sexta-feira, 2 de março de 2012

Condicionamento físico


Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? - 1 Coríntios 6.19
Bem cedo de manhã, quatro vezes por semana, vou à academia para me exercitar. Junto-me a pessoas de todas as idades, jovens e idosos, que querem cuidar de seus corpos mantendo-os fisicamente em forma. Muitos de nós abusamos de nosso corpo com dietas prejudiciais e hábitos desfavoráveis. No entanto, muitas pessoas estão hoje mais conscientes dos benefícios de uma alimentação saudável e do exercício físico.

Paulo sabia da ligação vital entre nossas necessidades físicas e espirituais. "Vosso corpo", ele escreveu, "é santuário do Espírito Santo que está em vós". Confesso que houve tempos, em minha própria experiência, em que achei que alguns problemas eram de ordem espiritual quando, na verdade, deviam-se à exaustão física. O espírito estava disposto quando a carne estava fraca. (Mt 26.41). Paulo escreveu: "Não é primeiro o espiritual, e, sim, o natural; depois o espiritual" (1 Co 15.46).

Conseqüentemente, preciso cuidar de meu corpo em benefício dele mesmo e também pelo efeito importante que minha condição física pode ter sobre meu bem-estar físico. Deus está preocupado tanto com o corpo quanto com o espírito. Independente de nossa condição física, nós, de fato, fomos formados "por modo assombrosamente maravilhoso" (Sl 139.14).

O que preciso fazer para cuidar de meu corpo mais sabiamente?

Nenhum comentário: