quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Boletim n°54 – 03 fevereiro 2008

EDITORIAL Pastor Heder

Conhecendo o segredo para um dia vitorioso

A intimidade somente se desenvolve com relacionamento. Se você deseja conhecer a Deus e ter intimidade com Ele, então você precisa se relacionar com Ele.

O nosso relacionamento com Deus, assim como qualquer outra pessoa, necessita de quatro coisas para se desenvolver: tempo, comunicação, circunstâncias e atitude.

Tempo - Se você deseja conhecer a Deus você precisa investir tempo com Ele. O tempo gasto com Deus irá regar as suas raízes, fortalecer o seu tronco e nutrir as suas folhas.

Comunicação - Sem comunicação não podemos nos conhecer, muito menos ter intimidade. A verdadeira comunicação envolve falar e ouvir. Envolve falar não somente de fatos e idéias, mas expressar sentimentos e atitudes. Você precisa saber o que está no coração de Deus e também compartilhar o que está no seu. Deus se comunica com você através do seu espírito humano e da Palavra escrita; você, por sua vez, se comunica com Ele através da oração.

Circunstâncias - Conhecemos uns aos outros observando como agimos em certas circunstâncias. Através das circunstâncias vão surgir situações para você tratar com Deus e para Deus tratar com você. Um tempo a sós com Deus diariamente ajudará você a perceber como Ele está operando em você, como Ele está no controle e como você está respondendo a Ele.

Atitudes - A nossa atitude em relação a um relacionamento vai determinar se ele é prioridade ou não. Se não estou interessado, então não vou investir tempo junto com tal pessoa. Você precisa ter uma atitude positiva para com o seu tempo a sós com Deus. Desenvolva desejo e fome de estar com Deus e então você alcançará intimidade com Ele.

Você não está desejoso de desenvolver uma intimidade gostosa com o Pai? Como você percebe isso não acontecerá automaticamente. Para isso é necessário separar um tempo todos os dias para estar com o Senhor a sós.

Naturalmente, isso não é uma lei. O amor de Deus por você não vai mudar porque você não tem conseguido separar esse tempo, mas a sua intimidade com Ele ficará comprometida. Sem esse tempo com Deus você terá dificuldade de reconhecer a Sua voz e entender a Sua vontade. Ele continuará sendo seu Pai amoroso, mas você não desfrutará da sua amizade e intimidade, simplesmente porque não tem se relacionado com Ele diariamente. Por isso, queremos ensinar você há ter um tempo diário com o Pai.

A importância de um tempo com Deus

O seu tempo a sós com o Senhor deve ter prioridade máxima na sua vida, por vários motivos:

O primeiro é que você foi criado para ter comunhão com Deus. Porque você acha que foi criado à imagem e semelhança de Deus? Simplesmente porque não dá para ter comunhão com seres diferentes de nós. Deus queria ter comunhão com você, por isso Ele o fez parecido com Ele mesmo (Gn 1.27-28).

O segundo motivo é que Deus está desejoso de ter comunhão com você. A Palavra de Deus nos diz que Ele chamou você “à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor” (I Co. 1.9).

A terceira razão é porque o tempo a sós com Deus é o segredo do poder espiritual na sua vida. Isso foi também verdade na vida de Jesus. A Palavra diz que “Ele saia para lugares desertos e ali orava” (Mc 1.35).

A quarta razão é que você precisa comer o pão espiritual todos os dias para ser saudável e até para continuar vivo espiritualmente. Muitos não possuem vida porque não separam tempo para estarem a sós com Deus. Jesus disse que “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4.4). Você come todos os dias ou apenas de vez em quando?

Senhor ensina-me a sorrir!

A habilidade para sorrir é um verdadeiro dom de Deus. Eu acredito que essa é a expressão de um coração que está cheio de alegria. Infelizmente, para uma pessoa comum, gargalhadas só acontecem dependendo das circunstâncias. Mas nós como crentes, temos um privilégio maravilhoso – podemos sorrir mesmo quando as coisas não estão da forma que gostaríamos.


Uma das razões para podermos sorrir e desfrutar nossa vida apesar das atuais circunstâncias, é porque Jesus é a nossa alegria. Ele é a vinha e nós somos os galhos. À medida que nós aprendemos a permanecer nele, vamos render ou produzir o fruto do caráter de Cristo, e a alegria é um fruto. Longe dele, não podemos fazer nada, mas na presença dele nossa vida irá transbordar de alegria, e eu creio que quando a alegria for transbordante, existirá uma ligação para o sorriso.

O SORRISO SURGE DE UM CORAÇÃO ALEGRE.

No Velho Testamento, uma das estratégias de guerra para bloquear o “bem-estar” do inimigo era mostrando ossos e muita sujeira. Quando conseguiam atingir esse “bem-estar”, ninguém mais conseguia encorajá-los. O mesmo acontece conosco. Nosso inimigo tenta atingir nosso bem-estar atirando “pedras” de ressentimento, amargura, falta de perdão, temores, dúvidas, depressão, você pode até listar. Se aceitarmos essa “sujeira”, que vem em forma de pensamentos, vamos impedir grandemente o fluir de “Águas Vivas” em nosso espírito.

Mas Deus não deseja que vivamos assim. Ele deseja liberar nosso bem-estar. Ele deseja que o rio do Espírito Santo flua livremente em nós e através de nós para tocar outros. Interessante que quando os filisteus desestabilizaram Abraão com sujeira, Deus usou Isaque para restaurá-lo. O nome de Isaque significa “alegria”. E foi a alegria que restaurou o bem-estar de Abraão, eu acredito que o desejo de Deus é usar a alegria e o sorriso para restaurar o seu bem-estar também.

Houve um tempo em minha vida que eu raramente sorria, ou deixava um sorriso solitário escapulir. Eu me tornei uma pessoa tão séria e intensa que deixava passar muitas oportunidades de sorrir.

Felizmente, Deus mudou isso em minha vida. Agora, quando surge uma oportunidade de sorrir eu simplesmente agarro esta oportunidade. Eu vou direto para o sorriso. Eu aproveito o máximo que posso disso, pois descobri o tremendo alívio do estresse e da tensão uma boa gargalhada pode trazer. Quando estou cansado ou exausto para lidar com as coisas da vida, eu me sinto como um armário sujo, envelhecido e com necessidade de renovo. Mas quando Deus me dá uma oportunidade de sorrir, parece que vem uma “brisa sobre mim”, me levantando da opressão e me refrescando completamente.

Confiança

“Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus”. – 2 Coríntios 3:5

Não importa o quão qualificado e capaz nós podemos ser, sem confiança não vamos fazer muita coisa.

O que é confiança? Segundo o Dicionário Priberam on - line, confiança é “entregar com segurança alguma coisa a alguém; ter confiança em acreditar; ter esperança; entregar-se”. Também significa “ter um sentimento de confiança, principalmente o de autoconfiança e segurança”.

Jesus disse: “... sem mim nada podeis fazer”. (João 15:5). Isto não significa que não somos capazes de fazer nada; significa que o que fizermos não será de tanto valor.

Precisamos chegar a um estado que evidencie nossa falência quando estamos separados de Cristo. Não importa o que somos capazes de fazer e o que não somos. Sem Deus, somos um caso perdido; com ele nada é impossível para nós. (Mateus 19:26).

Existem duas razões principais que explicam porque não somos usados por Deus grandiosamente:
1 - Pensar que somos auto-suficientes.

2 - Não sabermos quem somos em Cristo.

Tentamos realizar as coisas na carne, sem perceber que sem Deus não temos poder algum. Mas se Deus é por nós, nossas deficiências naturais não importam. Somos “auto-suficientes na suficiência de Cristo”. (Filipenses 4:13).

Seja o que for que você precisar fazer você pode fazer porque Cristo está em você.

Faça isto:

“Lembre-se que o Senhor vê o seu coração. Confie no amor que ele tem por você. Saiba que você é aceito e capaz através de Cristo”.

Ensino Biblico OBADIAS

Conteúdo
Obadias é o menor livro do AT. Ele começa com um título que identifica a profecia como “visão de Obadias” e que atribui o pronunciamento do Senhor Jeová (v.1).

O livro é dividido em duas seções principais. A primeira (vs 1-14) é endereça a Edom e anuncia sua inevitável queda. Da sua posição de soberba e falsa segurança, Deus irá derribá-lo (vs 2-4). A terra e o povo serão saqueados e espoliados, a destruição final e completa (vs 5-9). Por quê? Por causa da violência que Edom praticou contra seu irmão Jacó (v.10), porque Edom de regozijou com o sofrimento de Israel e juntou-se com seus atacantes para roubar e violar Jerusalém no dia da sua calamidade (vs 11-13) e porque os edomitas impediram a fuga do povo de Judá e os entregou aos invasores (v.14)

A segunda seção principal da profecia reflete sobre o Dia do Senhor (vs 15-21). Esse dia será um tempo de retribuição, de colher o que se havia plantado. Para Edom, este é um pronunciamento de perdição (vs 15-16), mas, para Judá de proclamação de liberdade (vs 17-20) Edom será julgado severamente, mas o povo de Deus experimentará a abençoada e gloriosa restauração de sua terra. O monte Sião governará as montanhas de Esaú, e o reino pertencerá ao Senhor (v.21)

ABC DA FÉ - INSCRIÇÕES ABERTAS

Iniciará dia 17 as 09:30 horas de Fevereiro o discipulado ABC da Fé e Integração. Os irmãos que já terminaram o Discipulado e sentem o desejo de maior conhecimento de Deus façam sua inscrição com a irmã KARINA através do telefone (9911-8570) ou ao final dos Cultos.

Aniversariantes

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se houve alteração, informe a secretaria par alteração.


04 de Fevereiro - segunda-feira

Maria Neuza Peres Borges

Rafael Florentino

Sueli Plaza Pereira

Thiago Ramires Gomes Baptista

06 de Fevereiro - quarta-feira

Aparecida de Oliveira Platero

Leandro Guimarães Frezze

Maria Olinda Golmedi

07 fevereiro - quinta-feira

Aparecida de Oliveira Platero

Leandro Guimarães Frezze

Maria Olinda Golmedi

08 fevereiro - sexta-feira

Daiane chagas Rodrigues

Shirley Veronez Dias

09 fevereiro – Sábado

Dalila Marques

Márcia Cristina de Carvalho

10 fevereiro – Domingo

Márcia Regina Rossi Pereira

MOTIVOS DE ORAÇÃO PARA A SEMANA

Orar PARA:

* Para que cada cristão alcance uma revelação profunda, autêntica e pessoal de quem é Jesus.

* Que a família Dias receba o consolo espiritual necessário, para enfrentar este momento de perda, com o falecimento da Ir. Nadir.

* Repreendendo toda a obra da carne, principalmente neste período de carnaval.

* Pela liberação do poder de Deus no Encontro de Jovens que ocorrerá em Telêmaco Borba;

* Abençoando os moradores do Jardim Portal das Flores, para que conheçam Jesus, como único Senhor e Salvador.

* Pela saúde da Ir. Candinha (intercessora), que está gravemente enferma.

* Pelos Discipuladores e discipulados de nossa igreja que inicia nova fase de ensimanentos no ABC da fé.


Nenhum comentário: