segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Saber honrar


O Apóstolo Paulo em sua carta aos romanos diz: “Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra.” Rm 13.7.
Honrar a alguém é ter sentimento do dever, é saber quando devemos distinguir essa pessoa das outras, é conferir um grau de dignidade e boa fama a alguém. É também demonstrar total respeito a essa pessoa. Existem diversas formas de prestarmos honras a alguém, mas de preferência devemos dar honras a quem merece enquanto essa pessoa está viva. Depois de morto ela não aproveitará nada e nunca saberá que foi digno de ser honrado.  


A começar por nossos pais. A Palavra de Deus nos exorta a honrar pai e mãe. Devemos honrar também, a todos de nossa família, avós, irmãos, tios, professores, amigos, etc. Podemos honrar uma pessoa, quando pedimos desculpas por uma grosseria, quando agradecemos a um favor, quando nos reportamos a elas com boas maneiras. “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” Rm 12-10. Devemos honrar a nossos irmãos sempre, sem interesse, e em amor acima de tudo.

As pessoas precisam saber que são importantes para nós. E dar honra a quem tem honra é o mínimo que podemos fazer por alguém, a quem queremos bem, e que sabemos que devemos honrar, e acima de tudo devemos dar honra em todo tempo a Deus pois só ele é digno de toda honra e toda glória. Porém, devemos fazer de todo o nosso coração, sem ser da boca para fora.  “Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Mt 15-8. Nosso coração deve estar junto com o que falamos, pois se assim não o fizermos estaremos nos igualando aos fariseus, que falavam tudo da boca para fora.

Nenhum comentário: