quarta-feira, 8 de julho de 2009

Equilíbrio espiritual



E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Marcos 6.31
Quando me aposentei, vi-me trabalhando como voluntário em período integral. Embora o voluntariado seja pessoalmente recompensador, às vezes também pode levar ao estresse e à frustração. Um dia, uma amiga manifestou seu receio de que eu estivesse sobrecarregado. Isso me fez parar para pensar: Por que estou me oferecendo como voluntário? Será por não conseguir dizer "não"? Ou será algo mais profundo, como a necessidade de me sentir necessário e percebido? Estaria servindo apenas para receber a afirmação dos outros? Desde então, aprendi a reduzir meu tempo de voluntariado e a passar mais tempo em oração e reflexão. Ao negligenciar meu ser espiritual, tornava-me espiritualmente desequilibrado. Ao servir e trabalhar pelos outros, não esperava no Senhor por força e direção. Esquecia-me do que Jesus disse: "Sem mim nada podeis fazer" (João 15.5). Ninguém foi mais pressionado a trabalhar pelos outros do que Jesus. As multidões não Lhe davam trégua. Então, Ele apartou-Se para orar por força e sabedoria para servir aos outros. Devemos pedir algo menos do que isso?
Para ser um voluntário eficaz, preciso de equilíbrio espiritual.
Oremos pelas pessoas que estão se sentindo oprimidas.

Nenhum comentário: