segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

INDO DEPRESSA A LADO NENHUM


 

Tão somente guarda-te a ti mesmo e guarda bem a tua alma, que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto. - Deuteronómio 4:9


C
aminhei o mais rápido que pude. De fato, suei. Depois de 1 milha, quebrei o ritmo e então corri tão depressa quanto pude. Finalmente, depois de 25 minutos, parei. O meu coração estava acelerado. A minha camisa estava encharcada. Mas eu não tinha ido à parte nenhuma. Tinha feito apenas 2.5 milhas para aquecer.

Arrefeci um pouco e sentei-me com a minha Bíblia. Estava seguindo um esquema de leitura e a escolha para aquele dia era o livro de Números. Li uns versículos lentamente e outros depressa, mas senti que não estava indo a lado nenhum - tal como aconteceu na corrida. Recenseamentos. Uma longa jornada recapitulada. Tribos listadas e enumeradas. No dia seguinte entrei no livro de Deuteronómio. Mais sobre os Israelitas e a sua terra.

Quando entrei no capítulo 4, aprendi porque razão todo aquele recapitular era importante. Moisés disse ao povo "Que te não esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto…as farás saber a teus filhos" (4:9). A leitura prévia sobre Israel não era algo sem sentido. Foi um treino, uma lição sobre os feitos passados de Deus para instruir a viver no futuro de forma devota.

Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus. E quando ela parecer uma leitura sem importância - continua a ler. Às vezes temos de ser paciente para entender todo o seu propósito.


 

DEUS FALA-NOS PELA SUA PALAVRA;

ARRANJA TEMPO PARA ESCUTAR.

Nenhum comentário: