segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alegria sem bênção



Ainda que a figueira não floresça ... todavia, eu me alegro no Senhor. - Habacuque 3.17-18
Quando eu era menino, apreciava as árvores frutíferas de nossa família. A alguns centímetros de minha janela, havia uma figueira que por muitos anos produziu em abundância. Eu gostava de colher os doces figos maduros, cortá-los ao meio e comê-los em um prato de leite e cereal. Deus abençoou minha família com uma safra abundante de figos frescos, muitos a mais do que podíamos consumir. Após uma geada tardia, a figueira deixou de dar frutos. Senti falta da alegria de colher e comer os figos. Em minha mente infantil, entendi isso como a remoção de uma bênção e senti dificuldade em agradecer a Deus por outras coisas quando minha figueira estava improdutiva.
Habacuque escreveu sobre dificuldades muito maiores do que uma figueira sem frutos, mas sua mensagem nos lembra de que sempre podemos nos alegrar em Deus, nosso Salvador. Quando vejo uma árvore frutífera hoje, lembro-me de que posso me alegrar no Senhor, mesmo que a árvore não dê frutos. Minha alegria não depende das bênçãos em minha vida, mas do amor imutável de Deus.
Deus nos oferece alegria quando a vida parece infrutífera.


Nenhum comentário: