terça-feira, 25 de março de 2008

DE VOLTA AO POVOADO

Lendo em Lucas 24:13-35 chamou a atenção o versículo, "Naquele mesmo dia, dois dos discípulos estavam de caminho para uma aldeia, chamada Emaús, distante de Jerusalém assente estádios". Lucas 24-13

Ebede é um jovem camarones, solteiro, que trabalha no meu escritório na capital de Camarões. Yaonde. Ele ganhou uma semana de folga. Então pergunte-lhe como passaria o tempo.

"Vou para minha aldeia", disse ele, empolgado.

Em Camarões, África Central, regressar a aldeia natal não é simplesmente uma viagem física: é um retiro espiritual e emocional, um regresso ao que é mais importante na vida. A aldeia de Ebede fica apenas 70 quilômetros de Yaonde, e lá ele poderá visitar seu pai idoso, beber vinho na palme com os anciãos da povoação e comer comida tradicional. Eu sabia que, quando Ebede regressasse ao trabalho, o seu espírito estaria renovado.

É interessante que a reação de alguns dos discípulos de Jesus à Sua morte tenha sido ir a "uma aldeia, chamada Emaús". Estariam voltando para casa, onde poderiam acalmar a confusão que sentiam e reorientar seus vidas?

Seja como for, quando chegaram a aldeia, encontraram aquilo de que precisavam. Jesus revelou-Se a eles quando juntos partirão o pão. Ele estava vivo e deu-lhes paz e esperança. Quando regressaram a cidade, seus corações estavam inflamados e seus espíritos, renovados.

Onde me refugio para me religar a Cristo?

Vamos orar por oportunidades de renovação espiritual.

Nenhum comentário: