quinta-feira, 11 de março de 2010

Quem será soberano?



Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me. Lucas 9.23
O médico me orientou a fazer jejum antes do meu exame. Quando fui ser examinado, disseram-me que eu precisava abrir mão de algumas coisas e fazer exercícios. Isso me faz pensar no que fazemos durante a Páscoa e a Quaresma. Nós abrimos mão de algo durante seis semanas e talvez pratiquemos alguns exercícios especiais para a nossa saúde espiritual. A orientação de Jesus ? "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me" ? mostra que um passo leva a outro. Se não negarmos a nós mesmos, não poderemos tomar nossa cruz. Se não estivermos dispostos a aceitar uma cruz, não poderemos seguir a Cristo. Autonegação é negar a mim mesmo o direito de fazer o que quero e entregar esse direito a Jesus, como meu Senhor e Salvador. Quando Jesus pediu a Seus discípulos para negarem-se a si mesmos, não foi apenas por uma estação litúrgica. Devia ser uma prática diária e para toda a vida. E tal compromisso não é algo que enfrentamos uma vez e facilmente mantemos para o resto de nossa vida. Todos os dias deparamos com escolhas para fazer o que queremos ou o que Deus deseja (Veja Lucas 22.42.). A Quaresma é um tempo para permitir que o Espírito Santo nos examine e nos ajude a determinar o que precisamos interromper e o que precisamos iniciar de modo a seguir a Cristo mais fielmente.
O que tenho feito para melhorar minha saúde espiritual?
Oremos pessoas que estão iniciando uma disciplina espiritual durante a Quaresma.

Nenhum comentário: