do Egito.

Deus tem suas maneiras de fazer as coisas. Não vamos entendê-lo. O que nos cabe é continuarmos em nossa atitude de fidelidade ao Senhor. Ao seu tempo, Deus honrará a cada um de seus filhos. "Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido." (Gal. 6.9). "E sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." (Rom.8.28). "Porque, para mim tenho por certo que as aflições deste mundo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada." (Rom.8.18).

Buscando o equilíbrio entre família e igreja

Nós que experimentamos a salvação por intermédio de Cristo desenvolvemos um eterno sentimento de gratidão a Deus. Isto porque, estávamos mortos, distantes da comunhão do Pai, destituídos de sua benignidade, bem como, atolados em nossos delitos e pecados. Entretanto, mediante a sua eterna misericórdia e infinito amor, Deus compadeceu-se da nossa miséria enviando-nos então o seu filho para morrer em nosso lugar, aplacando a ira de Deus. Como somos gratos! O que seria de nós sem o Senhor? Que sentido teria a vida sem Jesus Cristo? Ele nos redirecionou, nos deu esperança, libertou-nos das garras do diabo, deu-nos alento para a alma, força para viver. Que descoberta maravilhosa é o evangelho!

Que tesouro precioso são as boas novas da cruz de Cristo! Viver para Deus é a essência da vida. A existência ganhou um novo sentido quando descobrimos a raiz do verdadeiro amor e perdão. Milhões de pessoas em todo globo, após encontrar-se com Jesus mergulham de corpo e alma na pregação do evangelho e no desenvolvimento da vida comunitária, isto é maravilhoso! É fantástico a gente ver o povo de Deus vivendo e pregando o evangelho em todos os lugares possíveis e imagináveis.

Entretanto, ao contrário do que pensamos nem sempre isto significa a melhor coisa a ser feita. Isto porque, em nome de uma espiritualidade capenga, no afã de servirmos a Deus na igreja, esquecemos nas prateleiras empoeiradas das nossas vidas pessoas importantes como cônjuges, filhos e família. É impossível viver a vida cristã sem o salutar hábito de servirmos a Deus na Igreja. Ao nascer de novo somos tomados por uma vontade substancial de sermos úteis ao nosso Senhor e ao seu Reino. Contudo é de fundamental importância que entendamos que o servir a Deus e a família não são coisas autoexcludentes. A espiritualidade saudável faz com que compreendamos que no Reino de Deus existe tempo e espaço para tudo. Existe tempo, para pregar o Evangelho, para visitar os enfermos, para aconselharmos os carentes, bem como para brincar e rir com os nossos filhos, passear com a esposa, além obviamente de desenvolver no lar uma ambiência de aconchego e amizade. O que adianta ganhar o mundo para Cristo e perder os filhos para as drogas ou álcool ? Ou falar entusiasticamente do amor de Deus para os desfavorecidos sem contudo ser capaz de demonstrar com um gesto de carinho sequer amor pelo cônjuge ? A vida Cristã não deve estar fundamentada nos cacoetes da espiritualidade, mais sim nos princípios irrefutáveis da Palavra de Deus. Somos chamados para vivermos a vida de forma equilibrada.

O Senhor nosso Deus deseja que estejamos extremamente engajados na expansão do Reino. Ele quer que sejamos crentes ativos, pregadores da justiça, servidores da comunidade e anunciadores das boas novas. Entretanto, não significa dizer que por fazermos isso, devemos deixar de lado a nossa família.

Antes pelo contrário, o desejo do Pai é que sejamos pregadores da justiça em nossa casa, que sejamos servidores de nossos filhos e cônjuge. Se fizermos isso, aí sim, aqueles que nos amam entenderão que vale a pena servir o Deus do evangelho.



PREPARE-SE ESTÃO ABERTAS INSCRIÇÕES

Inscrições para novas turmas com casal LuIz e Andréa Puga.

Namoro nos Dias Atuais

Nos dias de hoje, muito se perdeu nos namoros. Sinal de como o inimigo tem destruído esse maravilhoso momento na vida dos jovens. As relações, até nas igrejas, têm se pautado por valores distorcidos, pouco respeito, busca de prazer pessoal e muita carnalidade.

A Bíblia nos mostra que o namoro deve ser bem diferente. Em provérbios 30:18-19 diz:

“Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela”.

O que significa este texto ?

Simples! Os três caminhos iniciais têm algo em comum com o caminho de um homem (namorado) e uma donzela (sua namorada), não deixar rastros. Um relacionamento santo de namoro não deixa marcas como a defraudação e a amargura.

No dia 12 de junho no Brasil é comemorado o dia dos namorados, é um dia em que os casais trocam presentes, fazem juras de amor eterno, jantares românticos... Mais o importante irmãos, é ter um namoro seguindo os princípios de Deus, um amor puro e verdadeiro, o amor é tudo, assim como está escrito na Bíblia em 1ºCoríntios cap:13 – 7 e 8 .

“O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

“O amor nunca falha, mas havendo profecias serão aniquiladas; havendo línguas cessarão; havendo ciências, desaparecerá”.

Portanto gostaria que vocês meditassem bastante neste capítulo da Bíblia, realmente é muito importante para edificarmos nossas vidas.

Mais também hoje existem muitas pessoas sozinhas se lamentando, muitas aproveitam este dia para arranjar um namorado ou uma namorada só para não passarem sozinhos, mais isto é a maneira incorreta de agir.

Na busca desenfreada por alguém, muitas pessoas têm tomado decisões precipitadas das quais se arrependem quando já é tarde. E isto acaba deixando um rastro de feridas, decepções e traumas.

Então preste atenção como devemos agir:

* Discernimento (saber a diferença entre o certo e o errado),

* A Pureza (não se contaminar com o mundo),

* A Santidade (se separar das opções do mundo, quando escolher alguém para estar do seu lado),

* A Busca de Deus (sede de intimidade com Deus),

* O Equilíbrio Emocional (ter o temperamento controlado por Deus),

* A Fé (crer sem ver, saber esperar a hora de Deus),

* O Temor a Deus (respeitar e cumprir os princípios sagrados do Pai com prazer e não como um sacrifício).

Portanto tenha paciência e preserverança tanto os solitários, quanto os namorados a fim de alcançar a vontade de Deus e não a de si próprios.

Nossa primeira relação de amor tem que ser com Jesus, e as demais coisas nos serão acrescentadas.

Então ore sim, para Deus agir na sua vida sentimental, procure se relacionar com pessoas voltadas para Deus e com os mesmos propósitos que você, mais não tenha pressa e sim paciência porque Deus quer o melhor para sua vida, basta deixa-lo Ele agir... .

Famílias de Fé

" A sua família edifica a Fé de forma que possa enfrentar o impossível?

Por muitos anos nós vimos a Igreja crescer em fé em várias áreas. A Fé é, cada vez mais, objeto de pregações e colocada em prática. A cura física, a prosperidade, a libertação e a cura interior, são todas áreas nas quais vemos a fé crescer no coração daqueles que crêem, contudo o casamento e a família parecem permanecer os últimos da lista. Muitas vezes nós vemos casais atendendo a um apelo, onde são orientados para tão somente crerem em Deus e então verem a mudança em seu casamento. Porém como eles podem fazê-lo diante do impossível?

Se os apelos para a cura física fossem ministrados da mesma maneira que são ministrados os apelos para a cura na fé para receber a curar de seus corpos. A dúvida e a incredulidade permeiam o entendimento da igreja quando se trata da família e do casamento. O livre arbítrio é indicado como a principal razão pela qual um cônjuge não acredita na mudança do outro.

Quase sempre os conselheiros baseiam-se muito mais em suas próprias experiências ou na de suas famílias na compreensão dos problemas no casamento e na família do que naquilo que Deus diz a esse respeito. Os casais têm sua esperança roubada, os pais não são fortalecidos em sua fé, e é dito aos filhos menores que a separação de sua família fará com que as coisas melhorem. Se a fé é o que traz esperança, como ela pode se desenvolver numa atmosfera sem esperança?

_________________________________________________

CAMPANHA AVIVAMENTO E MILAGRES

Pr. NELSON BRAIDO

– IGREJA CRISTÃ PRESBITERIANA – Ponta Grossa-Pr

DIAS 14, 15 E 16 DE MARÇO - 20 horas

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração em seu cadastro, informe a secretaria.

10 de Março segunda-feira

Bruna Ellenn Prata

11 DE MARÇO terçA-FEIRA

Joucely Anjos Moraes

Karin Cristine Cardoso Rodrigues

12 DE MARÇO QUARTA-FEIRA

Acedir Aparecida Busko

Gessy Murat Marçal

Lania Angela Rodrigues Piccini

Luiz André Filho do Espírito Santo

15 DE MARÇO SABADO

Eunice Cazarin de M. Liam

ESTUDO biblico sofonias

Sofonias considerava o desenvolvimento político de Israel, de Judá e todas as nações circunvizinhas da perspectiva de que o povo devia aprender que Deus estava envolvido em todos os assuntos da história. Falando como um oráculo de Deus, ele entende que Deus usa governos estrangeiros pra levar julgamento sobre se rebelde povo escolhido. Sf está apavorado com o fato de que, após a catástrofe das tribos do Norte, o povo de Judá ainda mantinha a absurda noção de que Deus fosse incapaz de fazer bem ou mal ( 1.12).

Os escritos de Sofonias tem três componentes: 1) o pronunciamento de um julgamento específico e, freqüentemente, o julgamento universal do pecado; 2) um apelo ao arrependimento, porque Deus é justo e deseja perdoar; 3) uma promessa segundo a qual o restante que fez de Deus seu refúgio será salvo.

O significado do nome de Sofonias “ O Senhor Encobriu” conduz ao ministério de Jesus. A verdade da Páscoa no Egito, onde aqueles que foram encobertos pela marca de sangue nas portas foram protegidos do anjo da morte, é repetida na promessa de 2.3, onde aqueles mansos da Terra que preservaram a justiça de Deus serão encoberto no Dia da ira do Senhor. Cl 3.2-3 explica esse aspecto do ministério de Cristo: “Pensai nas coisas que são de cima e não na que são terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. “

O regozijo sobre um restante salvo (3.16-17) está relacionado com a Obra de Jesus. Ele disse:” Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento”. (Lc 15.7) A figura de um alegre Redentor que aguarda receber os seus é, novamente, descrita em Hb 12.2.

Jesus disse que uma das obras do ES seria convencer o mundo do julgamento, porque já o príncipe deste mundo está julgado (Jo 16.8-11). Desde a sua vinda, o ES tem estado proclamando ao mundo, como Sofonias fez: “Congrega-te... Antes que saia o decreto, e o dia passe como a palha; antes que venha sobre vós a ira do Senhor”. (2.1-2).

Uma obra mais prazerosa do Es é encontrada na promessa de que Deus irá restaurar nos lábio puros, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo espírito (3.9).

______________________________________________________

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

- Pela da irmã Candinha (intercessora), que está em recuperação da sua saúde.

- Pela vida profissional e financeira de nossos irmãos.

- Por toda população de nosso município para que sejam abertos ao conhecimento da palavra.

- Para que na Campanha de Avivamento e Milagres, Deus use como canal de benção do Pr. Nelson Braido e Olívia Braido derramando sobre a igreja a unção do avivamento.

Nenhum comentário: