quinta-feira, 28 de maio de 2009

Tocando o sagrado



Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede, pra sempre; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede, para sempre; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4.13-14
A água era vida para as pessoas que viviam nas terras áridas mencionadas na Bíblia. Elas construíam suas comunidades ao redor das águas. Estas também eram usada para fins sagrados. Os sacerdotes tomavam banhos rituais para se purificarem para os deveres do templo. João batizava as pessoas para sinalizar o arrependimento delas e, finalmente, batizou Jesus. Tendo crescido como católica romana, quando jovem aprendi a mergulhar meus dedos na água benta e a fazer o sinal da cruz. Todos os domingos, sentia alegremente a água fresca em meus dedos e face. Nós, seres humanos, experimentamos o mundo por meio de nossos sentidos físicos. Precisamos ver, tocar, cheirar, ouvir e provar coisas de modo a conhecê-las. Da mesma maneira, ansiamos por um encontro real com Deus. Embora um ritual como o sinal da cruz possa se tornar meramente rotina, o toque da água também pode ser um lembrete físico da presença de Deus quando nos dispomos a apreciá-la. Sabendo de nossa necessidade humana de informação sensorial, Deus nos enviou a presença física de Jesus para que pudéssemos conhecer o Seu amor de uma maneira tangível. Como cristãos, somos hoje a evidência física do amor de Deus no mundo.
Como posso ser Cristo para alguém hoje?
Oremos pelas pessoas que não têm acesso a água limpa e potável.

Nenhum comentário: