segunda-feira, 5 de maio de 2008

Boletim n°67 – 04 maio 2008

EDITORIAL Pastor Heder

A comunhão dos cristãos

Por que existe a igreja? Poderíamos ser cristãos “avulsos”, soltos, servindo a Deus isoladamente,

mas este não é o plano do Senhor. Somos ramos ligados uns aos outros e vinculados a Cristo, que é a videira.

O “por que” da comunhão. Para sua necessidade. Existe uma série de fatores que podem destruir aquele que vive só. Unidos somos mais fortes, pois reunimos recursos individuais e os aplicamos na solução dos problemas comuns e na busca dos objetivos do grupo.

Não existe exército de um homem só.

O “como” da comunhão. O que fazemos quando nos reunimos? Mal entendida ou mal conduzida, a comunhão pode ser ocasião para o surgimento de problemas. Na torre de Babel, a comunhão transformou-se em confusão. Na igreja de Corinto, os cultos estavam desorganizados e os irmãos eram humilhados.

Na igreja dos Gálatas, a carnalidade produzia conflitos desnecessários. Quando os irmãos se reúnem, precisam fazê-lo “em nome de Jesus” (Mt.18.20), ou seja, tudo o que for feito precisa estar coerente com os propósitos de Cristo. É preciso haver cuidado para que a comunhão não seja oportunidade para o pecado.

Com quem teremos comunhão? Babel é o lugar errado para se ter comunhão. Representa a falsa religião, a falsa igreja, que usa o nome de Deus (Babel significa “porta de Deus”), mas só tem objetivos humanos. Temos relacionamento com os ímpios mas não temos comunhão espiritual com eles no sentido de participarmos de sua religiosidade desvirtuada. Até o casamento com o ímpio é desaconselhável, mas, depois de realizado, deve ser mantido (I Cor.7.12-13).

O “para quê” da comunhão. A união dos ramos da videira tem como objetivo a produção dos frutos. A igreja existe para a proteção mútua, a edificação mútua (I Cor.14.26) e a frutificação. Não é um clube para o deleite de seus sócios, mas uma agência de salvação.

Deus é o lavrador que vigia a videira. Precisamos ser cautelosos. Os ramos infrutíferos serão cortados e lançados ao fogo. Aqueles que produzem serão recompensados pelo Senhor.

Como superar em tempos difíceis:

1. A força de uma família em tempo de crise está na sua unidade. Quando a família está edificada sobre a "rocha", que são os princípios da Palavra de Deus, ela passa pelos temporais da vida, mas não "cai". Foi Jesus quem disse: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelha-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha " (Mt 7.24, 25 - g.n.). Ele também alertou aqueles que não constroem seu projeto de vida de família sobre a Palavra dizendo: "E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compara-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; " (Mt 7.26, 27). O que Jesus estava dizendo é que todos, indistintamente, podem passar por momentos difíceis, porém, se a Palavra estiver sendo praticada, a família vai triunfar, superar, vencer o tempo da crise financeira.

2. Faça uma leitura positiva daquilo que acontece de "negativo" em sua vida. Há uma frase muito conhecida que diz: "É na crise que agente cresce!" Precisamos aprender a enxergar "dez vantagens" na "desvantagem". Para o chinês, crise pode significar duas coisas, "perigo" ou "oportunidade". Quando lemos sobre a vida de José no Egito, aprendemos que não existe terreno estéril para quem confia em Deus e tem visão de águia (Gn 39.1-23). Este jovem filho de Jacó foi plantado em uma terra de escravos, e lá se tornou príncipe. Qual era o segredo de José? Sua confiança no Eterno e a capacidade de sonhar sonhos impossíveis. A adversidade é um terreno fértil para germinar a semente da criatividade. O desemprego pode despertar e desenvolver a capacidade de enxergar oportunidades que antes não eram percebidas. Quando os pais têm maturidade para lidar com o desemprego com equilíbrio e otimismo, os filhos se sentem seguros e a família se torna mais forte.

3. Tenha um fundo de reserva. O pai de família não pode administrar com base apenas no presente. Nossa fé precisa ser inteligente. Toda pessoa que administra seus recursos financeiros com sabedoria, se preocupa com o futuro, fazendo um fundo de reserva, porque este é um princípio básico de economia doméstica. Infelizmente, a maioria das pessoas não tem o hábito de planejar, por isso, quando acontece um acidente de percurso, elas estão desprotegidas e pagam caro pela sua negligência. Planejar significa pensar antecipadamente. As pessoas que planejam vivem com mais segurança em relação ao futuro.

4. Os pais devem motivar os filhos a se preparar para o mercado de trabalho. O fato de haver muitas pessoas formadas e desempregadas no mercado de trabalho, não significa que os nossos devam abandonar a escola menosprezando o valor de um diploma universitário. Se o mercado é competitivo e disputado para os que cursaram uma faculdade, quanto mais para os que não têm nenhuma formação. A verdade é que as pessoas melhor preparadas podem se beneficiar das melhores oportunidades no mercado de trabalho. A pessoa que hoje tem um ou mais cursos universitários, fez uma especialização e fala inglês, espanhol ou chinês, podendo aproveitar as melhores oportunidades do mercado. Um dia desses estava conversando com um jovem sobre oportunidades de trabalho. Ele é um conhecedor profundo na área de desenvolvimento de sistemas, porém não consegue uma colocação em uma grande empresa. Por quê? Perguntei para ele. Ele me respondeu: "Já perdi muitas oportunidades, porque me falta um diploma universitário". Os pais devem incentivar seus filhos a estudar.

Os pais devem orientar os filhos, para que estes assumam responsabilidades e cresçam, aprendam a andar financeiramente com as próprias pernas. Só assim eles poderão construir alguma coisa relevante na vida.

Estudo Bíblico

Evangelho de Marcos cont.

Esse livro não é uma biografia, mas uma história concisa da redenção obtida mediante o trabalho expiatório de Cristo. Marcos demonstra as reivindicações messiânicas de Jesus enfatizando sua autoridade com o Mestre (1.22) e sua autoridade sobre Satanás e os espírito malignos (1.27; 3.19-30), o pecado (2.1-12), o sábado (2.27-28; 3.1-6), a natureza (4.35-41; 6.45-52), a doença (5.21-34), a morte (5.35-43), as tradições legalistas (7.1-13,14-20), e o templo (11.15-18).

Título de abertura do trabalho de Marcos, “Princípio do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” , fornece sua tese central em relação a identidade de Jesus como o filho de Deus. Tanto o batismo quanto a transfiguração testemunham sua qualidade de filho (1.11; 9.7).

Em duas ocasiões, os espíritos imundos o reconhecem como Filho de Deus (3.11; 5.7). A parábola dos lavradores malvados (12.6) faz alusão à qualidade de filho divino de Jesus (12.6). Por fim, a narrativa da crucificação termina com a confissão do centurião: “Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus.” (15.39)

O titulo que Jesus usava com mais freqüência para si próprio, num total de catorze vezes em Marcos, é “Filho do Homem”. Como designação para o Messias, este termo (ver Dn 7.13) não era tão popular entre os Judeus como o título “Filho do Homem” para revelar e para esconder seu messianismo e relacionar-se tanto com Deus quanto com o homem.

Marcos, atentando para o discipulado, sugere que os discípulos de Jesus deveriam ter um discernimento amplo ao mistério de sua identidade. Mesmo apesar de muitas pessoas interpretarem mal sua pessoa e missão, enquanto os demônios confessam sua qualidade de filho de Deus, os discípulos de Jesus precisam ver além de sua missão, aceitar sua cruz e segui-lo. A segunda vinda do Filho do Homem revelará totalmente seu poder e glória.


PRINCIPIO DE COMO ESCOLHER

Escolha ótimos namorados. No mínimo você tem uma cabeça para pensar, um Deus a quem pedir e um livre arbítrio para decidir.

Torne-se você mesma uma pessoa de Deus. Pessoas que são de Deus atraem outras que são de Deus (I Ts.4:3 - é a vontade de Deus que sejamos santos).

Parábola da maratona de 50km: Não posso esperar as pessoas que estão lá atrás (ou ao meu lado) na corrida prá Deus.

"Ah, não tem ninguém, nenhum rapaz em minha vida...". Tenho que prosseguir, e não baixar o meu ritmo ao dos que gosto ou quero ao meu lado. Se o fizer, corro o risco de nem mesmo chegar ao fim da corrida! Cada um tem seu ritmo, conforme sua consagração particular a Deus.

Como na maratona, um dia virá para me acompanhar alguém que está no mesmo ritmo (espiritual ou até mais, quando então correrei mais ainda!).

Lei da gravidade espiritual: Se estou num nível mais alto, é mais fácil cair de nível tentando ajudar alguém a subir para o meu, do que fazê-la subir ao meu. É uma lei natural! Experimente, de cima de uma cadeira, ajudar uma pessoa a subir nela!

"Namorando, vou convertê-lo a Deus" - namoro não é lugar para evangelismo! Não caia nessa cilada do inimigo!

ANIVERSARIANTES

Como é bom receber uma visita, um cumprimento, um telefonema, não é? Assim, se

houve alteração em seu cadastro, informe a

secretaria. Pedimos

desculpas aos irmãos que ainda não foram anunciados suas datas comemorativas,

estamos em processo de recadastramento.


05 de Maio – Segunda-feira

Natália Cristina Puga

Sandra Maria Porcel

06 de Maio - Terça-feira

Luiz Otávio de Pinho Tavares

Nilcéia de Oliveira

Dia 07 de Maio - Quarta-feira

Luiz Quessada Filho

Maria Cristina Gravena

Poliana Natal Gouvêa

Dia 08 de Maio - Quinta-feira

Elda da Silva Gotardo 3275-6057

Dia 10 de Maio - Sábado

Anderson Luiz Vecche

Ana Tereza de Souza Oliveira

Silvano de Oliveira

Dia 11 de Maio – Domingo

Alessandro Alves de Almeida

Odimar Alves dos Santos

MOTIVOS DE ORAÇÃO DA SEMANA

Pelo Irmãos que fizeram a inscrição para o Encontro com Deus encontrem proteção, paz e liberdade para refletir em tudo que o Senhor venha a falar.

Para cobertura espiritual dos Irmãos que irão trabalhar no Encontro com Deus.

Pelo trabalho das cooperativas do Ministério da Ação Social .

Pela Administração de nosso PaÍs, Estado e cidade. .

Pelos enfermos em tratamento e em recuperação de cirurgias.

Pelos familiares ainda não convertidos.

Pelos sonhos da Igreja

No Cenáculo

Pedimos para os assinantes que ainda não realizaram o pagamento de sua assinatura, dirigir diretamente a secretaria para realizar seu pagamento.

Agradecemos sua colaboração

Encontro com Deus

No dias 16, 17 e 18 de maio, a Igreja Metodista em Arapongas, juntamente com Apucarana e Cornélio Procópio estará realizando o ENCONTRO COM DEUS, você que ainda não teve oportunidade de participar deste momento único com Deus, prepare-se e inscreva-se diretamente nos cultos.

As vagas são limitadas – Inscrições R$-70,00

Ação Social

Cooperativa do Pão

Oferece Pães Doces e Salgados todas as terças e sextas-feiras.

Venham saborear nossos produtos feito com muito amor e carinho para vocês.

Valor de R$- 5,00 a unidade.

Aceitamos encomendas.


Turmas em formação para aulas de violão, guitarra e baixo. Professores Joel e Xandy

Nenhum comentário: