segunda-feira, 17 de outubro de 2011

instruções


Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes. - Tiago 1.22
Antes do advento dos computadores, há muitos anos, eu trabalhava no serviço público e tinha de corrigir a mão as provas dos concursos. Na primeira vez em que tive de corrigir uma seção intitulada "Seguindo Instruções Escritas", pensei: Ótimo! Mesmo que os candidatos não saibam as respostas para as outras páginas, nesta eles vão tirar 10! Mas fi quei surpresa ao corrigir aquela parte e ver poucas notas 10; muitos até foram reprovados. Será tão difícil seguir instruções escritas?, pensei. Era um requisito essencial para qualquer cargo público. Depois de ver tantas notas baixas na seção, fiquei imaginando o que isso revelaria da população em geral no que se refere a seguir instruções, não apenas numa prova ou num emprego, mas em suas vidas. Finalmente, fiz essa pergunta a mim mesma: Sigo as instruções escritas que Deus nos deixou? Ao ler o capítulo 5 de 1 Tessalonicenses, iniciei um diálogo com as instruções de Deus para mim.
O versículo 12 diz que eu devo respeitar as pessoas que têm autoridade sobre mim. Mesmquando discordo do patrão? No versículo seguinte, Paulo me diz para viver em paz com os outros. O quê? Perdoar meu irmão por se esquecer do meu aniversário? Quando Paulo me diz para consolar os desanimados e amparar os fracos (versículo 14), será que isso significa cozinhar e limpar para meu vizinho idoso e consolá-lo? Tenho seguido as instruções de Deus?, pergunto a mim, tremendo por dentro. Não. Estou falhando. Eu certamente nunca serei perfeita - mas, também, nunca vou parar de tentar.
Pela graça de Deus, a vida em Cristo não é um teste pelo qual seremos avaliados.

Oremos pelas pessoas à procura de emprego.

Nenhum comentário: