Em nossos dias, igualmente vemos nossa fé pessoal e também comunitária sofrer ameaças semelhantes. Nossos pecados, desejos, convicções e interesses podem interferir na qualidade de nossa fé e na profundidade de nosso testemunho. Como os reformadores do passado, somos convidados a fincar nossas raízes na tradição bíblica e histórica enquanto lançamos novas folhas, frutos e galhos para a expansão do reino de Deus. Um cristão é alguém reformado, restaurado, feito novo em Cristo. Por isso, deve estar em constante transformação.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
Aquece a tua obra!
Em nossos dias, igualmente vemos nossa fé pessoal e também comunitária sofrer ameaças semelhantes. Nossos pecados, desejos, convicções e interesses podem interferir na qualidade de nossa fé e na profundidade de nosso testemunho. Como os reformadores do passado, somos convidados a fincar nossas raízes na tradição bíblica e histórica enquanto lançamos novas folhas, frutos e galhos para a expansão do reino de Deus. Um cristão é alguém reformado, restaurado, feito novo em Cristo. Por isso, deve estar em constante transformação.
quarta-feira, 14 de dezembro de 2011
Confiamos em Deus
terça-feira, 13 de dezembro de 2011
Busca
"Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus." Colossenses 3:1
O cristão está morto para o mundo e já deixou para trás todos os embaraços que no passado o impediam de conhecer a Deus e de ter íntima comunhão com o Criador. O milagre da ressurreição nos trouxe uma vida vitoriosa. É nesta nova vida, em Cristo, que encontramos força para vencer o pecado e a morte. Você pode experimentar está vida vitoriosa, desde que já tenha vivenciado a morte com Cristo e conseqüentemente a ressurreição com Ele. Somos convidados a buscar as coisas de cima e pensar nelas, pois as coisas deste mundo são passageiras, mas quando Jesus se manifestar na Sua glória viveremos eternamente com Ele.segunda-feira, 12 de dezembro de 2011
nova Vida
Assim é a minha vida, pensei. Na minha idade, tenho ainda anos produtivos à frente. No outono da minha existência, também eu poderei ter uma bela folhagem de boas obras. Finalmente, minhas dificuldades aumentarão gradualmente e virá o inverno.
Mas esse não será o fim da minha vida. Nem a morte acabará com ela. Tal como na primavera, quando as plantas brotam viçosas e novas e as árvores florescem, também eu viverei. Jesus disse que, porque Ele vive, eu viverei outra vez. A primavera virá, terei vida nova em Cristo.
Para quem crê nEle, o túmulo não é o fim. Ele nos garantiu que ganharemos a vida eterna. Há esperança! Não morreremos, mas viveremos, e todas as coisas serão renovadas.
sábado, 10 de dezembro de 2011
necessária força
Se Deus Se preocupa tanto a ponto de prover ao menor dos pássaros a energia para fazer uma viagem como essa, Ele também proverá a mim se eu Lhe pedir com confiança e fé. Isso me conforta. Em vez de me preocupar tanto, posso enfrentar cada dia sabendo que tenho um Salvador que cuida de mim em todas as circunstâncias da minha vida. Quando enfrentar adversidade, encontrarei força suficiente para superar tudo que cruze o meu caminho. Como Deus estima até a menor das aves, posso ter a certeza de que cuidará de mim e da minha família.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Passo a passo
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Cada novo dia
quarta-feira, 7 de dezembro de 2011
Mensageiro
terça-feira, 6 de dezembro de 2011
Olhando para o bem
sexta-feira, 2 de dezembro de 2011
Ferramenta espiritual
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
limpo, puro
quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Somente isto?
terça-feira, 29 de novembro de 2011
coração que perdoa
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Um Deus sempre presente
sábado, 26 de novembro de 2011
Em braços amorosos
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
A certeza de Deus
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Suporte no Amado
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Semeado, plantado e crescendo
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Boas-novas
segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Mais clareza
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Um coração que perdoa
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
O grande oleiro
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
O poder da palavra de Deus
À pergunta: 'O Senhor é real?', Deus responde procurando continuamente o questionador.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Qual será meu legad
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Tensão financeira
Há algumas semanas, notei uma mudança no comportamento de minha esposa. Ela sorri mais, conversa sobre os momentos felizes de seu dia, reage a mim com amor e cumpre suas rotinas com mais alegria e entusiasmo. Eu gostaria de creditar isso ao fato de eu ser um bom marido, mas sei que a mudança é o resultado de colocar os princípios de Deus em ação em nossa vida financeira. Mateus 6.24 diz que não podemos servir ao mesmo tempo a Deus e ao dinheiro. Mas podemos servir a Deus no modo como usamos nosso dinheiro. E, quando o fazemos, o clima em nossa casa muda para melhor.
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
Crise de meia-idade?
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
Um amigo
Mas, a todos quantos o receberam, [Cristo] deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus. - João 1.12
E ele respondeu: É claro.
Você olha para a cruz, pensa no que Jesus fez e se torna um amigo de Deus.
Fiquei admirado com seu entendimento espiritual em idade tão precoce. Embora os teólogos possam argumentar que muitos detalhes importantes foram omitidos, eu sabia, pela resposta de meu filho, que todos os elementos essenciais estavam em seu coração. Suas palavras mostraram uma riqueza de compreensão sobre o que significa ser um cristão. Meu filho articulou em uma curta frase o relacionamento que Cristo quer ter com cada um de nós.
Dentro de nós há, pessoalmente, um desejo de nos identificarmos com certo grupo de pessoas ou certa filosofia de vida, crendo sinceramente em seus valores. Os seres humanos querem se identificar com pessoas que partilham objetivos e crenças comuns. Queremos ser identificados como pessoas que acolheram a Cristo. E podemos sê-lo!
quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Rosto sorridente
Eu hoje tenho fé e vivo diariamente em comunhão com Deus. Há momentos em que me sinto oprimido, mas lembro-me do rosto sorridente daquele homem e peço ao Senhor que também me transforme em alguém que transmita, em seus encontros comuns, a alegria de conhecer Cristo.
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Como fui Restaurado
Às vezes, um objeto parece velho, usado e desgastado, mas possui uma beleza oculta. Com cuidado amoroso, ele pode ser restaurado e renovado. Nossas vidas são assim. Quando pedimos perdão e permitimos que Deus limpe as coisas velhas e danosas de nossos corações e mentes, podemos ser restaurados para a Sua glória, e o bem-estar do próximo é nossa alegria.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Alegria sem bênção
Habacuque escreveu sobre dificuldades muito maiores do que uma figueira sem frutos, mas sua mensagem nos lembra de que sempre podemos nos alegrar em Deus, nosso Salvador. Quando vejo uma árvore frutífera hoje, lembro-me de que posso me alegrar no Senhor, mesmo que a árvore não dê frutos. Minha alegria não depende das bênçãos em minha vida, mas do amor imutável de Deus.
sexta-feira, 21 de outubro de 2011
Ouvindo Deus
Quando canto com meu pai e minhas duas irmãs na igreja e em ocasiões especiais, sou o contralto*. Depois de ser o contralto por tantos anos, passei a ouvir naturalmente essa parte.
Em uma manhã de domingo, enquanto a congregação elevava sua voz a Deus, ocorreu-me que ouvir a Deus é algo semelhante a ouvir as notas altas. Algumas pessoas nunca as percebem. Algumas ouvem apenas a melodia, a superfície. Outras ouvem as notas de fundo, aquelas que dão profundidade e harmonia à música.
O estudo consistente da Bíblia e a busca de Deus acrescentam profundidade e harmonia à nossa vida. Quando procurarmos ouvir todas as notas e escutar o chamado de Deus para nossa vida, apreciaremos a plenitude da música e a profundidade do Seu amor.
quinta-feira, 20 de outubro de 2011
dois lados
A experiência de Deus conosco deve ser algo semelhante. Ele não vê apenas o exterior, que apresentamos ao mundo, mas também as partes sombrias de nossas vidas, todas as coisas que escondemos das outras pessoas. No entanto, permanece uma verdade maravilhosa. Mesmo nos enxergando inteiramente, Deus ainda nos ama e anseia por nós. Somos Seus filhos e filhas. Nossa companhia - exatamente do modo como somos - O deixa feliz.
E, ao permitirmos que Deus entre em todas as partes de nossa vida, os lugares sombrios podem ser limpos, de modo que não precisaremos escondê-los. Quando chegarmos ao ponto em que, pela orientação de Deus, nosso exterior e interior serão igualmente conhecidos e limpos, estaremos totalmente em paz.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
Siga aquele ...
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Sem força?
Comecei a pensar nas muitas pessoas ao redor do mundo que nunca têm energia elétrica. Esses milhões de pessoas parecem absolutamente capazes de se adaptar à escuridão. Pelo seu exemplo, demonstram que não são impotentes. Elas se adaptam às suas circunstâncias.
Naquele domingo, eu aprendi uma lição. Eu me tornei dependente demais da eletricidade, passei a tomá-la como certa. Mas, mesmo sem energia elétrica, os crentes não são impotentes. Nós podemos estar certos de que nosso Deus amoroso iluminará o caminho para nós. Como seguidores de Cristo, somos povo da luz (veja João 8.12).
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
instruções
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
Novo chamado
Como a Bíblia nos diz, Deus nos concede muitos dons para servirmos aos outros, 'mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente' (1 Coríntios 12.11). Descobri outras oportunidades de servir que não poderia ter assumido se tivesse continuado a lecionar.
Sei que minha resposta ao chamado de Deus é um compromisso para uma vida inteira de obediência, mas encontrei muitos chamados a servir dentro do chamado maior de Deus. Eles podem ser dados ou tirados a qualquer hora, conforme o Senhor determina. Sou grato por ter aprendido a lição de abandonar um papel e uma tarefa na hora em que isso tinha de acontecer, mas ainda me agarrando a um relacionamento interminável com Cristo, a dádiva suprema de Deus.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
Quantas evidências
Quando permito que Deus me conduza pela Bíblia, lembro-me de que Jesus Cristo é real e sinto Seu toque. O toque é elétrico, como na primeira vez em que um garoto de quem eu gostava segurou minha mão. É delicado, como a pressão da cabecinha de um recém-nascido contra o meu peito. É alegre, como na primeira vez em que um novo amigo colocou o braço à minha volta, porque soube que havíamos nos tornado suficientemente íntimos para nos cumprimentar dessa maneira. É consolador, como aquele abraço demorado de meu irmão após a morte de nossa mãe. Cristo é real.
quinta-feira, 6 de outubro de 2011
Coração de uma criança
A caminho do hotel, vi um jovem casal e seu filhinho vindo na minha direção. Eu pretendia levar adiante meu plano de guardar silêncio, mas, quando o garotinho de cabelos dourados me olhou diretamente nos olhos e - com um sorriso e em voz alta - disse: "Oi!", respondi instintivamente: "Olá!" Seus pais e eu também trocamos cumprimentos calorosos.
Pensei comigo mesma: Foi isso que Cristo quis dizer ao afirmar que, a menos que nos tornemos como crianças, não entraremos no reino dos céus. Os adultos freqüentemente têm corações cautos, calculados para evitar a frustração, a rejeição e a dor. As crianças, em sua inocência, reagem sem medo ou cautela. Elas não vêem raça, cor, religião, idade nem muitas das outras diferenças que podem nos separar. Essa é uma das muitas maneiras pelas quais Cristo nos chama a ser como crianças.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Ouvindo Deus
Quando canto com meu pai e minhas duas irmãs na igreja e em ocasiões especiais, sou o contralto*. Depois de ser o contralto por tantos anos, passei a ouvir naturalmente essa parte.
Em uma manhã de domingo, enquanto a congregação elevava sua voz a Deus, ocorreu-me que ouvir a Deus é algo semelhante a ouvir as notas altas. Algumas pessoas nunca as percebem. Algumas ouvem apenas a melodia, a superfície. Outras ouvem as notas de fundo, aquelas que dão profundidade e harmonia à música.
O estudo consistente da Bíblia e a busca de Deus acrescentam profundidade e harmonia à nossa vida. Quando procurarmos ouvir todas as notas e escutar o chamado de Deus para nossa vida, apreciaremos a plenitude da música e a profundidade do Seu amor.
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Deixe Jesus Ter a Ultima Palavra
Pegaram ramos de palmeiras e saíram ao seu encontro, gritando: “Hosana!” “Bendito é o que vem em nome do Senhor!” “Bendito é o Rei de Israel!” João 12:13
Quantas vozes será que eram das mesmas pessoas em ambos os grupos?
Mas eles gritaram: “Mata! Mata! Crucifica-o!” “Devo crucificar o rei de vocês?”, perguntou Pilatos. “Não temos rei, senão César”, responderam os chefes dos sacerdotes. João 19:15
Eu sei que esta mudança dramática de fidelidade parece impossível. Eu sei que gostaríamos de pensar que jamais faríamos isso – que em menos de uma semana, nossas palavras mudariam tão dramaticamente. No entanto, muitos de nós mostramos grande inconsistência nas nossas próprias palavras – dissemos algo horrível, profano, cruel, que feria, maldoso, vil, blasfemo, cheio de fofoca menos de uma semana após adorar a Deus em oração ou cântico! Não é de admiriar que o irmão de Jesus, Tiago, nos alertou sobre isto:
Com a língua bendizemos o Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. Da mesma boca procedem bênção e maldição. Meus irmãos, não pode ser assim! Acaso podem sair água doce e água amarga da mesma fonte? Meus irmãos, pode uma figueira produzir azeitonas ou uma videira, figos? Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce. Tiago 3:9-12
Eu sei que a mudança dramática de lealdade parece impossível e que gostaríamos de pensar que nenhum seguidor verdadeiro de Jesus faria isso. Mas, não foi exatamente isto que Pedro e os demais apóstolos fizeram em poucas horas naquela noite horrível quando Jesus foi traído?
Quando estavam comendo, reclinados à mesa, Jesus disse: “Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá, alguém que está comendo comigo”. Eles ficaram tristes e, um por um, lhe disseram: “Com certeza não sou eu!” Marcos 14:18-19
Pedro declarou: “Ainda que todos te abandonem, eu não te abandonarei!” Respondeu Jesus: “Asseguro-lhe que ainda hoje, esta noite, antes que duas vezes cante o galo, três vezes você me negará”. Mas Pedro insistia ainda mais: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros disseram o mesmo. Marcos 14:29-31
Então todos o abandonaram e fugiram. Marcos 14:50
Dirigindo-se imediatamente a Jesus, Judas disse: “Mestre!”, e o beijou. Os homens agarraram Jesus e o prenderam. Marcos 14:45-46
De novo ele negou. Pouco tempo depois, os que estavam sentados ali perto disseram a Pedro: “Certamente você é um deles. Você é galileu!” Ele começou a se amaldiçoar e a jurar: “Não conheço o homem de quem vocês estão falando!” E logo o galo cantou pela segunda vezi. Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe tinha dito: “Antes que duas vezesj cante o galo, você me negará três vezes”. E se pôs a chorar. Marcos 14:70-72
Eu sei que a mudança dramática de fidelidade parece impossível e que gostaríamos de pensar que conosco sería diferente. Entretanto, muitos de nós temos sido capturados pela mentalidade da multidão – ou temos amigos que passaram por isso – e que já fizemos ou dizemos coisas que jamais pretendíamos fazer, porque perdemos nosso senso pessoal de vontade. Paulo alertou novos convertidos em relação a isto: Não se deixem enganar: “As más companhias corrompem os bons costumes”. 1 Coríntios 15:33
É por isso que devemos honrar as palavras finais de Jesus nessa situação horrível, e não as palavras volúveis de outros. Devemos valorizar as palavras de Jesus que redimem e curam em resposta a palavras de maldade, deslealdade, crueldade e ódio:
Palavras de perdão e graça:
“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo” Lucas 23:34
Palavras de salvação e misericórdia:
“Eu lhe garanto: Hoje você estará comigo no paraíso”. Lucas 23:43
Palavras de compaixão e amor:
Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: “Aí está o seu filho”, e ao discípulo: “Aí está a sua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família. João 19:26-27
Palavras de emoção profunda:
“Eloí, Eloí, lamá sabactâni?”, que significa “Meu Deus! Meu Deus! Por que me abandonaste? (Marcos 15:34; Salmos 22:1-31)
Palavras de necessidade humana:
“Tenho sede”. João 19:28
Palavras de triunfo e conclusão:
“Está consumado!” João 19:30
Palavras de reunião e esperança:
“Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Lucas 23:46
Muitos anos antes de Jesus vir aqui, o profeta Jeremias alertou o povo de Deus em relação à volubilidade do coração humano:
O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável.Quem é capaz de compreendê-lo? Jeremias 17:9
Facilmente nós podemos cair da nossa posição segura de força e nossa coragem pode derreter como a parafina de uma vela sendo queimada pelo fogo. Então, quando lembrarmos da crueldade daqueles que odiaram Jesus, da inconstância das multidões, e da deslealdade dos seguidores mais próximos a Jesus, lembremos também de duas verdades:
* Mais cedo ou mais tarde, em algum ponto, podemos também tropeçar e cair, nos envergonhando e desapontando nosso Senhor. Satanás tentará usar isto para nos destruir, mas Aquele que está em nós é maior do que aquele que quer nos desviar (1 João 4:3)
* Jesus tem as últimas palavras para nós, e Suas palavras são palavras de perdão, graça, salvação, misericórdia, cuidado, amor, confiança, desejo do bem, fidelidade, triunfo, conclusão, reunião e esperança.
Nas trevas dos nosso piores dias, lembremo-nos do pior dia de Jesus e tenhamos confiança de que a ressurreição está vindo ???…A melhor promessa e a maior esperança de Suas apalvras na cruz tornam-se nossa certeza dos dias melhores e muito mais gloriosos de ressurreição que estão à frente de todos os que confiam no Messias ressurreto, nosso Senhor Jesus Cristo.
sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Tenha fé
“fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé”
(Hebreus 12:2).
Um viajante, vadeando a cavalo em certo rio, teve um momento de vertigem e quase caiu da sela. Um caçador, companheiro, que cavalgava a seu lado, tocou seu queixo, levantou-o e e disse: “Olhe para o alto!” Ao começar a olhar para cima, ele recuperou seu equilíbrio. Ele estava olhando para as águas turbulentas que colocavam em perigo a sua vida, e, ao olhar para o alto, salvou-a.
Eu lembro de um antigo hino, que dizia: “Olha pra cima, tem fé em Jesus. Não desanimes, carregue a sua cruz. Jesus que era santo, Sua cruz carregou; foi até o fim, não desanimou”.
Muitas vezes nos sentimos fracos, desanimados, prestes a desmaiar espiritualmente. As águas revoltosas de nossas fraquezas e frustrações nos fazem perder o equilíbrio e a sensação que temos é de que, a qualquer momento, iremos cair.
Mas é exatamente neste momento que precisamos ser fortes e, principalmente, olhar para cima. Do alto vem o nosso equilíbrio. Do alto vem o nosso fortalecimento espiritual.
Do alto vem as soluções para todos os nossos problemas. Do alto vem o sorriso e o afago de nosso melhor Amigo, o Senhor e Salvador Jesus Cristo. Ele nos estimula a seguir em frente, a ter fé e buscar vitórias, a viver plena e abundantemente.
Quando caminhamos de cabeça baixa, deixando que as adversidades nos desestimulem, desestabilizamo-nos emocionalmente, despedimos a esperança, sufocamos a fé.
Perdemos a visão dos Céus e contentamo-nos com o chão que se abre debaixo de nossos pés.
Levante seus olhos para cima! Você vencerá!